O padeiro é o profissional que exerce diversas funções em uma padaria. Geralmente, é aquele que produz os pães que são vendidos em um estabelecimento, mas também pode preparar outros alimentos como pastéis, bolos, salgados, doces, cafés, pudins, tortas etc. Além disso, um padeiro também pode atender os clientes. Ele é responsável por, além de preparar os alimentos, selecionar os materiais, criar novas receitas, gerenciar a cozinha, cuidar do estoque.
O padeiro também deve atestar o sabor e a qualidade dos alimentos, validar as embalagens e local de armazenagem e exposição e, ainda, garantir uma estética atraente dos produtos para clientes e consumidores.
Em suma, as responsabilidades do profissional envolvem:
O dia de trabalho de um padeiro começa bem cedo, com a preparação de pães, bolos, tortas e outros produtos de panificação. Ele também é responsável pela criação novas receitas e pelo gerenciamento da cozinha de uma padaria.
O profissional inicia seu expediente misturando ingredientes como farinha, água, fermento e sal para preparar a massa. Após a preparação, a massa é amassada e deixada para fermentar por várias horas. Em seguida, o padeiro molda a massa em diferentes formas e pré-aquece o forno. Os pães são assados, monitorando o progresso de cozimento, retirados para esfriar e, em seguida, preparados para venda. Além disso, os padeiros devem manter a limpeza da área de trabalho e interagir com os clientes, se a padaria tiver uma área de venda direta ao consumidor.
Atualmente, esse profissional se encontra em falta no mercado e deve possuir um perfil de bastante inovação, já que o setor passa por modernização e tem clientes mais ligados em manter uma alimentação saudável.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Um padeiro naturalmente trabalha em padarias, mas também pode atuar em restaurantes, cafeterias, mercados, cantinas e lanchonetes. Além disso, com o desenvolvimento da Gastronomia, principalmente ligada ao Turismo, um padeiro pode trabalhar em cruzeiros, hotéis e hospedarias. Outra grande oportunidade de atuação para um padeiro é na interação com nutricionistas para a produção de pães, massas e outros alimentos veganos, lights, saudáveis e funcionais, cuja demanda tem crescido na sociedade.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
De acordo com os dados da plataforma Glassdoor, o salário do padeiro é de, em média, R$ 3.476,00. Vale ressaltar que a remuneração do profissional é variável segundo a empresa contratante atividades do profissional.
Veja também: Quanto ganha um confeiteiro na página de salários da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O único requisito para se tornar um padeiro é saber manusear instrumentos de cozinha, assar pães e bolos e preparar alimentos comuns em uma padaria. Para isso, é necessária experiência e especialização, que podem ser adquiridas por meio de um curso livre ou profissionalizante. Um padeiro, além da experiência, precisa ser atencioso, conhecer as melhores combinações de temperos e sabores, ser higiênico e organizado.
Apesar do curso superior não ser uma exigência para a profissão, com o aumento da concorrência e a valorização da Gastronomia, cursos profissionalizantes, técnicos e de graduação podem ser um grande diferencial para o negócio, principalmente para o padeiro que deseja abrir um estabelecimento próprio.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.