O auxiliar de limpeza é o profissional responsável pela higienização e organização de ambientes internos e externos, com o objetivo de assegurar um espaço limpo e seguro. Suas tarefas incluem varrer, lavar, desinfetar superfícies e remover resíduos, além de repor materiais de higiene, como sabonetes e papéis.
As atividades do auxiliar de limpeza podem ser desenvolvidas em diferentes tipos de ambientes, como escritórios, hospitais, escolas e indústrias, onde faz a faxina e organiza produtos. Por lidarem diretamente com a limpeza e manutenção dos espaços, eles promovem a saúde e bem-estar das pessoas que frequentam os ambientes.
+ Encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto na Quero Bolsa
Em seu dia a dia, o auxiliar de limpeza abre seu expediente verificando as necessidades de cada área e identificando pontos que precisam de atenção imediata. Ele utiliza equipamentos e produtos de limpeza de acordo com o tipo de superfície e o nível de desinfecção exigido.
Ao longo do trabalho, o auxiliar pode repor materiais, como papel toalha, sabonetes e outros itens de higiene nos banheiros. Além disso, ele é responsável por manusear produtos químicos de maneira segura, seguindo as instruções de uso e armazenamento para evitar acidentes.
O auxiliar de limpeza também atua em conjunto com outros setores, como o administrativo ou o de manutenção, especialmente quando é preciso realizar limpezas mais profundas em horários específicos ou em locais com máquinas e equipamentos.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o auxiliar de limpeza é responsável por:
O auxiliar de limpeza pode atuar em todos os ambientes que demandam processos de limpeza e organização. Isso inclui empresas, escritórios, hospitais, clínicas, laboratórios e escolas, onde zela pela limpeza de salas, banheiros e áreas comuns.
Indústrias e fábricas também demandam os serviços dos profissionais, englobando o cuidado com o descarte correto de resíduos e a manutenção de um ambiente seguro.
Outras opções incluem shoppings, restaurantes, hotéis, centros comerciais, academias e até mesmo espaços públicos como parques e estações de transporte.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um auxiliar de limpeza, é preciso dispor de habilidades básicas de organização e atenção aos detalhes. Não há exigência formal de educação, embora muitos empregadores valorizam a experiência prévia na área, especialmente em ambientes como escritórios, hospitais e indústrias.
Treinamentos específicos sobre uso de produtos de limpeza, manuseio de equipamentos como aspiradores industriais e aplicação de técnicas de limpeza eficiente são comuns e podem ser oferecidos pela própria empresa contratante.
Para conseguir uma vaga como auxiliar de limpeza, você pode procurar oportunidades em empresas de limpeza terceirizadas, instituições de saúde, escolas, hotéis, entre outros estabelecimentos que demandam esse tipo de serviço.
Muitas vezes, as vagas são anunciadas em plataformas de emprego on-line, sites de empresas ou em agências de recrutamento.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.