A resposta para essa pergunta pode estar em um estudo que concluiu que as pessoas que fazem um curso tecnólogo não reclamam da qualidade e estão buscando conseguir ou firmar um espaço no mercado de trabalho de forma mais objetiva e rápida.
O levantamento foi feito pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) em 2017 e analisou esse tipo de curso de uma maneira bastante específica.
Segundo o próprio MEC (Ministério da Educação), “os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional”.
Ou seja, o tecnólogo é considerado um curso superior, oferece a possibilidade de fazer uma pós-graduação ou mestrado em seguida e ainda a oportunidade de prestar concurso público, em alguns casos.
Qual é a diferença entre curso técnico e curso tecnólogo?
É muito importante saber a diferença entre curso técnico e curso tecnológico. Muita gente confunde esses termos e não conhece ao certo suas características.
Curso técnico É feito no Ensino Médio. O requisito para o candidato é ter feito o Ensino Fundamental. Ele apresenta uma curta duração – de alguns meses a até 3 anos. Não proporciona uma ampla formação na área.
Curso tecnólogo É considerado curso superior. A exigência aqui é ter feito o Ensino Médio. Sua duração é mais curta que os cursos de bacharelado e licenciatura, de 2 a 3 anos. É mais direcionado para as demandas do mercado de trabalho.
Em países com altas taxas de escolarização, como Alemanha, Estados Unidos e Coreia do Sul, 50% das matrículas se encontram em cursos superiores voltados para o mercado de trabalho e com uma duração menor, o que seria o equivalente às graduações tecnológicas no Brasil.
Fonte: Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017
Um ponto importante que também foi considerado nessa pesquisa é que ainda existe um certo preconceito com esse tipo de graduação no Brasil, por isso o número de ingressantes é menor em relação aos cursos de bacharelado e licenciatura.
Censo da Educação Superior 2016 – Ingressantes em cursos de graduação em 2016
O curso tecnólogo não é restrito apenas a áreas de tecnologia. Ele abrange, na verdade, diversos campos. Pode ser na área de Gastronomia, Gestão Ambiental ou até mesmo Estética e Cosmética.
Censo da Educação Superior 2016 – Ingressantes em cursos de graduação em 2016
É importante ficar atento e verificar se o curso escolhido é reconhecido pelo MEC. Para isso, é possível fazer a consulta no site: http://emec.mec.gov.br/.
O Quero Bolsa também oferece cursos tecnólogos com bolsas de estudo. Se você se interessou, pode fazer uma busca para encontrar o que melhor se encaixa no seu perfil.