Informações

Militar

O militar é o profissional que trabalha em defesa da ordem, segurança e soberania de seu país

O que faz um militar

O militar é o indivíduo pertencente a alguma organização das Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica, além da Polícia Militar. Sua função primordial é manter a ordem, segurança e soberania do país. As Forças Armadas são instituições nacionais autorizadas a usar a força em defesa de seu país, inclusive por meio do emprego de armas, em três níveis de atuação: estratégico, tático e operacional.

Para cada uma das instituições das Forças Armadas, o militar pode exercer as mais variadas atividades, nas mais diferentes áreas. Os militares estão classificados, de acordo com seu estatuto, em oficiais e praças que, por sua vez, dividem-se em diferentes cargos. Os oficiais exercem funções de comando, chefia e direção, enquanto os praças são executores e auxiliares. 

Durante sua carreira, o militar convive com o risco, seja nos treinamentos, na rotina diária ou em situações de guerra.

Como se tornar um militar

Quem deseja se tornar um militar deve ingressar em uma das instituições das Forças Armadas. Para cada uma delas, há diferentes opções de ingresso, com requisitos próprios. Há, por exemplo, as academias militares, que podem exigir desde o ensino médio completo até diploma em curso superior específico, como Medicina, Enfermagem, Contabilidade, Administração, Engenharia etc. 

O ingresso nessas academias se dá por meio de concurso público. Para a função de oficial, o militar deve ser brasileiro nato, enquanto que para seguir como praça, pode ser tanto brasileiro nato quanto naturalizado.

Além do concurso, uma pessoa pode ingressar nas Forças Armadas por meio do alistamento militar obrigatório. Entretanto, nesse caso, o recruta não segue carreira militar, mas pode se inscrever após completar o serviço.

Áreas de atuação

O militar poderá exercer diversas funções e trabalhar em diferentes áreas dentro da instituição das Forças Armadas na qual ingressou - Exército, Aeronáutica, Marinha e Polícia Militar. Caso o militar possua formação acadêmica em alguma área específica, como Administração, Medicina, Enfermagem, Engenharia, entre outras, poderá exercer sua profissão a serviço da instituição.