logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Bartender: tudo sobre a profissão

Aquele que prepara bebidas para o público. Atividade está diretamente ligada aos setores de Turismo e Entretenimento; oportunidades de trabalho acompanham essas áreas
bartender

Sobre a profissão

O bartender é o profissional que serve e prepara bebidas para o público em eventos variados ou em bares, restaurantes e hotéis.


Ele deve organizar os materiais que serão utilizados, como utensílios de corte e mistura, frutas, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos, gelo, copos e outros itens indispensáveis para o cardápio que será oferecido. Alguns grupos de bartenders dividem essas funções entre os profissionais contratados.


O ambiente de trabalho de um bartender precisa ser limpo por ele, para passar uma boa impressão aos seus clientes. Além disso, o profissional pode realizar técnicas especiais (como pirotecnia e malabarismo) para surpreender seu público durante a preparação de bebidas.


Caso você tenha outras dúvidas sobre, por exemplo, o curso de Produção de Bebidas e áreas correlatas, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

O bartender atua preparando bebidas a partir da mistura de ingredientes. O profissional tem grandes chances de encontrar mais oportunidades de emprego em áreas relacionadas ao Turismo e ao Entretenimento.

O bartender pode ser contratado para eventos esporádicos como casamentos, formaturas e confraternizações. Normalmente, as empresas de buffet contratam freelancers ou empresários que contam com a própria estrutura de bar e pessoal especializado para trabalho.


Outra possibilidade de atuação é para quem deseja ser um bartender fixo. Os locais mais indicados para encontrar serviços regulares são restaurantes, bares e hotéis. Em áreas turísticas, o bartender pode precisar se comunicar basicamente em inglês ou espanhol.


Cruzeiros marítimos também contratam profissionais que falam uma ou mais línguas estrangeiras e estejam dispostos a passar uma temporada em alto-mar.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de Bartender é de R$1.996,00 no Brasil. Além disso, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2021, os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo apresentam os melhores salários, em média, para a profissão de Bartender.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Bartender?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Bartender

    Como se tornar um Bartender?

    Para se tornar um bartender, é necessário realizar um treinamento em cursos específicos ou então acompanhar um profissional já experiente para observar e praticar as técnicas de preparo de bebidas. Pode-se encontrar pessoas nessa área que tenham se formado em Gastronomia.

    Como o bartender lida com bebidas alcoólicas, é preciso ter 18 anos de idade e um ótimo senso de responsabilidade. Durante a formação acadêmica, o bartender poderá ter acesso aos conteúdos sobre: 

    • Características das bebidas: teor alcoólico, cores e aromas.
    • Conhecimento sobre materiais de produção
    • Técnicas de preparo

    O bartender precisa também ter agilidade, boa memória e noção de quantidade, para que não erre em seus preparos. Ter capacidade de ouvir, identificar excessos de clientes embriagados e lidar bem com o público também são características importantes para quem deseja trabalhar na área.

    A atenção com o seu material de trabalho é essencial para que nada se perca e assim se evitem prejuízos.

    Se você gostaria de se profissionalizar como Bartender e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.