Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Marketing

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado, Tecnólogo, Pós-graduação e Técnico
Área de conhecimento
Ciências sociais aplicadas
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Não

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Marketing

O curso de Marketing forma profissionais capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado, traçar e executar estratégias para melhorar a imagem de uma marca ou produto para torná-los mais competitivos, e trabalhar com pesquisa de mercado.

Além disso, o Marketing vem ganhando destaque com o avanço da internet, por inserir as marcas no contexto digital e criar relacionamento com os usuários das redes sociais.

Ao final do curso, o aluno se qualifica como um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas e criar estratégias mercadológicas. Será capaz de acompanhar e analisar todo o processo de venda, desde concepção da ideia de um produto ou serviço até a satisfação do consumidor, a fim de fidelizar clientes e aumentar o alcance da marca.

Os tipos de formação para o curso de Marketing são: bacharelado , tecnólogo , pós-graduação e técnico .

Como é a faculdade de Marketing?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino já oferecem a opção de bacharelado.

O curso tecnológico deve apresentar conteúdos gerais sobre o campo de gestão, além dos conteúdos específicos de marketing. Já o currículo do bacharelado inclui, além das matérias ligadas ao marketing e à gestão de negócios, disciplinas como economia, sociologia e estatística.

A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Encontre a faculdade ideal para você aqui.

Qual a grade curricular de Marketing?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Marketing em uma de nossas faculdades parceiras:

Administração de Compras e Vendas
Administração de Marketing
Comportamento do Consumidor

Ver mais sobre a grade curricular de Marketing

O que se aprende na faculdade de Marketing?

Entre as disciplinas básicas e específicas do curso de Marketing, encontram-se:

  • Matriz de análise;
  • Comportamento do consumidor;
  • Estratégia;
  • Produto;
  • Preço;
  • Distribuição;
  • Comunicação;
  • Marketing de varejo;
  • Gestão de Marcas;
  • Pesquisa;
  • Serviços;
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Marketing Social e Ambiental;
  • Marketing Digital.

Quanto custa uma faculdade de Marketing?

O valor do curso de Marketing pode variar bastante. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 96,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.

Procure o curso de Marketing ideal para você!

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar
Mensalidades a partir de R$ 30,00 entre as 1.014 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Tipo de modalidade

Qual a sua localização?

Prefere alguma faculdade?


Sobre a carreira de Marketing

Saiba tudo sobre a profissão de Marketing

O que faz o profissional de Marketing?

O profissional de Marketing elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação das empresas, implementando e coordenando a execução de atividades.

Ele pode atuar na comunicação corporativa, prestar consultoria a empresas para o lançamento de produtos e serviços, trabalhar com pesquisa para identificar hábitos e necessidades de consumidores e posicionar e promover o trabalho de artistas e influenciadores, entre outras funções.

No mercado de trabalho, esse profissional pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

O setor de serviços é o que mais costuma empregar esse profissional. Entre as áreas mais aquecidas estão marketing digital, cultural e promocional.

Onde o profissional de Marketing pode trabalhar?

O profissional de Marketing exerce suas atividades em empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral. Geralmente, atua com carteira assinada.

Trabalha em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em períodos diurnos. Em alguns casos, atua sob pressão, o que pode ocasionar situações de estresse.

Quanto ganha um profissional de Marketing?

O salário médio de um Marketing no Brasil é de R$ 3.454,75 . Os estados onde a profissão de Marketing têm os melhores salários são São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Marketing .

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços. Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso. Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa

Como ingressar na profissão de Marketing

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Marketing?

É necessário diploma em um curso reconhecido pelo MEC para poder atuar profissionalmente. No caso do analista ou tecnólogo em Marketing, o tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Para atuar como administrador na área de Marketing, é exigido também registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Marketing?

As principais características do profissional de Marketing, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Liderar pessoas;
Capacidade de negociação;
Tomar decisões;
Capacidade de abstração;
Trabalhar em equipe;
Raciocínio analítico;
Capacidade de síntese;
Capacidade de relacionamento interpessoal;
Flexibilidade;
Agir com empatia;
Organização;
Habilidades comunicativas;
Criatividade;
Saber ouvir;
Visão sistêmica.

Nota de corte para Marketing

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Marketing foram:

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Menor nota de corte

450

Febac

Maior nota de corte

670

Uam

Menor nota de corte

452

Unicid

Maior nota de corte

639

Unian – Rj

Menor nota de corte

628

Ifrn

Maior nota de corte

786

Usp

Está com dúvidas sobre Marketing?

Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas