O cabeleireiro é o profissional que corta, raspa, tinge, descolore, hidrata e faz diversos tratamentos nos cabelos de homens e mulheres de todas as idades.
O trabalho do cabeleireiro pode ser executado por questões estéticas ou visando à saúde capilar do cliente. Um cabeleireiro pode ser especializado em atender somente homens (sendo também chamado de barbeiro) ou mulheres, ou ainda ter mais conhecimento em um tipo de cabelo, como os cacheados, por exemplo.
Na execução de seu trabalho, o cabeleireiro usa ferramentas como tesouras, navalhas, máquinas, pentes e pincéis. Ele também conhece e utiliza produtos químicos que são utilizados para tratamentos, limpeza e coloração dos fios.
O dia a dia de trabalho de um cabeleireiro envolve não apenas o corte, mas também o cuidado com os cabelos de uma forma geral. A atuação na área exige constante atualização, já que o mercado da beleza apresenta muita evolução, e as especializações podem funcionar como uma maneira de se destacar profissionalmente.
Dentre as possibilidades de trabalho para o cabeleireiro, atuar com a gerência e atuação do seu próprio salão é uma ação frequentemente lembrada pelas pessoas. O profissional apresenta amplo conhecimento sobre a sua área de atuação e recomenda-se que o cabeleireiro adquira ciência de outros tópicos como, por exemplo, gestão de finanças, empreendedorismo e a continuidade do aprimoramento de tópicos ligados à beleza e estética.
Mas essa não é a única opção, afinal, o cabeleireiro está apto ao trabalho especializado em cortes, tinturas para cabelos e a realização de penteados. Além disso, o profissional tem possibilidade de trabalhar como autônomo, assim como de atuar em salões de beleza de outras pessoas.
O local de maior atuação do cabeleireiro é nos salões de beleza e barbearias. Neles, o profissional é contratado ou dono do negócio. Em alguns lugares, é normal receber um salário fixo e adicionais pela sua produtividade.
O cabeleireiro também está presente em teatros, emissoras de televisão e produtoras de mídia, pois nessas empresas o cuidado estético de profissionais que falam e se apresentam ao público é constante.
Um nicho de atuação também pode ser encontrado ao atender especialmente aos cortes específicos, como os do público feminino, masculino ou de crianças. Ter conhecimento no cuidado de barbas, cabelos afro, hidratação de cabelos alisados e descolorações pode ajudar a ampliar os campos de trabalho.
Para poder crescer em sua carreira e conquistar estabilidade, o cabeleireiro constrói uma rede de clientes que têm confiança em seus serviços e se tornam fiéis ao seu serviço, retornando sazonalmente para novos cortes, retoques ou novas aplicações de produtos e tratamentos.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de Cabeleireiro é de R$2.369,00 no Brasil. Além disso, e de acordo com os dados do Caged, no ano de 2021, o estado de Santa Catarina apresenta o maior salário médio estadual: R$ 1.482,14.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Os cursos de capacitação para se tornar cabeleireiro possuem como requisito básico o Ensino Fundamental incompleto. Nas aulas, o estudante irá conhecer técnicas utilizadas no cotidiano da profissão e terá a oportunidade de treinar, normalmente com voluntários.
O bom cabeleireiro tem entre suas habilidades:
A área de estética conta com uma grande concorrência, portanto, é preciso estar sempre atualizado nas tendências da moda, e não deixar de lado o conhecimento básico para realizar os pedidos mais clássicos dos clientes.
Para quem deseja ser dono do próprio salão, é interessante buscar cursos de capacitação em empreendedorismo, marketing e administração de empresas. Se você gostaria de se especializar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Empreendedorismo, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.