logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

5 erros mais comuns em um currículo

por Natália Plascak Jorge em 04/09/20

Se você fica bastante perdido e sem saber se está cometendo os erros mais comuns na hora fazer o currículo, não se desespere!

A Revista Quero conversou com o Genis Fidelis, gerente sênior da Michael Page, para saber quais são esses deslizes e como evitá-los. 

candidato cometendo erros mais comuns no currículo


Modelos de Currículo Gratuitos

5 erros mais comuns em um currículo

  1. Não fazer um currículo de forma clara
    Um erro que muita gente comete quando elabora o currículo é redigi-lo de forma com que outras pessoas não consigam entender facilmente como foram as experiências adquiridas ao longo do tempo pelo candidato.

    Dica: Tenha clareza nas explicações e lembre-se de que é importante escrever para que outra pessoa leia e entenda o que você já fez profissionalmente. Coloque-se no lugar de quem está recrutando e conte sua história de uma maneira mais direcionada.
  2. Escrever demais
    A ideia de ficar enchendo o currículo de coisas também pode ser um erro comum de muitas pessoas. Currículos extensos demais não atraem a atenção dos recrutadores.

    Dica: Seja objetivo e destaque aquilo que considera essencial em sua trajetória profissional. 

  3. Aumentar posição ou cargo ocupado
    Nos dias de hoje, é muito fácil ver pessoas que superestimam o cargo em que se encontram e colocam uma posição acima da que verdadeiramente ocupam para impressionar os recrutadores. Saiba que isso não é uma boa prática na visão de quem está lendo o currículo.

    Dica: Seja sincero na posição que está ocupando. Não tente mostrar aquilo que você não é.
  4. Falar que é fluente em idiomas 
    A falta de sinceridade em relação à fluência em idiomas é outro problema no currículo. Dizer que é fluente em uma língua e, na verdade, não ser pode gerar diversas situações desagradáveis e embaraçosas.

    Dica: Não minta sobre o seu grau de compreensão sobre os idiomas. Certamente, isso será avaliado em algum momento do processo seletivo. 
  5. Dar muito espaço para experiências antigas
    Para quem tem mais experiências, dar muito espaço para o que foi feito há muito tempo não é o mais indicado. "Se você está disputando uma vaga para um cargo sênior, colocar de forma extensa e não apenas em uma linha sua experiência no estágio da faculdade não é uma boa estratégia", lembra Genis.

    Dica: Descreva com mais detalhes as experiências mais recentes e os resultados alcançados com sua postura profissional. 

E você? Anda cometendo algum desses erros mais comuns em um currículo? Você sabia que o Quero Bolsa tem alguns modelos de currículo que podem ajudar muito na hora de você elaborar o seu?

Quero ver os modelos de currículo!


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54