logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Militar: tudo sobre a profissão

O profissional que trabalha em defesa da ordem, segurança e soberania de seu país. Possibilidades de atuação englobam diferentes áreas, como Marinha, Aeronáutica, Exército e Polícia Militar; carreira é conhecida por boa remuneração e estabilidade
militar

Sobre a profissão

O militar é o indivíduo pertencente a alguma organização das Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica, além da Polícia Militar. Sua função primordial é manter a ordem, segurança e soberania do país. As Forças Armadas são instituições nacionais autorizadas a usar a força em defesa de seu país, inclusive por meio do emprego de armas, em três níveis de atuação: estratégico, tático e operacional.

Para cada uma das instituições das Forças Armadas, o militar pode exercer as mais variadas atividades, nas mais diferentes áreas. Os militares estão classificados, de acordo com seu estatuto, em oficiais e praças que, por sua vez, dividem-se em diferentes cargos. Os oficiais exercem funções de comando, chefia e direção, enquanto os praças são executores e auxiliares. 

Durante sua carreira, o militar convive com o risco, seja nos treinamentos, na rotina diária ou em situações de guerra.

O dia a dia de trabalho de um militar varia bastante de acordo com a área em que ele atua. Disciplina e comprometimento acabam sendo aspectos muito presentes no cotidiano de quem segue essa carreira, assim como a apresentação de bons salários, que acompanham uma progressão de acordo com a ascensão do profissional, e de estabilidade.

O militar poderá exercer diversas funções e trabalhar em diferentes áreas dentro da instituição das Forças Armadas na qual ingressou - Exército, Aeronáutica, Marinha e Polícia Militar. Caso o militar possua formação acadêmica em alguma área específica, como Administração, Medicina, Enfermagem, Engenharia, entre outras, poderá exercer sua profissão a serviço da instituição.


No site da Quero Bolsa, você também pode conferir páginas de profissões para trabalhar na área de atuação militar. Por exemplo, as páginas de Policial Militar, Fuzileiro Naval e Marinheiro. Além disso, você encontra páginas de IES com informações sobre instituições de ensino como, por exemplo, o IME - Instituto Militar de Engenharia. No site da QB, você poderá visualizar ofertas de cursos preparatórios ou áreas de conhecimento da sua futura profissão, como é o caso do curso de Direito Militar


Uma outra possibilidade é conferir a matéria sobre Carreira Militar, veiculada na Revista Quero. Você terá acesso ao passo a passo de como ter sua admissão na carreira militar, os salários, as possibilidades profissionais e quais instituições você deverá procurar para trilhar sua trajetória profissional.

Por que ser um Militar?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Militar

    Como se tornar um Militar?

    Quem deseja se tornar um militar deve ingressar em uma das instituições das Forças Armadas. Para cada uma delas, há diferentes opções de ingresso, com requisitos próprios. Há, por exemplo, as academias militares, que podem exigir desde o ensino médio completo até diploma em curso superior específico, como Medicina, Enfermagem, Contabilidade, Administração, Engenharia etc. 

    O ingresso nessas academias se dá por meio de concurso público. Para a função de oficial, o militar deve ser brasileiro nato, enquanto que para seguir como praça, pode ser tanto brasileiro nato quanto naturalizado.

    Além do concurso, uma pessoa pode ingressar nas Forças Armadas por meio do alistamento militar obrigatório. Entretanto, nesse caso, o recruta não segue carreira militar, mas pode se inscrever após completar o serviço.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito Militar, por exemplo, confira as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.