logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Nota do MEC: O que significa e onde encontrar a avaliação das faculdades?

por Adriana Nakamura em 07/10/19 130 mil visualizações

Atualizado em: 20/10/2020

Um dos itens que você precisa checar na hora de escolher a sua faculdade, como já citamos no checklist para você selecionar a universidade certa, é a avaliação da faculdade pelo Ministério da Educação (MEC). Mas você sabe o que essa nota considera e onde encontrar essa nota do MEC? Vamos contar aqui pra você. Acompanhe! 😉

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

Quem dá essa nota?

O órgão do governo que avalia as Instituições de Ensino Superior é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep é uma autarquia federal vinculada ao MEC. Além de avaliar o Ensino Superior do Brasil, o Inep também é responsável, por exemplo, pela administração do Enem.

nota do mec enade

Indicadores de desempenho

Com relação ao Ensino Superior, o Inep divulga três importantes indicadores de qualidade: o Conceito Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Resumindo, fica assim:

  • O Conceito Enade avalia o desempenho dos alunos.
  • O CPC avalia a qualidade dos cursos.
  • O IGC avalia a qualidade das faculdades.

Mas a gente explica melhor cada um deles, quer ver? Olha só as descrições dos indicadores e as orientações para você ver o desempenho da sua faculdade em cada um deles.

Veja também:
Quero Educação e Estadão lançam edição do Guia da Faculdade 2021
+ Buscar nota do MEC da faculdade pelo Quero Bolsa

1. Conceito Enade

O Conceito Enade é resultado de provas aplicadas aos alunos das faculdades. Ou seja, este é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes.

O Inep calcula o desempenho dos alunos divididos por Unidades de Observação, ou seja, alguns cursos mais específicos podem estar agrupados em um conjunto em que eles se enquadrem, por serem de uma mesma área.

Cada área é avaliada a de três em três anos. As áreas de conhecimento e eixos tecnológicos são:

Ano I

  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins;
  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo;
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. 

Ano II

  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins;
  • Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes;
  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. 

Ano III

  • Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins;
  • Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas;
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

O Inep divulga anualmente o Conceito Enade referente às Unidades de Observação que tiveram pelo menos dois estudantes concluintes que fizeram a prova na instituição.

Como vejo o Conceito Enade do meu curso?

Para ver os resultados do Conceito Enade da sua faculdade, clique aqui e selecione o ano, a instituição e a área do curso. O site disponibiliza uma arquivo com o detalhamento da nota. 

nota do mec

O Conceito Enade começou a ser calculado em 2004. As notas vão de 0 a 5. Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor os alunos se saíram na prova.

2. Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Como indicador de qualidade dos cursos superiores, o CPC é mais completo do que o Conceito Enade, pois além do desempenho dos estudantes, considera corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos. Ou seja, ele avalia a qualidade dos cursos.

Este indicador leva em conta cursos presenciais e a distância, somando os resultados dos alunos das duas modalidades.

O CPC é calculado anualmente por Unidades de Observação (as mesmas descritas na tabela do Conceito Enade) que tiveram pelo menos dois estudantes concluintes que fizeram a prova do Enade e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade.

Como vejo o CPC do meu curso?

Para ver os resultados do seu curso, clique aqui, vá em pesquisa avançada e selecione seu módulo de curso, graduação ou especialização e "CPC" no campo índice, além dos dados do seu curso. O CPC começou a ser calculado em 2007. 

nota do mec

Encontre o nome do seu curso e da sua instituição e verifique a nota na última coluna da planilha, chamada “CPC Faixa”. As notas vão de 0 a 5. Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade do curso.

Nas linhas dos cursos em que não houve alunos suficientes para avaliação, está escrita a sigla “SC”, de Sem Conceito.

3. Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

O IGC é o mais completo dos três indicadores do Ensino Superior divulgados pelo Inep. Ele é quem representa a “Nota do MEC”, pois avalia a qualidade das instituições de educação superior.

O índice é calculado todos os anos e considera a média dos três últimos CPCs, a média das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos alunos entre graduação ou pós-graduação.

Como vejo o IGC da minha faculdade?

Para ver os resultados da sua faculdade, clique aqui, selecione "Instituição de Ensino Superior" e "IGC" no campo índice, completando com os dados da sua faculdade.

nota do mec

O IGC começou a ser calculado em 2007. As notas vão de 0 a 5. Quanto mais próxima a nota for de 5, melhor deve ser a qualidade da instituição.

Nas linhas dos cursos em que não houve alunos suficientes para avaliação, está escrita a sigla “SC”, de Sem Conceito.

Buscar a nota MEC pelo Quero Bolsa

Outra forma simples de buscar as notas do IGC das universidades é pelo Quero Bolsa. Basta buscar pela faculdade que o aluno pretende saber a nota e encontrar na página dessa instituição no Quero Bolsa a nota do MEC que a ela foi dada.

Buscar faculdade e Nota MEC


Os estudantes também podem ingressar em universidades que são bem avaliadas pelo MEC com descontos nas mensalidades utilizando bolsas de estudo.

Abaixo, a lista mostra algumas das principais faculdades do Brasil que podem ser acessadas dessa forma.

Encontre bolsas de estudo

Gostou dos esclarecimentos? Compartilhe com seus amigos, para que eles também possam ver a qualificação das instituições de acordo com o MEC, e bons estudos! 😉

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54