Escrever bem
Como a principal ferramenta desse tipo de marketing é o conteúdo, é imprescindível destacar a importância da boa escrita. Desse modo, todo candidato a essa profissão deve se certificar de saber escrever, o que inclui respeitar as regras da língua e ser capaz de tocar os clientes com um estilo empolgante e convincente.
Para conseguir isso, é importante estudar a nossa língua, ler muito e, principalmente, escrever bastante.
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Vale destacar que a escrita na web é diferente do que é a escrita em outros contextos. É preciso ser sucinto, pensar na experiência de leitura e estar focado em gerar valor específico para o leitor, considerando o momento em que ele vive, suas necessidades e preferências. Assim, é uma escrita empática e direcionada, contudo, sem jamais ser prolixa e sem foco.
Saber contar histórias
O storytelling é uma das grandes tendências do Marketing de Conteúdo atual, portanto, deve ser dominado por quem deseja construir carreira nessa área. Trata-se do poder de contar histórias engajantes que situem o cliente em uma narrativa interessante para eles. Essa história precisa ter começo, meio, fim, personagens, cenários, além de ser facilmente compreensível para os consumidores.
Para aprender a contar histórias, você pode recorrer a livros e desenvolver um bom hábito de leitura. Contudo, também é essencial estudar especificamente sobre o assunto, com cursos online.
Análise de dados
Além de tudo o que já pontuamos, o profissional de conteúdo deve saber entender os números também. Principalmente porque ele precisará manipular ferramentas de análise de dados para estudar os resultados de performance, tentar traçar novos rumos a partir disso e buscar melhorias constantes. Não existe Marketing Digital sem análise de métricas, por isso, essa é uma das habilidades obrigatórias no currículo.
Algumas das mais comuns nesse universo são: número de acessos por páginas, duração de cada sessão, cliques nas publicações que levam ao blog, bem como número de compartilhamentos de um post.
Isso inclui saber lidar com softwares voltados para essa tarefa no Marketing, como Business Intelligence, Google Analytics, CRMs (customer relationship manager) e ferramentas de automação.
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Para aprender mais sobre isso, uma boa dica é consumir cursos sobre o assunto; outra é ler e estudar acerca de dados, Big Data e outros assuntos. Existe uma importante certificação da Google sobre o Analytics que pode ser interessante.
SEO
O SEO (otimização para motores de busca) é uma parte integrante do Marketing de Conteúdo que faz com que tudo funcione corretamente. É esse conjunto de técnicas que vai posicionar o que for criado em buscadores para que os clientes encontrem as peças quando estiverem procurando soluções.
Assim, é fundamental aprender mais sobre o assunto e se especializar em palavras-chave, Link Building, SEO On-Page e SEO Off-Page, meta descrições, otimização de títulos, entre outras questões.
Uma boa forma de fazer isso é procurar cursos online e certificações. Contudo, livros podem ser úteis também. Para dicas mais rápidas, você pode recorrer a vídeos no YouTube, em canais de grandes empresas de Marketing, como Neil Patel, Brian Dean da Backlinko, Hubspot e outras.
Habilidades técnicas
Para crescer no Marketing de Conteúdo, é necessário um pacote de habilidades técnicas que incluem o SEO e outras questões. Por exemplo, mais do que nunca, é interessante saber um pouco sobre programação web, principalmente as linguagens HTML, CSS e PHP. Esse conhecimento ajuda na otimização dos sites para atender às especificações de SEO e posicionar melhor as publicações no Google.
Nesse prisma, também pode ser uma boa dica buscar conhecimento especializado sobre CMS, como o WordPress. Essas características mais técnicas são importantes porque o profissional terá que gerenciar um blog e um site, portanto, precisará administrar a configuração interna e otimizar as páginas.
Com relação às linguagens de desenvolvimento web, você pode encontrar opções de cursos online de alta qualidade e o mesmo serve para o aprendizado sobre WordPress também.
Acompanhar tendências
Precisamos destacar que a área de conteúdo é extremamente mutável. O SEO, por exemplo, passa por profundas mudanças com surgimento de novos algoritmos e abordagens do Google. Além disso, o comportamento do consumidor muda, novos canais aparecem, bem como diferentes formatos se tornam mais relevantes para o público.
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Desse modo, o profissional deve ser capaz de acompanhar essas variações e se adaptar a todas elas, de forma a obter o melhor para o seu dia a dia. É imprescindível sempre ler publicações das empresas do setor e acompanhar notícias especializadas para saber o que está acontecendo e adequar a produção a essas transformações.
Quais características (soft skills) são necessárias?
Essa área não é somente composta por hard skills. Por ser parte da comunicação, ela envolve muitas soft skills também. Vamos explorar algumas delas a seguir.
Poder de convencimento
O Marketing de Conteúdo não é somente escrever para fazer o leitor se sentir bem. Lembre-se: o fim não é o conteúdo em si. O objetivo é levar o cliente a uma ação, mais próxima da decisão de compra.
Por isso, cada texto deve ser desenvolvido por alguém com uma grande capacidade de convencimento, ou seja, com um poder de persuasão muito alto. É possível cultivar essa característica ao conhecer mais sobre copywriting e treinar os seus padrões.