O carteiro é o profissional responsável por distribuir correspondências e encomendas enviadas aos domicílios e às empresas. Esse trabalho pode ser realizado a pé ou em um veículo.
Ele tem a responsabilidade de organizar logisticamente suas entregas por setor de forma organizada, rápida e segura. O carteiro pode deixar uma correspondência em uma caixa específica ou necessitar do recebimento e assinatura do destinatário para a entrega em mãos do responsável, prestando contas por esse serviço.
Dentre suas obrigações também está a triagem e a devolução de correspondências com endereço errado ou destinatário inexistente ou falecido.
A profissão é uma das mais tradicionais existentes.
O carteiro é um profissional conhecido por saber bastante a localização dos bairros de uma cidade e por ter um dia de trabalho tomado por entregas tanto em casas quanto em empresas. Atualmente, o Brasil possui mais de 55 mil carteiros atuando na empresa dos Correios, com os desafios trazidos pela modernidade e pelo comércio eletrônico.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O carteiro é contratado por empresas de logística e entrega de correspondência. A principal empresa no setor no Brasil são os Correios.
Por ter uma atuação nacional (está presente em todos os municípios brasileiros), a entrega de correspondência como cartas e contas é feita praticamente sozinha pelos Correios.
As empresas particulares, em sua maioria, realizam o transporte de outros objetos, como livros, eletrodomésticos e bens de valor. Nesses locais, o profissional semelhante ao carteiro é chamado de entregador ou courrier.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O ingresso na profissão de carteiro nos Correios é feito por meio de seleção ou concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Normalmente, é exigido apenas que o candidato ao cargo de carteiro tenha o Ensino Fundamental completo, além das obrigações legais para ocupar um cargo público, como estar em dia com a Justiça Eleitoral. Ao ser aprovado, ele passa também por um curso de formação dos Correios.
Nas empresas particulares de entrega, é comum que seja exigido o Ensino Médio completo, sendo um diferencial importante o candidato possuir carteira de habilitação para motos e carros.
Muitos carteiros fazem as entregas a pé. Outros realizam seu trabalho de bicicleta. As duas atividades exigem grande disposição física, pois são percorridas longas distâncias durante o dia, sob as mais diferentes condições climáticas.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Logística, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.