O despachante é o profissional que intermedia processos burocráticos junto a órgãos públicos e privados. Ele auxilia na regularização de documentos, como transferências de veículos, obtenção de licenças, registros e pagamentos de taxas, simplificando procedimentos para pessoas físicas e jurídicas.
Em sua rotina, o profissional atua como um elo entre o cliente e os órgãos competentes, garantindo que os procedimentos sejam realizados em conformidade com a legislação vigente. Entre as principais atividades desempenhadas, estão a emissão de licenças, a transferência de propriedade de veículos, o pagamento de tributos e a obtenção de certidões em cartórios.
No setor automotivo, por exemplo, o profissional auxilia na regularização de documentos, como IPVA, seguro obrigatório, licenciamento anual e CNH. Já no setor empresarial, pode atuar no registro de empresas, obtenção de alvarás e atualizações cadastrais.
Por se tratar de uma carreira versátil, o profissional encontra espaço para atender pessoas físicas e jurídicas, sanando a demanda de quem busca cumprir exigências legais sem se perder em processos burocráticos.
O despachante contribui para que demandas burocráticas e regulatórias de clientes sejam concluídas, como registros, licenças e documentação. Eles simplificam processos, como obtenção de documentos de veículos, vistos ou registros comerciais, economizando tempo e esforço para seus atendidos.
Em suma, seu papel é agilizar procedimentos, garantindo que todas as exigências legais sejam cumpridas.
+ Encontre bolsas de estudo para o curso de Administração
O despachante pode acumular experiência em áreas específicas, adaptando seus serviços às demandas legais de cada segmento. As oportunidades incluem:
O despachante atua para facilitar e agilizar processos administrativos e legais. Com base na necessidade apresentada pelo cliente, o profissional traça estratégias, orienta e aconselha sobre os documentos e procedimentos necessários para atender às exigências legais específicas de cada situação.
O trabalho tem início com a coleta de informações e a organização da papelada dos clientes estabelecida pelos órgãos atribuídos. Em seguida, o profissional intermedeia processos burocráticos e trâmites legais, preenchendo formulários e seguindo as orientações específicas de cada órgão ou instituição.
Ele encaminha os documentos aos respectivos setores, acompanha o andamento dos processos e verifica se há alguma pendência a ser resolvida. Durante todo o processo, o despachante mantém contato direto com os órgãos envolvidos, seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou sistema online.
Além disso, o despachante também atua como intermediário entre o cliente e outros profissionais, como advogados, cartórios, seguradoras e empresas de transporte. Ele se certifica de que todas as partes estejam devidamente informadas e trabalhando em conjunto para resolver a questão.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O despachante atua em escritórios próprios, onde presta serviços de regularização de veículos, obtenção de licenças e emissão de certidões. Cada espaço pode oferecer serviços especializados, como na área de trânsito, imóveis ou empresas, dependendo da expertise do despachante.
O profissional também encontra oportunidades em empresas de consultoria e assessoria documental, que atendem clientes corporativos na regularização de alvarás, registros e documentos empresariais. Além disso, são contratados por autoescolas e concessionárias de veículos, auxiliando na emissão de documentos para transferências de propriedade, regularização de veículos novos e usados, além do pagamento de tributos como IPVA e licenciamento anual.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Apesar de não ser obrigatório, os cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia são os mais comuns para quem deseja trabalhar como despachante. Os programas oferecem a base para a compreensão das leis e regulamentos contratuais.
Para quem deseja se tornar um despachante aduaneiro, é preciso exercer a função de ajudante por pelo menos dois anos e realizar uma prova no final desse período. Também deve estar inscrito no Registro de Despachantes Aduaneiros ou no Registro de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros.
Se a intenção é se tornar um despachante documentalista, o profissional deve concluir a formação de nível médio e se credenciar em órgãos estaduais onde haja legislação para o exercício dessa função.
Quem deseja ser despachante de veículos também pode se inscrever no concurso do Detran e fazer os cursos oferecidos. Outra opção é filiar-se ao Sindicato dos Despachantes de Trânsito para obter apoio com os trâmites do negócio.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Administração em sua região.
Para se tornar um despachante, é recomendado que o profissional cumpra com os seguintes requisitos:
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.