O confeiteiro prepara e cria receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Seus produtos podem ser feitos em escala industrial, comercial ou caseira. Além do sabor, o confeiteiro também deve levar em conta a beleza e a apresentação de seus preparos.
Em seu cotidiano, o confeiteiro deve estar atento às normas de higiene, segurança, quantidade de ingredientes, operação de máquinas e boas práticas de relacionamento com outros colegas de cozinha.
Criar e preparar receitas de bolos e doces estão entre as principais atividades de um confeiteiro. Trata-se de um profissional que precisa estar em constante atualização e que pode encontrar oportunidades empreendendo no próprio negócio. Ele também costuma enfrentar longas jornadas de trabalho e usar bastante a criatividade em sua função.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Quanto ganha um confeiteiro na página de salários da Quero Bolsa.
O confeiteiro tem ampla possibilidade de contratação por padarias, supermercados, docerias, restaurantes, lojas especializadas em bolos, entre outras unidades de varejo alimentício.
O ramo de festas também abre espaço para o confeiteiro, que tem a possibilidade de se associar aos buffets e fornecer seus serviços conforme a demanda.
O mercado está aberto para que o confeiteiro seja um microempreendedor individual e abra sua própria loja, vendendo seus doces e salgados livremente e conforme sua capacidade de produção.
Caso você tenha outras dúvidas sobre, o curso de Gastronomia e áreas correlatas, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A atuação na confeitaria durante muito tempo foi ensinada de maneira livre e oral, em família, ou de confeiteiros experientes para aprendizes. A tradição ainda existe hoje em dia, mas já existem vários cursos de qualificação profissional para confeiteiros, apoiados inclusive por empresas do setor que buscam profissionais com o conhecimento técnico necessário para iniciar a carreira com agilidade e eficiência.
A faculdade de Gastronomia é um caminho interessante para os confeiteiros que buscam uma especialização maior no setor alimentício, queiram ser chefes de cozinha ou também queiram entender técnicas e rotinas administrativas para empreender.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.