logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Operador de caixa: tudo sobre a profissão

Aquele que registra a venda de produtos e faz a cobrança de pagamentos. Função acaba sendo de grande importância em vendas diretas; salários ficam em torno de R$1.000,00
operador de caixa

Sobre a profissão

O profissional que registra mercadorias em um ponto de venda e recebe o pagamento do cliente é chamado de operador de caixa. Além disso, ele é responsável pelo atendimento ao cliente, especialmente daqueles que acabaram de efetuar uma compra. Nesse cargo, a pessoa irá registrar corretamente no caixa todos os produtos comprados e informar e cobrar o valor final ao cliente, recebendo o dinheiro e emitindo a nota fiscal. O operador de caixa também cuida da abertura e fechamento do caixa e do controle financeiro e de estoque.

O último atendimento feito dentro de uma loja é feito pelo operador de caixa. Por isso, ele é essencial para passar uma boa impressão do estabelecimento. O profissional faz o registro das compras e dos pagamentos realizados pelos clientes, com um salário médio de aproximadamente R$1.000,00.

Um operador de caixa pode trabalhar nos mais diversos tipos de estabelecimento, principalmente no setor de comércio, onde irá registrar e cobrar as compras dos clientes. Em estabelecimentos como mercados e lojas de departamentos, por exemplo, é constante a contratação de operador de caixa.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Operador de caixa?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Operador de caixa

    Como se tornar um Operador de caixa?

    Não é necessário curso superior ou técnico para se tornar um operador de caixa, mas são recomendados cursos profissionalizantes para que o profissional tenha um maior desenvolvimento e mais oportunidades no mercado de trabalho. Ter ensino médio completo é outro requisito bastante exigido nessa função. Além disso, são essenciais também algumas habilidades como atenção, agilidade, simpatia, paciência e facilidade com contas e Matemática.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gestão Financeira ou Matemática, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.