O Curso Superior de Tecnologia, o famoso “Tecnólogo”, é uma modalidade de graduação, assim como Bacharel e Licenciatura, mas com algumas diferenças.
Essa modalidade tem uma duração mais curta, que pode variar entre 2 e 3 anos, isso porque tem como objetivo formar um profissional especializado em determinadas demandas do mercado de trabalho, portanto é uma modalidade mais focada.
São diversas opções de cursos, e, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, é possível encontrar cursos nessa modalidade nas seguintes áreas:
- ambiente e saúde;
- controle e processos industriais;
- desenvolvimento educacional e social;
- gestão e negócios;
- informação e comunicação;
- hospitalidade e lazer;
- infraestrutura;
- informação e comunicação;
- militar;
- produção alimentícia;
- produção cultural e design;
- produção industrial;
- recursos naturais;
- segurança;
- turismo, hospitalidade e lazer.
É possível usar o Enem para passar em um curso tecnólogo?
Sim. Existe a oferta de cursos tecnólogos pelos seguintes programas do governo: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que exigem que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é possível usar o Enem para substituir o vestibular em algumas universidades privadas que ofereçam o recurso.
Mas é preciso fazer o Enem para fazer um curso tecnólogo?
Não. Muitas faculdades tem vestibular próprio, como as Faculdades de Tecnologia (Fatec), bem como as instituições de ensino privadas. Você só precisará fazer o Enem para ingressar em um curso tecnólogo se for uma exigência da instituição de ensino pretendida ou se for por meio de um dos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies).
Quer uma bolsa de estudo para tecnólogo sem precisar fazer o Enem?
Você pode conseguir uma bolsa de estudo para fazer uma faculdade pagando até 75% menos que o valor integral sem precisar fazer o Enem. Isso é possível com a ajuda do Quero Bolsa.