Marketing de Conteúdo: o que é preciso para seguir essa carreira?
Para se adaptar ao mercado e começar uma carreira em marketing de conteúdo, é interessante observar as habilidades necessárias e o que é feito no dia a dia. Confira!
O Marketing de Conteúdo é uma área extremamente relevante atualmente. É um campo profissional que cresce a cada dia mais, com novas oportunidades surgindo à medida que a necessidade das empresas se intensifica.
No mundo digital, a comunicação na internet se tornou uma ferramenta de lucro, portanto, as organizações de todos os tipos precisam aprender a fazer um bom conteúdo.
Nesse sentido, é interessante saber como estabelecer uma carreira em Marketing de Conteúdo. Nessa profissão, você conseguirá trabalhar em diferentes frentes, bem como exercer diversas habilidades ao mesmo tempo. Por isso, para começar, é fundamental saber quais são essas habilidades e características requisitadas.
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Se você tem interesse nessa área, não deixe de acompanhar com atenção os tópicos a seguir. Se precisar, até tome nota!
Como é a carreira em Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma subárea do Marketing Digital. Trata-se de um conjunto de estratégias para planejar, produzir e distribuir peças de conteúdo que serão cruciais na comunicação da empresa com seus clientes.
Nesse sentido, esse marketing se encarrega de trabalhar com estratégias direcionadas aos consumidores, que falem com eles de acordo com suas dores e com o momento em que estão.
Essa abordagem se diferencia de outras ações de publicidade e até mesmo do marketing offline. Afinal, o conteúdo é encontrado pelo usuário por conta dos buscadores na internet, a partir de uma necessidade. Assim, é diferente de tentar vender algo de maneira incisiva ao comprador, já que o cliente inicia a conversa. Por isso, o resultado deve ser segmentado e personalizado.
De onde vêm os profissionais
Para exercer essa carreira, geralmente surgem muitos profissionais que já trabalham com produção de conteúdo, como jornalistas, ou publicitários, que já lidam com criação de peças de comunicação. Entretanto, o que tem feito o mercado tão aquecido e dinâmico é o fato de que importa muitos profissionais de áreas diversas: tecnologia, logística, administração, direito etc.
Algumas atribuições
Nessa carreira, o profissional ficará responsável por um conjunto de etapas para que um conteúdo específico seja criado. Inicialmente, ele pensará em como desenvolver uma estratégia e em quais são os seus objetivos principais. Ou seja, pode ser atrair mais acesso aos sites da empresa, gerar reconhecimento de marca ou conseguir contatos para passar ao time de vendas.
Pode-se pensar depois nos formatos que serão utilizados para contar a história e se comunicar com os consumidores. Nessa profissão, existem vários deles: artigos para blogs, vídeos, e-mails, ebooks, infográficos, entre vários outros. Como escolher? É necessário analisar os dados e chegar a uma conclusão do que é melhor para a persona do negócio.
Então, é necessário planejar os conteúdos, com pesquisa de palavras-chave e mapeamento dos temas que são mais relevantes para a persona. Ou seja, parte do trabalho desse profissional é exercer empatia e tentar entender o que as pessoas sofrem e o que elas aspiram. O planejamento também deve estar alinhamento aos produtos/serviços da empresa, trabalhando com temas periféricos aos assuntos principais.
Em seguida, o profissional pode passar para a produção propriamente dita. O objetivo final de cada texto é levar o leitor a uma decisão no final, que o aproxime da solução do seu problema e do produto/serviço que a empresa vende.
A próxima etapa é justamente distribuir. Nesse momento, é preciso levar os posts aos canais utilizados pela sua persona diariamente e se fazer notar. Para conquistar um bom resultado, é necessário estudar os principais canais, entender como comunicar diretamente em um cada deles e trabalhar uma estratégia de postagens regulares neles.
Essas fases que descrevemos são para o principal meio de trabalho do Marketing de Conteúdo, os blogs. Contudo, existem diretrizes distintas para outras frentes, como email e redes sociais. O que importa é que todas as mídias compartilham os ideais: é necessário estabelecer uma produção consistente, organizada, engajante e, sobretudo, personalizada.
Quais são as habilidades necessárias (e como obtê-las)?
Nesta seção, vamos examinar as principais habilidades associadas com a carreira de Marketing de Conteúdo.
Como a principal ferramenta desse tipo de marketing é o conteúdo, é imprescindível destacar a importância da boa escrita. Desse modo, todo candidato a essa profissão deve se certificar de saber escrever, o que inclui respeitar as regras da língua e ser capaz de tocar os clientes com um estilo empolgante e convincente.
Para conseguir isso, é importante estudar a nossa língua, ler muito e, principalmente, escrever bastante.
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Vale destacar que a escrita na web é diferente do que é a escrita em outros contextos. É preciso ser sucinto, pensar na experiência de leitura e estar focado em gerar valor específico para o leitor, considerando o momento em que ele vive, suas necessidades e preferências. Assim, é uma escrita empática e direcionada, contudo, sem jamais ser prolixa e sem foco.
Saber contar histórias
O storytelling é uma das grandes tendências do Marketing de Conteúdo atual, portanto, deve ser dominado por quem deseja construir carreira nessa área. Trata-se do poder de contar histórias engajantes que situem o cliente em uma narrativa interessante para eles. Essa história precisa ter começo, meio, fim, personagens, cenários, além de ser facilmente compreensível para os consumidores.
Para aprender a contar histórias, você pode recorrer a livros e desenvolver um bom hábito de leitura. Contudo, também é essencial estudar especificamente sobre o assunto, com cursos online.
Análise de dados
Além de tudo o que já pontuamos, o profissional de conteúdo deve saber entender os números também. Principalmente porque ele precisará manipular ferramentas de análise de dados para estudar os resultados de performance, tentar traçar novos rumos a partir disso e buscar melhorias constantes. Não existe Marketing Digital sem análise de métricas, por isso, essa é uma das habilidades obrigatórias no currículo.
Algumas das mais comuns nesse universo são: número de acessos por páginas, duração de cada sessão, cliques nas publicações que levam ao blog, bem como número de compartilhamentos de um post.
Isso inclui saber lidar com softwares voltados para essa tarefa no Marketing, como Business Intelligence, Google Analytics, CRMs (customer relationship manager) e ferramentas de automação.
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Para aprender mais sobre isso, uma boa dica é consumir cursos sobre o assunto; outra é ler e estudar acerca de dados, Big Data e outros assuntos. Existe uma importante certificação da Google sobre o Analytics que pode ser interessante.
SEO
O SEO (otimização para motores de busca) é uma parte integrante do Marketing de Conteúdo que faz com que tudo funcione corretamente. É esse conjunto de técnicas que vai posicionar o que for criado em buscadores para que os clientes encontrem as peças quando estiverem procurando soluções.
Assim, é fundamental aprender mais sobre o assunto e se especializar em palavras-chave, Link Building, SEO On-Page e SEO Off-Page, meta descrições, otimização de títulos, entre outras questões.
Uma boa forma de fazer isso é procurar cursos online e certificações. Contudo, livros podem ser úteis também. Para dicas mais rápidas, você pode recorrer a vídeos no YouTube, em canais de grandes empresas de Marketing, como Neil Patel, Brian Dean da Backlinko, Hubspot e outras.
Habilidades técnicas
Para crescer no Marketing de Conteúdo, é necessário um pacote de habilidades técnicas que incluem o SEO e outras questões. Por exemplo, mais do que nunca, é interessante saber um pouco sobre programação web, principalmente as linguagens HTML, CSS e PHP. Esse conhecimento ajuda na otimização dos sites para atender às especificações de SEO e posicionar melhor as publicações no Google.
Nesse prisma, também pode ser uma boa dica buscar conhecimento especializado sobre CMS, como o WordPress. Essas características mais técnicas são importantes porque o profissional terá que gerenciar um blog e um site, portanto, precisará administrar a configuração interna e otimizar as páginas.
Com relação às linguagens de desenvolvimento web, você pode encontrar opções de cursos online de alta qualidade e o mesmo serve para o aprendizado sobre WordPress também.
Acompanhar tendências
Precisamos destacar que a área de conteúdo é extremamente mutável. O SEO, por exemplo, passa por profundas mudanças com surgimento de novos algoritmos e abordagens do Google. Além disso, o comportamento do consumidor muda, novos canais aparecem, bem como diferentes formatos se tornam mais relevantes para o público.
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Desse modo, o profissional deve ser capaz de acompanhar essas variações e se adaptar a todas elas, de forma a obter o melhor para o seu dia a dia. É imprescindível sempre ler publicações das empresas do setor e acompanhar notícias especializadas para saber o que está acontecendo e adequar a produção a essas transformações.
Quais características (soft skills) são necessárias?
Essa área não é somente composta por hard skills. Por ser parte da comunicação, ela envolve muitas soft skills também. Vamos explorar algumas delas a seguir.
Poder de convencimento
O Marketing de Conteúdo não é somente escrever para fazer o leitor se sentir bem. Lembre-se: o fim não é o conteúdo em si. O objetivo é levar o cliente a uma ação, mais próxima da decisão de compra.
Por isso, cada texto deve ser desenvolvido por alguém com uma grande capacidade de convencimento, ou seja, com um poder de persuasão muito alto. É possível cultivar essa característica ao conhecer mais sobre copywriting e treinar os seus padrões.
Como já falamos, a base da criação de conteúdo nesse contexto é a empatia. Não é somente criar de qualquer jeito, sem pensar em quem lê e somente tentando transmitir valores da empresa.
A escrita para web é focada no cliente e requer uma forte capacidade de sentir empatia com as pessoas, entender suas dores e tentar enxergar como ela ao encarar aquela peça.
Saber dar e receber feedbacks
Até pela natureza altamente analítica do Marketing de Conteúdo, é uma área que envolve uma busca por evolução constante. Por essa razão, é comum que as métricas inspirem feedbacks de colaboradores para outros. Assim, para atuar nesse campo, é preciso saber dar e receber feedbacks.
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Como vimos, o Marketing de Conteúdo é um dos campos mais importantes atualmente no setor de comunicação. Uma carreira nessa área pode começar com um curso ou uma certificação, porém precisa passar pelo desenvolvimento das habilidades que discutimos, desde as mais técnicas às soft skills. Assim, você poderá exercer importantes papéis, como o de Content Manager.
Agora que você já sabe o que precisa para essa carreira, aproveite para descobrir o que é um Content Manager e entender sua importância.
Colaboração: Rock Content