Como fazer um currículo de jovem aprendiz?
Um currículo bem feito é um super diferencial para um jovem aprendiz. Saiba como fazer, a importância e baixe alguns modelos
O currículo é a primeira impressão profissional que deixamos ao concorrer a uma vaga de emprego. Por esse motivo, é fundamental certificar-se de que ele esteja com as informações e o formato adequado.
Mas, você sabia que para diferentes tipos de vaga, há diferentes exigências? Estar ciente disso pode fazer toda a diferença no momento de seleção. Veja, a seguir, como fazer um currículo para jovem aprendiz e confira alguns modelos para se inspirar.
Leia mais:
+ 5 erros mais comuns em um currículo
+ Veja como trabalhar como Jovem Aprendiz
Como fazer um currículo de jovem aprendiz?
O currículo de jovem aprendiz, que é uma vaga voltada para estudantes do ensino básico, deve ter enfoque na educação, já que dificilmente um candidato terá experiências profissionais.
Nesse caso, serão avaliados o nível de engajamento enquanto estudante, por meio da participação de atividades dentro e fora da escola, ou até mesmo voluntariado.
A recrutadora da Quero Educação, Bianca Velo, listou alguns itens que considera indispensáveis em um currículo de jovem aprendiz. Confira:
- Cursos extracurriculares;
- Atividades que se envolveu na vida acadêmica (escola);
- Habilidades;
- Área de interesse.
Veja também:
+ 7 informações fundamentais sobre o Programa Jovem Aprendiz
+ Cursos online: como usá-los para melhorar o currículo?
O que um jovem aprendiz faz
O jovem aprendiz é responsável por desenvolver tarefas específicas dentro de uma empresa. As atividades variam de acordo com cada setor, mas de forma geral, ele é treinado em atividades administrativas e em outras funções que contribua para o seu crescimento profissional.
A carga horária de trabalho do jovem aprendiz é de seis horas diárias, podendo chegar a oito horas para estudantes que estão no ensino médio. Além disso, o profissional possui direitos como carteira assinada, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e 13º salário.
O jovem aprendiz também pode receber benefícios como vale transporte, vale alimentação ou refeição e assistência médica.
Como atuar como aprendiz
Para atuar como jovem aprendiz, é necessário ter entre 14 a 24 anos e ser estudante, porém o trabalho na empresa deve ser desenvolvido sem prejudicar as atividades escolares, como aulas, provas e outros trabalhos avaliativos.
De acordo com a Lei do Aprendiz, empresas brasileiras de médio e grande porte devem contratar obrigatoriamente jovens aprendizes. Por isso, fique de olho nas vagas da sua cidade, uma dica é procurar o Sine ou acessar o Sine Fácil para acessar as oportunidades da sua região.
O perfil ideal para um aprendiz
O jovem aprendiz é a primeira oportunidade no mercado de trabalho, por isso as empresas buscam por pessoas que querem aprender e crescer profissionalmente. Ao ser selecionado para uma vaga, esteja sempre atento ao funcionamento e às regras da empresa, seja proativo e criativo para propor soluções e contribuir com o trabalho.
Modelos de currículo para jovem aprendiz
Precisa de ajuda para montar seu currículo? A Quero Bolsa oferece quatro modelos gratuitos de currículos para baixar e preencher. Os modelos são para vagas de jovem aprendiz, estágio, início de carreira e meio de carreira.
Para acessá-los, basta clicar no botão abaixo:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.