Envie mensagem ou ligue
Informações

Carteiro

Quem quer ser carteiro precisa ter disposição física e ser organizado

O que faz um carteiro

O carteiro é o profissional responsável por distribuir correspondências e encomendas enviadas aos domicílios e às empresas. Esse trabalho pode ser realizado a pé ou em um veículo.

Ele tem a responsabilidade de organizar logisticamente suas entregas por setor de forma organizada, rápida e segura. O carteiro pode deixar uma correspondência em uma caixa específica ou necessitar do recebimento e assinatura do destinatário para a entrega em mãos do responsável, prestando contas por esse serviço.

Dentre suas obrigações também está a triagem e a devolução de correspondências com endereço errado ou destinatário inexistente ou falecido. 

A profissão é uma das mais tradicionais existentes, porém corre risco de ser extinta ao longo do tempo, com a evolução da tecnologia e otimização das entregas. Atualmente, muitas correspondências são enviadas apenas por e-mail e já se testam entregas por meio de drones e outras formas mecanizadas que não exijam o deslocamento de seres humanos.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1440,71
salário médio de um carteiro
R$ 2456,50
estado com maior salário - São Paulo
34
contratações no último ano (2018)
154
demissões no último ano
-120
saldo de vagas criadas

Como se tornar um carteiro

O ingresso na profissão de carteiro nos Correios é feito por meio de seleção ou concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Normalmente, é exigido apenas que o candidato ao cargo de carteiro tenha o Ensino Fundamental completo, além das obrigações legais para ocupar um cargo público, como estar em dia com a Justiça Eleitoral. Ao ser aprovado, ele passa também por um curso de formação dos Correios.

Nas empresas particulares de entrega, é comum que seja exigido o Ensino Médio completo, sendo um diferencial importante o candidato possuir carteira de habilitação para motos e carros.

Muitos carteiros fazem as entregas a pé. Outros realizam seu trabalho de bicicleta. As duas atividades exigem grande disposição física, pois são percorridas longas distâncias durante o dia, sob as mais diferentes condições climáticas.

Áreas de atuação

O carteiro é contratado por empresas de logística e entrega de correspondência. A principal empresa no setor no Brasil são os Correios.

Os Correios contavam com mais de 55 mil pessoas no cargo de carteiro em julho de 2018. Por ter uma atuação nacional (está presente em todos os municípios brasileiros), a entrega de correspondência como cartas e contas é feita praticamente sozinha pelos Correios.

As empresas particulares, em sua maioria, realizam o transporte de outros objetos, como livros, eletrodomésticos e bens de valor. Nesses locais, o profissional semelhante ao carteiro é chamado de entregador ou courrier.