Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Marketing

Saiba tudo sobre o curso de Marketing e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Média Salarial: R$ 4.711,01
Duração: em média, 4 anos
Bolsas: a partir de R$ 65,00
Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Marketing no notebook

Sobre o curso de Marketing

Marketing é o conjunto de estratégias e ações que visam criar valor para o cliente e gerar lucro para a empresa. Envolve atividades como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, promoção e distribuição, com o objetivo de identificar, satisfazer e fidelizar, garantindo a competitividade e o sucesso da empresa no mercado.

A faculdade de Marketing é constituída por disciplinas que desenvolvem habilidades e conhecimentos para o estudante se tornar um profissional de marketing. Com o curso, o aluno tem a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em diversos tópicos, como estratégias de marketing, técnicas de publicidade, planejamento e gestão de marketing, estudos de mercado e análise de dados, além de outras áreas.

O termo marketing é derivado da palavra mark, que, do inglês, significado mercado. A nomenclatura define os conceitos básicos da área, que consiste no estudo e desenvolvimento de ações de mercado.

Durante o curso de Marketing, o formando aprende a desenvolver e implementar estratégias de marketing, aplicar técnicas de publicidade, planejar campanhas de marketing e gestão de marcas, além de conhecer sobre o mercado, o cenário atual do marketing, as tendências e as principais ferramentas de marketing.

A formação também ensina os alunos a desenvolver habilidades de liderança e comunicação, além de ajudá-los a entender melhor como as empresas precisam se posicionar no mercado e como usar a tecnologia para aprimorar os processos de marketing.

Além disso, os estudantes da faculdade de Marketing também têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades em outras áreas, como análise de dados, gestão de produtos, movimentação de produtos, planejamento de negócios, criação de marcas e muito mais.

Com a faculdade de Marketing, os alunos terão acesso a todas as ferramentas, técnicas e recursos necessários para se tornarem profissionais de marketing de sucesso. Além disso, o curso oferece a oportunidade de trabalhar em projetos práticos, o que ajuda os alunos a se prepararem para o mercado de trabalho.

Os tipos de formação para o curso de Marketing são: bacharelado , tecnólogo , pós-graduação e técnico .

Como é a faculdade de Marketing?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino já oferecem a opção de bacharelado.

O curso tecnológico deve apresentar conteúdos gerais sobre o campo de gestão, além dos conteúdos específicos de marketing. Já o currículo do bacharelado inclui, além das matérias ligadas ao marketing e à gestão de negócios, disciplinas como economia, sociologia e estatística.

A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Em [nível técnico](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/marketing/bolsas?l=tecnico], a duração é de, em média, 800 horas. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

**Marketing no Censo da Educação Superior 2022: O curso de Marketing foi apontado como o 10º maior curso de graduação EaD (em número de matrículas) no Brasil, em 2022. A informação é do Censo da Educação Superior 2022, divulgado em outubro de 2023 pelo Inep. 84.681 estudantes se matricularam na formação para modalidade EaD.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Qual a grade curricular de Marketing?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Marketing em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração de Compras e Vendas

  • Administração de Marketing

  • Comportamento do Consumidor

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Marketing?

O curso de marketing é um dos cursos mais procurados e mais importantes para qualquer profissional. Ele permite que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades para entender e atuar no mercado de forma eficaz.

No curso, os estudantes aprendem sobre os principais conceitos de marketing, como por exemplo: análise de mercado, segmentação de mercado, estratégias de marketing, plano de marketing, pesquisa de mercado, branding, publicidade, relações públicas, entre outros. Os alunos também aprendem sobre as principais ferramentas utilizadas no marketing digital, como SEO, SEM, Google Analytics, redes sociais, e-mail marketing, entre outras.

Outra parte importante da faculdade de Marketing é o estudo de como as empresas podem se adaptar às mudanças do mercado, bem como a avaliação dos resultados obtidos com as suas ações de marketing.

Com o curso, os alunos também têm a oportunidade de conhecer novas técnicas e ferramentas para criar campanhas de marketing eficazes, que podem ser aplicadas em diversas áreas e empresas.

Por fim, o faculdade de marketing permite que os alunos tenham uma visão holística do marketing, bem como conhecimentos e habilidades necessários para serem bem sucedidos nessa área.

Entre as disciplinas básicas e específicas do curso de Marketing, encontram-se:

  • Matriz de análise;
  • Comportamento do consumidor;
  • Estratégia;
  • Produto;
  • Preço;
  • Distribuição;
  • Comunicação;
  • Marketing de varejo;
  • Gestão de Marcas;
  • Pesquisa;
  • Serviços;
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Marketing Social e Ambiental;
  • Marketing Digital.

A finalidade do marketing é criar valor para o cliente e gerar lucro para a empresa. Ele busca identificar as necessidades e desejos dos consumidores, desenvolver produtos e serviços que atendam essas demandas e promovê-los de forma eficaz para alcançar o público-alvo. Além disso, o setor também busca estabelecer e manter relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo um atendimento de qualidade e proporcionando experiências positivas.

Ao criar uma estratégia de marketing eficiente, a empresa pode aumentar sua visibilidade e reputação, gerar novas oportunidades de negócio, fidelizar clientes existentes e conquistar novos mercados.

Veja também: A grade curricular do curso superior de Marketing, no site da Quero Bolsa.

Quanto custa uma faculdade de Marketing?

O valor do curso de Marketing pode variar bastante. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 39,90 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.

Procure o curso de Marketing ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 65,00 entre as 1.353 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Marketing

O que faz o profissional de Marketing?

O profissional de Marketing elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação das empresas, implementando e coordenando a execução de atividades.

Ele pode atuar na comunicação corporativa, prestar consultoria a empresas para o lançamento de produtos e serviços, trabalhar com pesquisa para identificar hábitos e necessidades de consumidores e posicionar e promover o trabalho de artistas e influenciadores, entre outras funções.

No mercado de trabalho, esse profissional pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

O setor de serviços é o que mais costuma empregar esse profissional. Entre as áreas mais aquecidas estão marketing digital, cultural e promocional.

Onde o profissional de Marketing pode trabalhar?

O profissional de marketing é responsável por desenvolver estratégias e planejar ações de comunicação e marketing que buscam atingir os objetivos da empresa. Ele trabalha diretamente com planejamento de campanhas, produção de conteúdo, análise de dados e desenvolvimento de insights.

O profissional de marketing precisa ter conhecimento sobre análise de mercado, segmentação, planejamento de estratégias, desenvolvimento de produtos e gestão de marca. O profissional de marketing pode trabalhar em agências de publicidade, em empresas de produtos ou serviços, em departamentos de marketing ou em empresas de desenvolvimento de software.

Ele é responsável por entender as necessidades da empresa e desenvolver estratégias de marketing que ajudarão a alcançar os objetivos da mesma. Ele também pode trabalhar em departamentos de comunicação, desenvolvendo estratégias de comunicação para alcançar os objetivos da empresa.

Além disso, ele pode trabalhar como consultor de marketing, ajudando outras empresas a desenvolverem seus planos de marketing.

O profissional de marketing também pode trabalhar no setor de e-commerce, desenvolvendo estratégias para aumentar as vendas on-line. Ele também pode trabalhar em empresas de mídia, desenvolvendo estratégias para o aumento de audiência.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Marketing ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

De acordo com o Mapa do Ensino Superior 2023, feito pelo Instituto Semesp, o curso de Marketing EaD é o 10º com o maior número de alunos concluintes entre os anos de 2017 e 2021 - exclusivamente para cursos EaD. O levantamento aponta que 35.393 estudantes encerraram o curso com êxito.

Na rede privada de ensino, 74.207 estudantes realizaram matrículas para cursos de Marketing na modalidade de ensino a distância e 66.569 alunos ingressaram na Educação à Distância. Por outro lado, a pesquisa aponta que Marketing não figura entre os 20 maiores cursos EaD, em taxa de matrículas, para o ensino público superior.

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 350 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: analista de marketing, assistente de marketing e outras profissões.

Quanto ganha um profissional de Marketing?

O salário médio de um Profissional de Marketing no Brasil é de R$ 4.711,01 . Os estados onde a profissão de Profissional de Marketing têm os melhores salários são .

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

Ver salários dessa profissão
Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Como ingressar na profissão de Marketing

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Marketing?

Uma das principais exigências é a familiaridade com as principais ferramentas de marketing. Os profissionais de marketing devem estar familiarizados com a utilização de ferramentas como o Google Adwords, o Facebook Ads e o LinkedIn Ads.

Além disso, eles também devem ter conhecimento sobre como usar o email marketing e os principais canais de mídia social. O profissional de marketing também deve ter habilidades em comunicação, de comunicar suas ideias de maneira clara e eficaz, tanto oralmente quanto por escrito.

Eles também precisam ter habilidades em escrita criativa para produzir conteúdo interessante e persuasivo para os clientes. Outra habilidade fundamental para o profissional de marketing é o raciocínio analítico. Os profissionais de marketing precisam ser capazes de analisar dados e tomar decisões estratégicas baseadas nesses dados.

Isso inclui saber identificar tendências de mercado, avaliar os resultados de campanhas e tomar decisões informadas a respeito de novas estratégias. Por fim, os profissionais de marketing devem ter boas habilidades de gestão de tempo. Eles precisam ser capazes de administrar seu tempo eficazmente para realizar todas as tarefas exigidas - gerenciar projetos, conduzir reuniões e estabelecer prazos realistas.

As profissões na área de Marketing que foram destacadas pelo Guia de 2023 são: Analista de inteligência de mercado, Gerente de marketing digital, Gerente de e-commerce e Analista de CRO.

Marketing em alta: A edição 2023 do guia salarial da Robert Half listou algumas profissões na área do Marketing em alta para o ano da publicação. Coordenador de marketing digital, Gerente de e-commerce, Executivo de contas, Gerente de marketing digital e Analista de marketing digital foram algumas carreiras listadas como destaque pela Robert Half.

Destaque para as profissões que trabalham na área analítica: Analista de inteligência de mercado e Analista de inteligência de negócios, por exemplo.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Veja também: Tudo sobre o curso de Comunicação e Marketing no site da Quero Bolsa.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Marketing?

As principais características do profissional de Marketing, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Liderar pessoas;
Capacidade de negociação;
Tomar decisões;
Capacidade de abstração;
Trabalhar em equipe;
Raciocínio analítico;
Capacidade de síntese;
Capacidade de relacionamento interpessoal;
Flexibilidade;
Agir com empatia;
Organização;
Habilidades comunicativas;
Criatividade;
Saber ouvir;
Visão sistêmica.

Nota de corte para Marketing

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Marketing foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Marketing
Está com dúvidas sobre Marketing? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Marketing

Tipo de Pergunta
Recentes