Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Jovem Aprendiz: tudo sobre a profissão

Aquele que dá os primeiros passos no mercado de trabalho

Jovens podem ser inseridos no mundo do trabalho e conseguir experiência desde cedo; preparação envolve atividades na empresa e aulas teóricas e práticas

jovem aprendiz

Sobre a profissão

O jovem aprendiz é um profissional recém-inserido no mercado de trabalho, geralmente de pouca idade - entre 14 e 24 anos - e que está em treinamento em uma corporação. O recrutamento do jovem aprendiz é obrigatório no Brasil para empresas de médio e grande porte, amparado pela Lei do Aprendiz, aprovada no ano 2000 e regulamentada em 2005.

O programa consiste na inserção do jovem no mercado de trabalho, sem que isso prejudique seus estudos, sua formação e seu desenvolvimento como pessoa. O jovem aprendiz terá suas funções definidas de acordo com a vaga para a qual se candidatou, variando de empresa para empresa e de setor para setor, mas sempre em âmbito de aprendizado.

O jovem aprendiz costuma realizar tarefas mais administrativas e que contribuam para seu crescimento profissional. Ele tem a oportunidade de iniciar sua jornada no mercado e conquistar o primeiro emprego.

O jovem aprendiz pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado. O mais comum é que o jovem aprendiz desenvolva funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.

Jovem Aprendiz

Como se tornar um Jovem Aprendiz?

Para ser um jovem aprendiz, o adolescente deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou Fundamental em escola da rede pública, e então se candidatar a uma vaga em empresa pública ou privada. Geralmente, as empresas selecionam jovens de 14 a 18 anos, mas algumas aceitam candidatos de até 24 anos. Para jovens com deficiência, não há limite de idade. Além das atividades presenciais sob supervisão, o jovem aprendiz deve frequentar as aulas para seu desenvolvimento teórico em alguma instituição sem fins lucrativos. O programa tem duração de até dois anos.

Mais profissões da área de Outras

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.