O marinheiro pode trabalhar no setor civil ou militar. Ambos possuem diferentes e variadas atividades e funções. Como militar, o marinheiro pode atuar no departamento de operações, que envolve serviços de navegação, comunicação, submarinos e de voos; no departamento de logística, que inclui os serviços de abastecimento e saúde; no departamento de armas e eletrônica; no departamento de propulsão e energia; e também como fuzileiro naval, mergulhador, aviador, agente de autoridade marítima e outros.
Já no âmbito civil, ou na marinha mercante, o marinheiro atua em embarcações tanto de transporte de mercadorias e pessoas quanto de serviços marítimos e pesqueiros. O marinheiro pode trabalhar em embarcações de pequeno porte ou em grandes navios, como os cruzeiros. Os profissionais marinheiros também são chamados de tripulação de uma embarcação e podem exercer as mais variadas funções. Nos grandes navios de passageiros, como os cruzeiros, além da tripulação certificada, há marinheiros que atuam com serviços turísticos, de entretenimento, de hotelaria, de segurança, de alimentação, de saúde etc.
Quanto ganha o marinheiro?
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o disponibilizados no site Salário.com, a remuneração do marinheiro é de, em média, R$ 2.157,71.