logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

O que é tecnólogo? Veja dúvidas comuns sobre esse tipo de graduação

por Mathias Sallit em 04/10/19 730 visualizações

Atualizado em 27/12/2021

Segundo o Censo da Educação Superior, 21% dos estudantes ingressos em alguma graduação no Brasil em 2018 entraram em cursos tecnológicos, o que representa 719.569 novos alunos. Mas o que é tecnólogo?

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação 

Ingressantes em cursos de graduação em 2018
o que é tecnólogo
Fonte: Censo da Educação Superior 2018 - MEC/Inep

Tecnólogo, na verdade, é o grau que se dá a quem é formado em algum curso superior de tecnologia, também conhecido como curso tecnológico. Ainda de acordo com o Censo, divulgado pelo MEC em setembro de 2019, o número de matrículas aumentou quase 10% em um ano nesse tipo de graduação.

Sim, cursos tecnológicos são reconhecidos como uma graduação desde 18 de dezembro de 2002, quando a Resolução CNE/CP 3 foi publicada. Por isso, um diploma de tecnólogo equivale a qualquer graduação de nível superior e tem validade de nível nacional.

Os cursos tecnólogos costumam ter uma duração mais curta que a graduações de Bacharelado ou Licenciatura, o que é um dos atrativos para quem busca uma faculdade. Geralmente, um estudante leva entre dois e três anos para se formar tecnólogo, enquanto um bacharelado ou licenciatura costumam variar entre quatro e cinco anos de duração. O ensino a distância (EaD) também é uma possibilidade que vem crescendo por quem opta por esses cursos.

Saiba tudo sobre as diferenças entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.
+ E as diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Agora que você já sabe o que é tecnólogo, ou melhor, quem é o tecnólogo e o que é um curso tecnológico, pode começar a considerar fazer esse tipo de graduação. Para não restar nenhuma dúvida, a Revista Quero separou neste artigo algumas das principais dúvidas que surgem em quem procura sobre esses cursos e pensa em iniciar uma graduação.

Então vale a pena ser tecnólogo?

Uma pesquisa feita pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), em 2017, mostrou que os estudantes de tecnólogos não reclamam da qualidade dos cursos e buscam ingressar no mercado de trabalho de maneira rápida e objetiva.

o que é tecnólogo

A curta duração do curso atrai quem busca se preparar para uma carreira com foco no mercado profissional. Por isso, acaba tendo um foco mais voltado à prática já desde o começo. Mas esses não são os únicos atrativo para os estudantes. Saiba se vale a pena ser tecnólogo e conheça as vantagens do curso.

Posso ingressar em um curso tecnólogo usando a nota do Enem?

Sim! A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é válida para entrar nas  universidades que oferecem cursos tecnológicos. Muitas faculdades usam a prova para substituir o vestibular próprio da instituição, por isso o exame se torna uma das principais formas de ingresso de estudantes em tecnólogos. Mas não é só pelo Enem que é possível entrar nesses cursos.

Saiba como usar a nota do Enem e outras formas de entrar em um curso tecnólogo.

Posso fazer estágio enquanto faço um curso tecnólogo?

Sim, estudantes de cursos tecnológicos podem fazer estágios durante a graduação, mas os estágios precisam seguir algumas regras, impostas pela Lei do Estágio. Veja quais são as regras para que um estudante possa fazer estágio cursando tecnólogo.

Quem fez tecnólogo pode prestar concurso público?

Por se tratar de uma graduação de nível superior, um tecnólogo pode prestar concurso público. Mas é preciso ficar atento com as regras para concorrência da vaga disponibilizadas no edital do concurso. As vagas costumam variar de cargo para cargo, por isso é importante prestar atenção nas normas quando o edital for publicado e checar se tecnólogos podem concorrer à vaga.

Veja possíveis restrições para tecnólogos prestarem concurso público.

Quem fez tecnólogo pode fazer uma pós-graduação?

É comum surgir a dúvida se pessoas formadas em tecnólogos podem realizar alguma pós-graduação. Como cursos tecnológicos são graduações, depois de se formar e conseguir esse diploma, o estudante pode fazer uma pós-graduação, sim. Saiba quais são as modalidades de pós-graduações que o tecnólogo pode estudar.

É possível fazer mestrado depois do tecnólogo?

Quem fez tecnólogo pode fazer uma segunda graduação?

Não há nada que impeça quem se formou tecnólogo de fazer uma nova faculdade e um curso em qualquer área que seja, além de poder fazer outros tipos de graduação, como Bacharelado e Licenciatura.

Quais tipos de segunda graduação um tecnólogo pode fazer?

Mitos sobre os tecnólogos

Algumas informações sobre os cursos tecnológicos são divulgadas de maneira errada, como a afirmação de que tecnólogos não são graduados e não possuem diploma, ou que esses cursos são exclusivamente voltados à área de tecnologia.

Conheça 6 mitos sobre cursos tecnológicos.

Curiosidades sobre os cursos tecnólogos

Também há curiosidades que nem todo mundo sabe sobre as graduações tecnológicas. Por exemplo, você sabia que esses cursos não existem apenas no Brasil? Outros países da América e da Europa possuem graduações que seguem esse modelo, semelhante ao brasileiro. Conhece as áreas de maior destaque?

Veja 8 curiosidades sobre os cursos tecnológicos.

Além disso, há cursos tecnólogos que muita gente nem imagina que exista! Já ouviu falar em curso de Produção de Cachaça?

7 cursos tecnólogos que você provavelmente não conhecia.

Salários dos tecnólogos

A remuneração também é um dos pontos considerados por muitos estudantes que estão buscando alguma graduação. Na hora de escolher uma profissão, a remuneração é sempre levada em conta. Por isso, a Revista Quero fez uma lista com 7 cursos tecnólogos com salários acima de R$ 5 mil. Os salários podem chegar a mais de R$ 11 mil, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de 2018.

Confira também o salário médio de 5 cursos tecnológicos.

Cursos mais procurados

A lista de cursos tecnólogos mais procurados no Brasil conta com graduações de diversas áreas de atuação, todas voltadas a carreiras que são muito visadas no mercado de trabalho.

Veja a lista dos cursos tecnólogos mais procurados por estudantes.

Vagas com desconto para tecnólogos

Para começar um curso tecnológico, muitos estudantes pensam na questão financeira. Por isso, alunos buscam vagas com desconto para que os cursos sejam mais acessíveis. A Quero Bolsa conta com vagas em cursos tecnólogos espalhados por todo o país em diversas universidades.

Vagas com desconto para tecnólogos

Onde estudar

Estude em instituições de ensino que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Com a Quero Bolsa, você pode estudar com bolsas de estudo de até 80%. Isso sem precisar comprovar renda.

Confira, abaixo, uma lista de faculdades que estão na Quero Bolsa: 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54