Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Despachante: tudo sobre a profissão

Aquele que conhece e agiliza processos burocráticos. Brasil conta com profissionais voltados para diferentes áreas e que apresentam salários médios com grande variação conforme o estado
despachante

Sobre a profissão

O despachante é o profissional que intermedia processos burocráticos junto a órgãos públicos e privados. Ele auxilia na regularização de documentos, como transferências de veículos, obtenção de licenças, registros e pagamentos de taxas, simplificando procedimentos para pessoas físicas e jurídicas.


Em sua rotina, o profissional atua como um elo entre o cliente e os órgãos competentes, garantindo que os procedimentos sejam realizados em conformidade com a legislação vigente. Entre as principais atividades desempenhadas, estão a emissão de licenças, a transferência de propriedade de veículos, o pagamento de tributos e a obtenção de certidões em cartórios.


No setor automotivo, por exemplo, o profissional auxilia na regularização de documentos, como IPVA, seguro obrigatório, licenciamento anual e CNH. Já no setor empresarial, pode atuar no registro de empresas, obtenção de alvarás e atualizações cadastrais.


Por se tratar de uma carreira versátil, o profissional encontra espaço para atender pessoas físicas e jurídicas, sanando a demanda de quem busca cumprir exigências legais sem se perder em processos burocráticos.

Para que serve um despachante? 

O despachante contribui para que demandas burocráticas e regulatórias de clientes sejam concluídas, como registros, licenças e documentação. Eles simplificam processos, como obtenção de documentos de veículos, vistos ou registros comerciais, economizando tempo e esforço para seus atendidos.


Em suma, seu papel é agilizar procedimentos, garantindo que todas as exigências legais sejam cumpridas.


+ Encontre bolsas de estudo para o curso de Administração

Quais são os tipos de despachante?

O despachante pode acumular experiência em áreas específicas, adaptando seus serviços às demandas legais de cada segmento. As oportunidades incluem:


  • Despachante de trânsito: Especializado em regularização de veículos, ele realiza serviços como transferência de propriedade, licenciamento anual, emissão de segunda via de documentos e pagamento de tributos relacionados ao trânsito.
  • Despachante imobiliário: Atua na intermediação de processos de compra, venda e regularização de imóveis. É responsável por obtenção de certidões, registro em cartório e verificação de pendências documentais.
  • Despachante empresarial: Foca na resolução de processos para empresas e auxilia na obtenção de alvarás, registro de contratos, abertura ou encerramento de CNPJs e regularização fiscal.
  • Despachante aduaneiro: Realiza a intermediação de processos alfandegários, incluindo desembaraço de mercadorias e pagamento de impostos.
  • Despachante documentalista: Atua na emissão e regularização de documentos pessoais, como passaportes, certidões de nascimento, casamento ou óbito, além de outras pendências burocráticas em órgãos públicos.

O despachante atua para facilitar e agilizar processos administrativos e legais. Com base na necessidade apresentada pelo cliente, o profissional traça estratégias, orienta e aconselha sobre os documentos e procedimentos necessários para atender às exigências legais específicas de cada situação.


O trabalho tem início com a coleta de informações e a organização da papelada dos clientes estabelecida pelos órgãos atribuídos. Em seguida, o profissional intermedeia processos burocráticos e trâmites legais, preenchendo formulários e seguindo as orientações específicas de cada órgão ou instituição.


Ele encaminha os documentos aos respectivos setores, acompanha o andamento dos processos e verifica se há alguma pendência a ser resolvida. Durante todo o processo, o despachante mantém contato direto com os órgãos envolvidos, seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou sistema online.


Além disso, o despachante também atua como intermediário entre o cliente e outros profissionais, como advogados, cartórios, seguradoras e empresas de transporte. Ele se certifica de que todas as partes estejam devidamente informadas e trabalhando em conjunto para resolver a questão.


Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O despachante atua em escritórios próprios, onde presta serviços de regularização de veículos, obtenção de licenças e emissão de certidões. Cada espaço pode oferecer serviços especializados, como na área de trânsito, imóveis ou empresas, dependendo da expertise do despachante.


O profissional também encontra oportunidades em empresas de consultoria e assessoria documental, que atendem clientes corporativos na regularização de alvarás, registros e documentos empresariais. Além disso, são contratados por autoescolas e concessionárias de veículos, auxiliando na emissão de documentos para transferências de propriedade, regularização de veículos novos e usados, além do pagamento de tributos como IPVA e licenciamento anual.

Por que ser um Despachante?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Despachante?

    Apesar de não ser obrigatório, os cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia são os mais comuns para quem deseja trabalhar como despachante. Os programas oferecem a base para a compreensão das leis e regulamentos contratuais. 

    Para quem deseja se tornar um despachante aduaneiro, é preciso exercer a função de ajudante por pelo menos dois anos e realizar uma prova no final desse período. Também deve estar inscrito no Registro de Despachantes Aduaneiros ou no Registro de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros.

    Se a intenção é se tornar um despachante documentalista, o profissional deve concluir a formação de nível médio e se credenciar em órgãos estaduais onde haja legislação para o exercício dessa função.

    Quem deseja ser despachante de veículos também pode se inscrever no concurso do Detran e fazer os cursos oferecidos. Outra opção é filiar-se ao Sindicato dos Despachantes de Trânsito para obter apoio com os trâmites do negócio.

    Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Administração em sua região.

    O que precisa para ser despachante?

    Para se tornar um despachante, é recomendado que o profissional cumpra com os seguintes requisitos:

    • Apresentar um perfil organizado, responsável e prático;
    • Ter ensino médio completo;
    • Ter ensino superior em Administração, Direito ou Ciências Contábeis (diferencial);
    • Conhecimento de idiomas estrangeiros (diferencial).

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.