logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

10 erros comuns em uma entrevista de emprego

por Natália Plascak Jorge em 20/03/17 49 mil visualizações

Se você está em busca de um novo emprego e não sabe exatamente o que pode falar na hora da entrevista, é bom ficar de olho nestas dicas para evitar alguns erros bastante comuns e que podem pegar muito mal com o recrutador.

  1. Falta de pontualidade

Chegar atrasado ou muito adiantado pode passar uma mensagem negativa a seu respeito. O atraso pode demonstrar falta de preocupação. Chegar cedo demais mostra uma ansiedade muito grande. É importante lembrar que pequenos atrasos são aceitáveis desde que o candidato se justifique e se desculpe por isso.

2. Mentir

Se você não conhece ou não sabe fazer alguma coisa, não minta. Os recrutadores já estão acostumados a passar por esse tipo de situação e sabem quando não há honestidade e sinceridade nas falas dos candidatos. Lembre-se de que as informações podem ser sempre comprovadas.

3. Roupas

Não use roupas muito chamativas. Deixe os decotes e as roupas curtas de lado. Não se esqueça de que seu currículo deve chamar mais atenção que a sua roupa. Para não errar, use sempre cores mais neutras.

4. Falar mal do emprego anterior

Não caia na armadilha de falar mal do seu emprego anterior. Por mais que a experiência não tenha sido muito positiva, a mensagem que vai ficar é a de que você pode fazer isso com qualquer empresa.

5. Ficar pressionando o recrutador

Ligar ou enviar e-mails a todo momento buscando informações sobre o processo seletivo pode causar uma má impressão. Por isso, controle a ansiedade. Se o recrutador alinhou um prazo com você, respeite esse tempo e não fique cobrando respostas.

6. Não perguntar ou fazer perguntas irrelevantes

É preciso ter bom senso nessa hora com perguntas relevantes e inteligentes. A falta de perguntas pode indicar também falta de interesse pela empresa.

7. Não ter uma ideia clara sobre a sua própria trajetória

O despreparo fica evidente quando o candidato não consegue traçar uma linha de raciocínio lógica sobre a sua trajetória profissional. Isso pode, inclusive, mostrar que ele não sabe o quer para o futuro.

8. Mostrar-se arrogante e hostil

Essa postura é muito criticada pelos recrutadores. Falar apenas sobre suas vitórias pode gerar antipatia e evidenciar uma disputa de ego. Vangloriar-se sobre as conquistas não é a resposta para se sair bem. A hostilidade com outros candidatos também pode indicar que há dificuldade de trabalho em equipe.

9. Não ter noção da pretensão salarial

É preciso estar preparado para perguntas referentes à remuneração. Falar um valor aleatório é uma péssima ideia. Soa como uma aposta. O candidato deve mostrar a lógica que o levou a pedir aquele valor.

10. Não pesquisar sobre a empresa

Não saber informações básicas sobre a empresa pega muito mal e comprova o desinteresse pela vaga. Pesquise o máximo de informações que puder. Dessa forma, você estará bem-preparado.

E você? Já escorregou em algum desses erros? Consegue se lembrar da sua primeira entrevista? Compartilhe a experiência com a gente!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54