Envie mensagem ou ligue
Informações

Jovem Aprendiz

A contratação do jovem aprendiz é obrigatória para médias e grandes empresas do setor público e privado

O que faz um jovem aprendiz

O jovem aprendiz é um profissional recém-inserido no mercado de trabalho, geralmente de pouca idade - entre 14 e 24 anos - e que está em treinamento em uma corporação. O recrutamento do jovem aprendiz é obrigatório no Brasil para empresas de médio e grande porte, amparado pela Lei do Aprendiz, aprovada no ano 2000 e regulamentada em 2005.

O programa consiste na inserção do jovem no mercado de trabalho, sem que isso prejudique seus estudos, sua formação e seu desenvolvimento como pessoa. O jovem aprendiz terá suas funções definidas de acordo com a vaga para a qual se candidatou, variando de empresa para empresa e de setor para setor, mas sempre em âmbito de aprendizado.

Como se tornar um jovem aprendiz

Para ser um jovem aprendiz, o adolescente deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou Fundamental em escola da rede pública, e então se candidatar a uma vaga em empresa pública ou privada. Geralmente, as empresas selecionam jovens de 14 a 18 anos, mas algumas aceitam candidatos de até 24 anos. Para jovens com deficiência, não há limite de idade. Além das atividades presenciais sob supervisão, o jovem aprendiz deve frequentar as aulas para seu desenvolvimento teórico em alguma instituição sem fins lucrativos. O programa tem duração de até dois anos.

Áreas de atuação

O jovem aprendiz pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado. O mais comum é que o jovem aprendiz desenvolva funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.