Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h

Aceitamos ligação de celular.

Home57C77C78-8763-4FB7-A3CC-F103BFBA018E Lista de Cursos

Marketing

Resumo do curso

*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Marketing

O curso de Marketing forma profissionais capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado, traçar e executar estratégias para melhorar a imagem de uma marca ou produto, tornando-os mais competitivos, e trabalhar com pesquisa de mercado.

Além disso, o Marketing vem ganhando destaque com o avanço da internet, por inserir as marcas no contexto digital e criar relacionamento com os usuários das redes sociais.

Ao final do curso, o aluno se qualifica como um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas e criar estratégias mercadológicas. Será capaz de acompanhar e analisar todo o processo de venda, desde concepção da ideia de um produto ou serviço até a satisfação do consumidor, a fim de fidelizar clientes e aumentar o alcance da marca.

No mercado de trabalho, o profissional pode atuar em departamentos de Marketing de grandes empresas, como consultor em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

Estudante de Marketing sentado na mesa

Quer saber tudo sobre Marketing? Aqui no Quero Bolsa, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta. E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 81% de desconto.

Mensalidades a partir de R$ 124,00 entre as 1.077 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Garanta sua bolsa de estudo.

Veja como é simples:

1

Encontre sua bolsa de estudo abaixo

2

Faça sua pré-matrícula online

3

Economize até o fim do curso

Qual a sua localização?
Qual curso você está buscando?

Até quanto pode pagar?

Prefere alguma faculdade?

O que faz o Profissional de Marketing?

O profissional de Marketing elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação das empresas, implementando e coordenando a execução de atividades.

Ele pode assessorar a diretoria e outros setores da empresa. Em sua área de atuação, gerencia recursos humanos, administra recursos materiais e financeiros e promove condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.

Nota de corte para Marketing

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidadesfederais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em umdos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Marketing foram:

Menor nota de corte

450

Febac

Maior nota de corte

670

Uam

Maior nota de corte

673

Universidade Salvador

Menor nota de corte

633

Ifrn

Maior nota de corte

780

Usp

Concorrência no curso de Marketing

Segundo as estatísticas do Ministério da Educação, em 2016, 96 mil estudantes disputaram as 230 mil vagas de Marketing disponíveis no país. Isto significa uma relação candidato vaga de 0,42.

0,42candidatos por vaga

Como é o curso de Marketing?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino já oferecem a opção de bacharelado.

O curso tecnológico deve apresentar conteúdos gerais sobre esse campo, além dos conteúdos específicos de Marketing. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Entre as disciplinas básicas e específicas do curso de Marketing, encontram-se:

  • Matriz de análise;

  • Comportamento do consumidor;

  • Estratégia;

  • Produto;

  • Preço;

  • Distribuição;

  • Comunicação;

  • Marketing de varejo;

  • Gestão de Marcas;

  • Pesquisa;

  • Serviços;

  • Código de Defesa do Consumidor;

  • Marketing Social e Ambiental;

  • Marketing Digital.

Quantos profissionais de Marketing se formam por ano no Brasil?

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), todos os anos 10 mil profissionais se formam em faculdades de todo o país.

10 milprofissionais se formam por ano no Brasil

Faça carreira em Marketing

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Marketing exerce suas atividades em empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral. Geralmente, atua com carteira assinada.

Trabalha em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em períodos diurnos. Em alguns casos, atua sob pressão, o que pode ocasionar situações de estresse.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

É necessário diploma em um curso reconhcido pelo MEC para poder atuar profissionalmente. No caso do analista ou tecnólogo em Marketing, o tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Para atuar como administrador na área de Marketing, é exigido também registro no Conselho Regional de Administração (CRA).


Quais são as principais competências pessoais do Profissional de Marketing?

As principais características do profissional deMarketing, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Liderar pessoas;

  • Capacidade de negociação;

  • Tomar decisões;

  • Capacidade de abstração;

  • Trabalhar em equipe;

  • Raciocínio analítico;

  • Capacidade de síntese;

  • Capacidade de relacionamento interpessoal;

  • Flexibilidade;

  • Agir com empatia;

  • Organização;

  • Habilidades comunicativas;

  • Criatividade;

  • Saber ouvir;

  • Visão sistêmica.

Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Marketing