Envie mensagem ou ligue
Informações

Bartender

Agilidade e saber lidar com o público são características essenciais do bartender

O que faz um bartender

O bartender é o profissional que serve e prepara bebidas para o público em eventos variados ou em bares, restaurantes e hotéis.

Ele deve organizar os materiais que serão utilizados, como utensílios de corte e mistura, frutas, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos, gelo, copos e outros itens indispensáveis para o cardápio que será oferecido. Alguns grupos de bartenders dividem essas funções entre os profissionais contratados.

O ambiente de trabalho de um bartender precisa ser limpo por ele, para passar uma boa impressão aos seus clientes. Além disso, o profissional pode realizar técnicas especiais (como pirotecnia e malabarismo) para surpreender seu público durante a preparação de bebidas.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1727,55
estado com maior salário - Pernambuco
336
contratações no último ano (2018)
321
demissões no último ano
15
saldo de vagas criadas

Como se tornar um bartender

Para se tornar um bartender, é necessário realizar um treinamento em cursos específicos ou então acompanhar um profissional já experiente para observar e praticar as técnicas de preparo de bebidas.

Como o bartender lida com bebidas alcoólicas, é preciso ter 18 anos de idade e um ótimo senso de responsabilidade.

O bartender precisa também ter agilidade, boa memória e noção de quantidade, para que não erre em seus preparos. Ter capacidade de ouvir, identificar excessos de clientes embriagados e lidar bem com o público também são características importantes para quem deseja trabalhar na área. A atenção com o seu material de trabalho é essencial para que nada se perca e assim se evitem prejuízos.

Áreas de atuação

O bartender pode ser contratado para eventos esporádicos como casamentos, formaturas e confraternizações. Normalmente, as empresas de buffet contratam freelancers ou empresários que contam com a própria estrutura de bar e pessoal especializado para trabalho.

Outra possibilidade de atuação é para quem deseja ser um bartender fixo. Os locais mais indicados para encontrar serviços regulares são restaurantes, bares e hotéis. Em áreas turísticas, o bartender pode precisar se comunicar basicamente em inglês ou espanhol. Cruzeiros marítimos também contratam profissionais que falam uma ou mais línguas estrangeiras e estejam dispostos a passar uma temporada em alto-mar.