O curso tecnólogo é uma modalidade do Ensino Superior que forma profissionais capacitados para atuar em áreas específicas e para um ingresso mais rápido no mercado de trabalho.
Voltado para o público que tenhaconcluído o Ensino Médio, o curso diferencia-se das demais graduações por sua duração média de dois a três anos, e pelo preço das mensalidades, aproximadamente 40% mais baixas do que as mensalidades dos cursos nas modalidades bacharelado e licenciatura, de acordo com dados do Quero Bolsa.
O Censo de Educação Superior de 2017, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou que o número de matriculados em cursos tecnológicos aumentou mais de 140% entre os anos de 2007 e 2017. Pensando nisso, a Revista Quero reuniu os cursos tecnológicos mais procurados em 2019.
Veja a seguir quais são os 6 cursos tecnólogos mais procurados na plataforma Quero Bolsa:
O curso mais buscado na plataforma foi Gestão de Recursos Humanos, que registrou 18% da procura total por tecnológicos.
Com duração média de dois anos, a grade curricular do curso é voltada para questões trabalhistas como legislação trabalhista, saúde e segurança no trabalho e negociação de conflitos. Além disso, temas como contabilidade também fazem parte do conteúdo.
O tecnólogo dessa área atua com a gestão de pessoas em empresas e instituições. Dentre suas funções, incluem-se o gerenciamento de planos de carreira, planos de recrutamento, execução da política salarial e a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.
Com uma porcentagem de buscas de aproximadamente 8% dos cursos tecnológicos, o curso de Logística capacita profissionais para gerenciar sistemas de compras de suprimentos, armazenamento e transporte, com segurança, economia e rapidez.
O curso possui duração média de dois anos e o conteúdo aborda logística de transporte, planejamento de estoques, análise de custos e sistemas de qualidade.
O curso obteve aproximadamente 7,3% das buscas por tecnológicos e forma profissionais responsáveis por analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizarsistemas de informação.
A grade curricular, distribuída em aulas teóricas e práticas, inclui conteúdos de Ciências Exatas, como cálculos, banco de dados e engenharia de software.
Além disso, redes de computadores, comércio eletrônico e programação de sistemas também são estudados ao longo do curso, que possui duração de até três anos.
A busca pelo curso de Estética e cosmética corresponde a 7,2% dos tecnológicos. Com duração média de dois anos, o curso forma tecnólogos capazes de prestar serviços associados à saúde e ao bem-estar como aplicação de produtos cosméticos e técnicas esteticistas.
Para isso, conteúdos como anatomia e química são estudados ao longo do curso e disciplinas mais específicas, como cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Além disso, conceitos sobre empreendedorismo também são vistos.
Com 5,4% do total de buscas por cursos tecnológicos e duração média de dois anos, o curso de Marketing forma profissionais habilitados para atuar de forma estratégica na área de vendas.
O conteúdo do curso inclui comportamento do consumidor, branding e pesquisa de mercado. Alguns cursos trabalham conteúdos mais específicos como marketing digital ou varejo.
O curso de Gestão Financeira contou com 5% das buscas por cursos tecnológicos. Como o próprio nome já diz, o tecnólogo dessa área é responsável por cuidar das finanças de uma organização.
Com duração média de dois anos, o conteúdo do curso é composto por disciplinas que envolvem cálculos como contabilidade, estatística e matemática financeira. Também fazem parte da grade curricular aulas de direito empresarial, legislação tributária e comportamento organizacional.