Envie mensagem ou ligue
Informações

Operador de caixa

O operador de caixa é responsável por atender o cliente, registrando e cobrando por suas compras

O que faz um operador de caixa

O profissional que registra mercadorias em um ponto de venda e recebe o pagamento do cliente é chamado de operador de caixa. Além disso, ele é responsável pelo atendimento ao cliente, especialmente daqueles que acabaram de efetuar uma compra. Nesse cargo, a pessoa irá registrar corretamente no caixa todos os produtos comprados e informar e cobrar o valor final ao cliente, recebendo o dinheiro e emitindo a nota fiscal. O operador de caixa também cuida da abertura e fechamento do caixa e do controle financeiro e de estoque.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1412,31
estado com maior salário - Santa Catarina
12194
contratações no último ano (2018)
9861
demissões no último ano
2333
saldo de vagas criadas

Como se tornar um operador de caixa

Não é necessário curso superior ou técnico para se tornar um operador de caixa, mas são recomendados cursos profissionalizantes para que o profissional tenha um maior desenvolvimento e mais oportunidades no mercado de trabalho. Ter Ensino Médio completo é outro requisito bastante exigido nessa função. São essenciais também algumas habilidades como atenção, agilidade, simpatia, paciência e facilidade com contas e Matemática.

Áreas de atuação

Um operador de caixa pode trabalhar nos mais diversos tipos de estabelecimento, principalmente no setor de comércio, onde irá registrar e cobrar as compras dos clientes. Em estabelecimentos como mercados e lojas de departamentos, por exemplo, é constante a contratação de operador de caixa.