Informações

Cabeleireiro

Para se dar bem como cabeleireiro é preciso estar atento às tendências e ter destreza manual

O que faz um cabeleireiro

O cabeleireiro é o profissional que corta, raspa, tinge, descolore, hidrata e faz diversos tratamentos nos cabelos de homens e mulheres de todas as idades.

O trabalho do cabeleireiro pode ser executado por questões estéticas ou visando à saúde capilar do cliente. Um cabeleireiro pode ser especializado em atender somente homens (sendo também chamado de barbeiro) ou mulheres, ou ainda ter mais conhecimento em um tipo de cabelo, como os cacheados, por exemplo.

Na execução de seu trabalho, o cabeleireiro usa ferramentas como tesouras, navalhas, máquinas, pentes e pincéis. Ele também conhece e utiliza produtos químicos que são utilizados para tratamentos, limpeza e coloração dos fios.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1297,95
salário médio de um cabeleireiro
R$ 2005,00
estado com maior salário - Mato Grosso do Sul
199
contratações no último ano (2018)
197
demissões no último ano
2
saldo de vagas criadas

Como se tornar um cabeleireiro

Os cursos de capacitação para se tornar cabeleireiro possuem como requisito básico o Ensino Fundamental incompleto. Nas aulas, o estudante irá conhecer técnicas utilizadas no cotidiano da profissão e terá a oportunidade de treinar, normalmente com voluntários.

O bom cabeleireiro tem entre suas habilidades a destreza manual, senso estético, boa comunicação e atenção plena com seu trabalho.

A área de estética conta com uma grande concorrência, portanto, é preciso estar sempre atualizado nas tendências da moda, e não deixar de lado o conhecimento básico para realizar os pedidos mais clássicos dos clientes. 

Para quem deseja ser dono do próprio salão, é interessante buscar cursos de capacitação em empreendedorismo, marketing e administração de empresas.

Áreas de atuação

O local de maior atuação do cabeleireiro é nos salões de beleza e barbearias. Neles, o profissional é contratado ou dono do negócio. Em alguns lugares, é normal receber um salário fixo e adicionais pela sua produtividade.

O cabeleireiro também está presente em teatros, emissoras de televisão e produtoras de mídia, pois nessas empresas o cuidado estético de profissionais que falam e se apresentam ao público é constante.

Um nicho de atuação também pode ser encontrado ao atender especialmente aos cortes específicos, como os do público feminino, masculino ou de crianças. Ter conhecimento no cuidado de barbas, cabelos afro, hidratação de cabelos alisados e descolorações pode ajudar a ampliar os campos de trabalho.

Para poder crescer em sua carreira e conquistar estabilidade, o cabeleireiro constrói uma rede de clientes que têm confiança em seus serviços e se tornam fiéis ao seu serviço, retornando sazonalmente para novos cortes, retoques ou novas aplicações de produtos e tratamentos.