De acordo com a pesquisa, realizada em 2019, 5,4% das pessoas que buscavam por cursos tecnólogos procuravam pela graduação de nível tecnológico em Marketing.
Diversos fatores justificam essa popularidade pelo curso, que está no eixo de Gestão e Negócios, classificado pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC). Uma das principais razões da alta procura é a ótima remuneração da carreira.
A Revista Quero usou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para listar os profissionais tecnólogos mais bem pagos do Brasil. Em primeiro lugar no ranking aparece o profissional formado em Marketing. Segundo o Caged de 2019, o salário médio para essa carreira era de R$ 9.164,88 por mês.
Agora, este texto vai te mostrar mais detalhes sobre essa graduação e a lista das melhores faculdades de Marketing, segundo classificação do Ministério da Educação (MEC). Confira todas as informações!
Cursos de nível superior tecnológicos têm como o principal objetivo preparar profissionais para atuarem diretamente com os afazeres da rotina profissional da área de formação. E não é diferente no caso da graduação de Marketing.
Para entender o que se faz nesse curso, o Quero Bolsa conta com uma página sobre a graduação de Marketing. Nela, é possível ver quais são as principais diretrizes do curso e algumas de suas disciplinas mais importantes. Veja:
Comportamento do Consumidor;
Marketing Digital;
Produto, Preço, Praça e Promoção;
Administração de Compras e Vendas.
Qual é o perfil do profissional de Marketing?
O profissional de Marketing é um dos responsáveis pelas estratégias de negócios de uma empresa ou de uma marca, e torná-la mais evidente no mercado.
Para isso, ele precisa ter habilidades com os números e novas tecnologias do mercado, como redes sociais, ser uma pessoa curiosa, criativa e comunicadora e ter alguns diferenciais que podem ser importantes para os negócios, como conhecimentos de gestão e língua estrangeira.
Com a grande popularidade do curso de Marketing e o interesse de muitos pelo assunto, a Revista Quero levantou as faculdades mais bem avaliadas pelo MEC.
Para isso, usou o Conceito Preliminar de Curso (CPC)*, avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, para classificar os cursos das instituições de ensino superior no Brasil. O CPC é uma nota que pode variar entre um e cinco. Quanto mais próxima de cinco, melhor é a classificação do curso da faculdade.
Ao consultar os dados do MEC, a Revista Quero selecionou as 50 faculdades de Marketing com o maior índice do CPC. Ao todo, são 41 cursos presenciais e nove de educação a distância (EaD) de Marketing. Veja a lista:
Na lista acima, há duas pontuações diferentes: o CPC Contínuo e o CPC Faixa. Entenda a diferença de cada conceito que o MEC usa para avaliar os cursos:
CPC contínuo: essa é a nota final da instituição, com uma média de todos os componentes que foram avaliados (lembrando que as instituições são avaliadas de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta);
CPC faixa: essa nota é o valor arredondado do CPC contínuo (que é a nota que as instituições de ensino divulgam). Quando uma instituição resulta na nota contínua igual ou maior a 3,945 sua nota faixa é o valor máximo, ou seja 5. Ou seja, quando um curso tiver nota inferior a 3,945 o valor do CPC faixa será de 4, e assim por diante.
Teste vocacional para Marketing
Você buscou pelas melhores faculdades de Marketing, então está interessado em fazer o curso. Mas ainda não tem certeza se ele pode ser uma boa ideia para a sua carreira? Faça o teste vocacional gratuito do Quero Bolsa e descubra se você tem perfil para estudar essa graduação.
Além das melhores faculdades de Marketing listadas acima, existem diversas outras instituições que oferecem o curso e também são reconhecidas pelo MEC. Muitas dessas universidades oferecem bolsas de estudo aos estudantes.
Abaixo, listamos algumas outras opções que podem ter unidades bem próximas de você, com preços menores nas mensalidades. Confira: