Envie mensagem ou ligue
Informações

Auxiliar de limpeza

Dedicação, organização e boa disposição física são qualidades necessárias para ser auxiliar de limpeza

O que faz um auxiliar de limpeza

O auxiliar de limpeza é o profissional voltado para a higienização e a conservação de ambientes comerciais e organizacionais.

Ele realiza a varrição do chão e de carpetes, lavagem de vidraças, remoção de lixo, limpeza de banheiros, salas, quintal e áreas de convivência. Mantém móveis e objetos limpos e repõem os materiais de limpeza. 

Todas as funções relacionadas à higiene do ambiente de trabalho estão atreladas ao auxiliar de limpeza.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1136,93
salário médio de um auxiliar de limpeza
R$ 1239,96
estado com maior salário - São Paulo
3054
contratações no último ano (2018)
2507
demissões no último ano
547
saldo de vagas criadas

Como se tornar um auxiliar de limpeza

O cargo de auxiliar de limpeza, normalmente, tem apenas como pré-requisito o Ensino Fundamental, mesmo que incompleto. Entretanto, é interessante que o profissional complete sua formação para que tenha maior ciência de seus direitos e acesso a oportunidades melhores de remuneração na área.

Para ser contratado como auxiliar de limpeza, principalmente se for um profissional sem experiência, é necessário demonstrar senso de organização, vontade e disposição física para o serviço. Um auxiliar de limpeza dedicado e atento aos pedidos do contratante conta com mais chances de manter seu emprego e conseguir indicações para outros trabalhos. Paciência e iniciativa diante das adversidades que surgem no cotidiano também são características que podem abrir portas para esse profissional.

Os auxiliares de limpeza que atuam nos órgãos públicos podem ser contratados por meio de frentes de emprego temporário, processos seletivos, concursos ou via empresas terceirizadas da área de limpeza.

Áreas de atuação

O auxiliar de limpeza está presente em praticamente todos os ambientes com atendimento ao público e de convivência de pessoas. Eles são requisitados em escolas, igrejas, hospitais, universidades, lojas, escritórios, indústrias, repartições públicas, parques, restaurantes, centros culturais e quaisquer outros locais que necessitem de uma rotina de limpeza padronizada.

Nos ambientes com grande circulação de pessoas, é comum contratar um auxiliar de limpeza para atuar diariamente. Nos demais locais, as escalas podem ser semanais, quinzenais e mensais, conforme a necessidade. Isso pode fazer com que o auxiliar de limpeza precise trabalhar em mais de um local para obter uma renda satisfatória.