
Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina? Entenda os cursos
Juliana Gottardi | 11/04/25Entenda o que diferencia o biomédico do médico, e descubra qual carreira combina mais com o seu perfil
Muita gente por aí pode ficar em dúvida na hora de escolher entre o tecnólogo e o bacharelado em Marketing. Por isso, a Revista Quero resolveu procurar alguns especialistas no assunto para identificar as diferenças entre esses cursos e como anda o mercado de trabalho na área de uma forma geral.
A distinção básica entre os tipos de curso está baseada em um ponto fundamental: o fato de a grade curricular dos tecnólogos estar mais focada em disciplinas de cunho mais prático sobre o cotidiano do profissional de Marketing, de acordo com a professora Luciane Duarte, coordenadora do curso de Marketing da UMESP.
Veja também
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?
Alguns destaques, segundo ela, são Gestão Mercadológica, Marketing de Serviços, Inteligência de Mercado, Gestão de Projetos, Gestão de Marcas, Marketing Digital e suas Ferramentas, Criação e Inovação e Comportamento do Consumidor. No bacharelado, por ser um tempo maior de estudos, o estudante pode se aprofundar um pouco mais teoricamente.
Os profissionais de Marketing são responsáveis por pensar as estratégias das organizações. Eles ocupam cargos de gestão e direção, atuando no posicionamento estratégico da empresa, da marca, do comportamento do consumidor e em pesquisas. Por isso, o mercado é sempre promissor, pois empresas precisam de profissionais que estejam preparados para atuar de forma estratégica, inovadora e criativa.
O salário médio, no Brasil, de uma pessoa formada em Marketing é R$ 8.293,47, segundo dados do Caged 2018.
Para Luciane, os principais desafios dos mercadólogos são, em especial, estar na vanguarda e se antecipar às tendências e alterações na mudança de comportamento da sociedade. Estratégias voltadas para o monitoramento do ambiente externo e melhores práticas no ambiente interno são essenciais para a boa atuação profissional.
O Estado brasileiro com o maior salário na área é São Paulo, com o valor de R$ 10.350,95.
Como o mercado vive mudando, é interessante ficar antenado em suas transformações e tendências. Quanto a isso, a professora alerta: “Sem dúvida alguma as áreas de destaque do Marketing hoje em dia envolvem o comportamento online das empresas, mais conhecido como o Marketing Digital e suas ferramentas, Estratégias de Relacionamento com o Consumidor e o Marketing de Experiência”, lembra Luciane.
Se você ainda está escolhendo o tipo ou até mesmo a área para uma formação, é importante ficar atento a alguns detalhes. “Uma boa universidade abre portas de trabalho, por isso quanto melhor for a formação, mais oportunidades de trabalhar em grandes organizações ou ter maiores chances de sucesso em iniciativas empreendedoras. Saiba a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade. Isso tem peso importante na formação.”
“Sempre procure conhecer as notas que o MEC atribui ao curso no qual está interessado (ENADE, CPC, IGC). Procure saber pelos estudantes atuais como é o curso, os professores, a estrutura física e o clima da universidade. Um bom ambiente de estudos contribui muito para o processo de formação”, completa Luciane.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
E você? Tem algum interesse em fazer algum curso tecnólogo ou bacharelado em Marketing? Como anda a sua vontade de estudar?
O Quero Bolsa conta com bolsas de estudo capazes de ajudar você a melhorar as suas oportunidades no mercado de trabalho com diversos cursos.
Entre as faculdades parceiras estão: