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Marketing

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Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Marketing no notebook
Média Salarial: R$ 4.711,01
Duração: em média, 4 anos
Bolsas: a partir de R$ 59,00
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O que é Marketing?

Última atualização: 07/06/2024

Marketing é a ciência que explora, cria e entrega valor, com o objetivo de satisfazer as necessidades de um determinado mercado-alvo de maneira lucrativa. A área envolve o processo de identificar necessidades e desejos ainda não atendidos dos consumidores, além de definir, mensurar e quantificar tanto o tamanho do mercado e o potencial de lucro envolvido.

Ele envolve atividades como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, promoção e distribuição, com o objetivo de identificar e fidelizar clientes.

A faculdade de Marketing estuda as estratégias de comunicação com o público e fidelização de clientes, por meio de pesquisa de mercado, análise de dados e técnicas de publicidade. O objetivo geral da formação é capacitar profissionais para compreender e fomentar a dinâmica do mercado, impulsionando a visibilidade de uma empresa e a interação com os clientes.

Durante o curso, o aluno aprende a desenvolver e implementar estratégias de marketing, planejar campanhas e analisar as tendências do mercado, por meio dos principais recursos do Marketing.

A formação também estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, além de apresentar aspectos de posicionamento de mercado e uso da tecnologia.

A grade curricular do curso garante o contato dos alunos com disciplinas como Pesquisa de Mercado, que analisa a coleta estratégica de dados para entender as preferências e comportamentos do consumidor, e Estratégias de Marketing, que estuda a criação e implementação de planos de marketing eficazes. De forma complementar, a disciplina de Comportamento do Consumidor aborda a psicologia dos consumidores e aspectos de decisão de compra.

Outro aspecto enfatizado no curso é o estudo da Gestão de Marca, que ensina como criar e manter a identidade e reputação de uma marca, além do Marketing Digital, que apresenta as técnicas empregadas no meio digital para a promoção de um negócio.

A metodologia de ensino do curso é caracterizada pela combinação entre teoria e prática. Os estudantes participam de estudos de caso, projetos em grupo, e simulações de mercado. Muitos cursos também oferecem estágios e parcerias com empresas.

Quais são as estratégias de Marketing?

As estratégias de marketing podem variar de acordo com os objetivos específicos das empresas. Algumas abordagens comuns incluem:

  • Marketing de conteúdo: Criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, engajar e reter um público-alvo definido.
  • SEO (Search Engine Optimization): Otimização de conteúdo e estrutura de sites para melhorar a visibilidade e o posicionamento em motores de busca.
  • Marketing nas redes sociais: Utilização de plataformas sociais para promover produtos ou serviços, engajar com o público e construir a marca.
  • Marketing por e-mail: Envio direcionado de mensagens eletrônicas para um grupo de contatos, visando promover produtos ou serviços e manter o relacionamento com clientes.
  • Marketing de influência: Parceria com personalidades influentes para promover produtos ou serviços.
  • Publicidade paga: Compra de espaço publicitário em diferentes mídias para divulgar produtos, serviços ou a marca.

Quais são as áreas do Marketing?

O Marketing, como campo de estudo e prática profissional, abrange diversas aplicações especializadas. Cada uma delas se concentra em aspectos individuais da comunicação e estratégia de mercado. Algumas das principais áreas do Marketing incluem:

  • Marketing de Conteúdo: Visa a criação e distribuição de conteúdo para atrair e engajar um público-alvo definido.
  • Search Engine Optimization (SEO): Envolve a otimização de websites e conteúdo online para melhorar a visibilidade e o ranking nas páginas de resultados dos motores de busca, como Google.
  • Marketing de Mídia Social: Utiliza plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, para promover produtos ou serviços, criar engajamento com a marca e se conectar com o público.
  • Customer Relationship Management (CRM): Refere-se às práticas, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar interações e dados do cliente, com o objetivo de melhorar os relacionamentos comerciais.
  • Marketing Digital: Abrange todas as iniciativas de marketing no ambiente digital. Utiliza canais digitais como motores de busca, websites, mídias sociais, e-mail e aplicativos móveis.
  • E-mail Marketing: Envolve o envio de mensagens comerciais usando o e-mail.
  • Marketing de Influência: Foca em usar líderes de opinião, celebridades ou indivíduos influentes nas redes sociais para ampliar a mensagem de uma marca para um mercado maior.
  • Publicidade Paga: Utiliza recursos financeiros para impulsionar um produto ou marca por meio de anúncios em diferentes canais, como o Google.
  • Marketing de Afiliados: É baseado em desempenho, garantindo a recompensa da empresa por cada visitante ou cliente trazido pelos esforços do afiliado.
  • Marketing Analítico: Foca na coleta e análise de dados para compreender padrões de comportamento do consumidor e otimizar estratégias de marketing.
  • Branding e Gestão de Marca: Envolve o processo de criar e gerenciar a imagem e identidade de uma marca no mercado.
  • Marketing de Relacionamento: Visa criar e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Qual é a importância do Marketing?

A importância do Marketing é visualizada na conexão entre empresas e consumidores. A área identifica e atende necessidades dos clientes, além de criar valor, impulsionando vendas e construindo a marca. Sem o marketing, as empresas lutariam para alcançar seu público-alvo e diferenciar seus produtos ou serviços em mercados competitivos.

Qual é a diferença entre Marketing e Publicidade?

Embora complementares, o Marketing e a Publicidade são etapas distintas de captação e desenvolvimento de soluções. Enquanto o marketing atua em um escopo amplo, que engloba a identificação das necessidades do consumidor, desenvolvimento de produtos, definição de preços, distribuição e promoção, a Publicidade é um componente do marketing, focada na criação e disseminação de mensagens para informar ou influenciar o público sobre produtos, serviços ou marcas.

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Os tipos de formação para o curso de Marketing são: bacharelado , tecnólogo , pós-graduação e técnico .

Como é o curso de Marketing?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino oferecem a opção de bacharelado.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, o curso de Marketing é voltado para a formação de profissionais aptos para coordenar equipes de marketing, assessorar dirigentes de marketing, gerenciar produtos, serviços e marcas, além de planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.

O programa também enfatiza o desenvolvimento de competências para avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing, identificar e analisar canais de distribuição, e planejar estratégias de comunicação com os consumidores.

Após a conclusão do curso, que possui uma carga horária total de 1600 horas, os graduados têm a possibilidade de prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação na área de Administração, entre outras.

A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Em nível técnico, a duração é de, em média, 800 horas. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Diferente da graduação tecnológica, o bacharelado possui extensão superior e profundidade de análises, abrangendo conteúdos teóricos e práticos. Atualmente, nove instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Marketing em nível de bacharelado, segundo consulta aos dados do e-MEC. São elas:

De acordo com o Censo da Educação Superior 2022, o curso de Marketing ocupa a décima posição entre as formações da modalidade EaD com maior número de matriculados. Ao todo, 84.681 estudantes se matricularam no programa para esse modelo de ensino.

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Qual é objetivo do Marketing?

O objetivo do marketing é identificar as necessidades dos consumidores e refletir em produtos que agreguem valor, tanto para os clientes quanto para a empresa. Isso inclui atrair e reter usuários por meio da promoção de produtos ou serviços, construindo relacionamentos de longo prazo e promovendo a marca.

Qual a grade curricular de Marketing?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Marketing em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração de Marketing

  • Comunicação e Expressão

  • Comunicação Organizacional

Ver a grade curricular

O que estuda o Marketing?

O Marketing se dedica ao estudo do comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento de marca e competitividade. O curso prepara o aluno para analisar as preferências do consumidor e desenvolver produtos e meios para atendê-lo eficazmente, empregando estratégias que maximizem a satisfação do cliente e o sucesso da empresa no mercado.

No curso de Marketing, os estudantes aprendem sobre análise de mercado, segmentação de mercado, estratégias de marketing, plano de marketing, pesquisa de mercado, branding, publicidade, relações públicas, entre outros. Os alunos também aprendem sobre as principais ferramentas utilizadas no marketing digital, como SEO, SEM, Google Analytics, redes sociais, e-mail marketing, entre outras.

O programa estuda a forma como as empresas podem se adaptar às mudanças do mercado, bem como a avaliação dos resultados obtidos. Por fim, a faculdade de Marketing permite que os alunos adquiram uma visão integral da área, bem como conhecimentos e habilidades necessários para serem bem sucedidos.

Entre as disciplinas básicas e específicas do curso de Marketing, encontram-se:

  • Matriz de análise;
  • Comportamento do consumidor;
  • Estratégia;
  • Produto;
  • Preço;
  • Distribuição;
  • Comunicação;
  • Marketing de varejo;
  • Gestão de Marcas;
  • Pesquisa;
  • Serviços;
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Marketing Social e Ambiental;
  • Marketing Digital.

A finalidade do marketing é criar valor para o cliente e gerar lucro para a empresa. Ele busca identificar as necessidades e desejos dos consumidores, desenvolver produtos e serviços que atendam essas demandas e promovê-los de forma eficaz para alcançar o público-alvo. Além disso, o setor também busca estabelecer e manter relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo um atendimento de qualidade e proporcionando experiências positivas.

Ao criar uma estratégia de marketing eficiente, a empresa pode aumentar sua visibilidade e reputação, gerar novas oportunidades de negócio, fidelizar clientes existentes e conquistar novos mercados.

Confira as notícias da área de Marketing

Analista de marketing é uma das profissões com maior média salarial em 2024, diz portal

Um estudo realizado pela empresa Robert Half, especializada em recrutamento, revela que profissionais das áreas de tecnologia e marketing serão os mais bem remunerados em 2024. De acordo com o levantamento, caso os profissionais atendam aos principais requisitos demandados pelo mercado, os salários podem chegar à faixa dos 80 mil reais por ano.

Essas informações foram inicialmente divulgadas pelo portal O Tempo.

Conforme o Guia de Remuneração de 2024, analistas de dados, engenheiros de dados e gestores de TI podem receber aproximadamente 35 mil reais por mês, desde que possuam as habilidades exigidas pelo mercado em seus currículos.

Outra profissão em destaque no estudo é a de analista de marketing. Se o profissional for capaz de desenvolver estratégias promocionais eficazes online, analisar o comportamento do consumidor e demonstrar habilidade na criação de inovações a partir de produtos e serviços, ele pode receber até 78 mil reais anualmente.

Dia do Profissional de Marketing é celebrado no mês de maio:

O Dia do Profissional de Marketing é celebrado no dia de 8 de maio. Uma ocasião dedicada a homenagear e valorizar aqueles que atuam como a ligação entre marcas e consumidores, ajudando as empresas a alcançarem seus objetivos de forma estratégica.

O termo "marketing" deriva de "market", que em inglês significa mercado. Dessa forma, o profissional de marketing tem como missão possibilitar que a marca ou empresa apresente seu produto ao mercado de modo a satisfazer tanto a empresa quanto o consumidor.

Antigamente, o marketing era uma especialização procurada principalmente por profissionais formados em Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e áreas correlatas. Contudo, hoje em dia, já existem cursos de graduação específicos em Marketing.

Veja também: A grade curricular do curso superior de Marketing, no site da Quero Bolsa.

Quanto custa uma faculdade de Marketing?

Em média, o curso de Marketing custa entre R$ 89,10 a R$ 2.626,31, com base em 258 instituições parceiras da Quero Bolsa. Os valores variam de acordo com a modalidade. Há opções presenciais, semipresenciais e EaD.

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Sobre a carreira de Marketing

O que faz o profissional de Marketing?

O profissional de Marketing elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação das empresas, implementando e coordenando a execução de atividades.

Ele pode atuar na comunicação corporativa, prestar consultoria a empresas para o lançamento de produtos e serviços, trabalhar com pesquisa para identificar hábitos e necessidades de consumidores e posicionar e promover o trabalho de artistas e influenciadores, entre outras funções.

No mercado de trabalho, esse profissional pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

O setor de serviços é o que mais costuma empregar esse profissional. Entre as áreas mais aquecidas estão marketing digital, cultural e promocional.

Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um profissional de marketing.

Onde o profissional de Marketing pode trabalhar?

O profissional de marketing é responsável por desenvolver estratégias e planejar ações de comunicação e marketing que buscam atingir os objetivos da empresa. Ele pode trabalhar em agências de publicidade, em empresas de produtos ou serviços, em departamentos de marketing ou em empresas de desenvolvimento de software.

Também há demanda em departamentos de comunicação e consultoria de marketing, bem como no setor de e-commerce.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Marketing ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

De acordo com o Mapa do Ensino Superior 2023, feito pelo Instituto Semesp, o curso de Marketing EaD é o 10º com o maior número de alunos concluintes entre os anos de 2017 e 2021 - exclusivamente para cursos EaD. O levantamento aponta que 35.393 estudantes encerraram o curso com êxito.

Na rede privada de ensino, 74.207 estudantes realizaram matrículas para cursos de Marketing na modalidade de ensino a distância e 66.569 alunos ingressaram na Educação à Distância. Por outro lado, a pesquisa aponta que Marketing não figura entre os 20 maiores cursos EaD, em taxa de matrículas, para o ensino público superior.

Pesquisa "Os Resultados do Panorama de Marketing 2023" é divulgada: De acordo com o relatório Panorama do Marketing 2023, realizado pela RD Station com mais de 1.600 profissionais do setor no país, especialmente na Região Sudeste (54%), 75% das empresas brasileiras não bateram suas metas de marketing no ano de 2022. A pesquisa também aponta que 51% dos entrevistados também são responsáveis por metas de vendas em suas empresas.

Outro número que chama atenção é o levantamento de que 59% dos profissionais de Marketing da pesquisa já usam o ChatGPT na sua rotina. Além disso, a Atuação em Redes sociais é a estratégia mais realizada pelos times de Marketing.

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 350 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: analista de marketing, assistente de marketing e outras profissões.

Quanto ganha um profissional de Marketing?

O salário médio de um Profissional de Marketing no Brasil é de R$ 4.711,01 . Os estados onde a profissão de Profissional de Marketing têm os melhores salários são .

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

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Como ingressar na profissão de Marketing?

Como trabalhar com Marketing?

Para trabalhar com marketing, uma das principais exigências é a familiaridade com as ferramentas de prospecção, como o Google Adwords, o Facebook Ads e o LinkedIn Ads.

Além disso, os candidatos devem ter conhecimento sobre como usar o e-mail marketing e os principais canais de mídia social. O profissional de marketing também deve ter habilidades em comunicação.

Por fim, os profissionais de marketing precisam ser capazes de analisar dados e tomar decisões estratégicas embasadas. Isso inclui saber identificar tendências de mercado, avaliar os resultados de campanhas e tomar decisões informadas a respeito de novas estratégias.

Marketing em alta: A edição 2023 do guia salarial da Robert Half listou algumas profissões na área do Marketing em alta para o ano da publicação. Coordenador de marketing digital, Gerente de e-commerce, Executivo de contas, Gerente de marketing digital e Analista de marketing digital foram algumas carreiras listadas como destaque pela Robert Half.

Destaque para as profissões que trabalham na área analítica: Analista de inteligência de mercado e Analista de inteligência de negócios, por exemplo.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Veja também: Tudo sobre o curso de Comunicação e Marketing no site da Quero Bolsa.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Marketing?

As principais características do profissional de Marketing, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Liderar pessoas;
Capacidade de negociação;
Tomar decisões;
Capacidade de abstração;
Trabalhar em equipe;
Raciocínio analítico;
Capacidade de síntese;
Capacidade de relacionamento interpessoal;
Flexibilidade;
Agir com empatia;
Organização;
Habilidades comunicativas;
Criatividade;
Saber ouvir;
Visão sistêmica.

Nota de corte para Marketing

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Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Marketing foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Marketing
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