Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Carteiro: tudo sobre a profissão

Aquele que entrega correspondências e encomendas em casas e empresas

Brasil conta com mais de 55 mil carteiros na empresa dos Correios; vendas a distância impulsionam o volume de trabalho desses profissionais

carteiro

Sobre a profissão

O carteiro é o profissional responsável por distribuir correspondências e encomendas enviadas aos domicílios e às empresas. Esse trabalho pode ser realizado a pé ou em um veículo.

Ele tem a responsabilidade de organizar logisticamente suas entregas por setor de forma organizada, rápida e segura. O carteiro pode deixar uma correspondência em uma caixa específica ou necessitar do recebimento e assinatura do destinatário para a entrega em mãos do responsável, prestando contas por esse serviço.

Dentre suas obrigações também está a triagem e a devolução de correspondências com endereço errado ou destinatário inexistente ou falecido. 

A profissão é uma das mais tradicionais existentes.

O carteiro é um profissional conhecido por saber bastante a localização dos bairros de uma cidade e por ter um dia de trabalho tomado por entregas tanto em casas quanto em empresas. Atualmente, o Brasil possui mais de 55 mil carteiros atuando na empresa dos Correios, com os desafios trazidos pela modernidade e pelo comércio eletrônico.

O carteiro é contratado por empresas de logística e entrega de correspondência. A principal empresa no setor no Brasil são os Correios.

Por ter uma atuação nacional (está presente em todos os municípios brasileiros), a entrega de correspondência como cartas e contas é feita praticamente sozinha pelos Correios.

As empresas particulares, em sua maioria, realizam o transporte de outros objetos, como livros, eletrodomésticos e bens de valor. Nesses locais, o profissional semelhante ao carteiro é chamado de entregador ou courrier.

Por que ser um Carteiro?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Carteiro

    Como se tornar um Carteiro?

    O ingresso na profissão de carteiro nos Correios é feito por meio de seleção ou concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

    Normalmente, é exigido apenas que o candidato ao cargo de carteiro tenha o Ensino Fundamental completo, além das obrigações legais para ocupar um cargo público, como estar em dia com a Justiça Eleitoral. Ao ser aprovado, ele passa também por um curso de formação dos Correios.

    Nas empresas particulares de entrega, é comum que seja exigido o Ensino Médio completo, sendo um diferencial importante o candidato possuir carteira de habilitação para motos e carros.

    Muitos carteiros fazem as entregas a pé. Outros realizam seu trabalho de bicicleta. As duas atividades exigem grande disposição física, pois são percorridas longas distâncias durante o dia, sob as mais diferentes condições climáticas.

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.