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Publicidade e Propaganda

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado, Pós-graduação e Técnico
Área de conhecimento
Ciências sociais aplicadas
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Não

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais especializados em campanhas e peças publicitárias. Durante as aulas, o estudante aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, além de lidar com ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos, patrocínio e atividades de marketing e assessoria.

Ao final do curso, o aluno é capaz de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda e garantir sua boa imagem no mercado.

O profissional de Publicidade e Propaganda também faz a arte de embalagens, cria logomarcas, define os meios de comunicação mais adequados à campanha e ao público-alvo, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção.

No mercado de trabalho, o publicitário atua em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa. Apesar de as agências de publicidade serem o principal espaço de trabalho em diversas funções profissionais, a crescente importância das novas tecnologias e linguagens abre novas frentes de atuação no mercado.

Os tipos de formação para o curso de Publicidade e Propaganda são: bacharelado , pós-graduação e técnico .

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

Para o Ministério da Educação (MEC), o curso de Publicidade e Propaganda é considerado uma habilitação de Comunicação Social e, por isso, segue suas diretrizes. Isso significa que precisa incluir conteúdos básicos, teóricos e práticos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à habilitação.

Já os conteúdos específicos são definidos livremente pelas Instituições de Ensino de acordo com o objetivo e o perfil traçados aos egressos. Algumas faculdades oferecem uma formação com ênfase em Marketing.

A duração média dessa formação é de quatro anos. Para concluir a graduação, muitas faculdades exigem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Encontre a faculdade ideal para você aqui.

Qual a grade curricular de Publicidade e Propaganda?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Publicidade e Propaganda em uma de nossas faculdades parceiras:

Atendimento e Planejamento
Atividades Complementares
Comunicação e Cidadania

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Publicidade e Propaganda?

O núcleo de conteúdos básicos do curso de Publicidade e Propaganda envolve reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação Social em geral e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos teórico-conceituais;
  • Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;
  • Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,
  • Conteúdos ético-políticos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda considerando as seguintes disciplinas:

  • Teorias e história da Comunicação;
  • Metodologia e Pesquisa em Comunicação;
  • Políticas de comunicação;
  • Linguagens e tecnologias da Comunicação;
  • Estética da Comunicação;
  • Sociologia da Comunicação;
  • Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor;
  • Marketing e Gestão de Marcas;
  • Planejamento de Marketing e de Comunicação;
  • Planejamento de mídia;
  • Ferramentas da comunicação;
  • Redação Publicitária;
  • Direção de Arte;
  • Fotografia publicitária;
  • Produção Gráfica;
  • Produção Sonora e Audiovisual;
  • Produção Digital;
  • Comunicação Política;
  • Administração em Publicidade e Propaganda;
  • Legislação e Ética profissional.

Quanto custa uma faculdade de Publicidade e Propaganda?

O valor do curso de Publicidade e Propaganda pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 79,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.

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Sobre a carreira de Publicidade e Propaganda

O que faz o profissional de Publicidade e Propaganda?

A função do publicitário é fortalecer a imagem de marcas e empresas junto ao público, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos, serviços ou ideias.

Esse profissional cuida de tudo aquilo que envolve a imagem da marca e do produto diante do público. Isso inclui desenvolver um plano de comunicação para definir todo o comportamento da empresa em relação à sua divulgação, desde o logotipo até as propagandas veiculadas na mídia.

Com as novas tecnologias e as redes sociais, o mercado de Publicidade e Propaganda tem vivido um processo de mudanças intensas. As grandes agências estão agora dividindo o espaço com outras menores e mais especializadas, que vêm cada vez mais se tornando boas opções para os profissionais da área.

É possível ao publicitário atuar em diversas áreas relacionadas à comunicação entre empresas e público, incluindo criação de campanhas, gerência de produto, marketing, mídia e atendimento.

Onde o profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar?

O profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar em agências de publicidade e marketing, ou em departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas. Também encontra trabalho em institutos de pesquisa e como professor em universidades.

O publicitário trabalha principalmente com carteira assinada ou associado a agências de publicidade, mas também pode atuar de forma autônoma.

Ver mais sobre essa profissão

Quanto ganha um profissional de Publicidade e Propaganda?

O salário médio de um Publicitário no Brasil é de R$ 2.544,54 . Os estados onde a profissão de Publicitário têm os melhores salários são DF, RJ e SP.

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

Ver salários dessa profissão
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Como ingressar na profissão de Publicidade e Propaganda

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Publicidade e Propaganda?

Para o exercício da profissão de publicitário, é necessário diploma no curso superior de Publicidade e Propaganda reconhecido pelo MEC.

O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Publicidade e Propaganda?

As principais características do profissional de Publicidade e Propaganda, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Trabalhar em equipe;
Dinamismo;
Pró-atividade;
Criatividade;
Habilidade de comunicação;
Habilidade de comunicação verbal;
Ponderar opiniões divergentes;
Senso crítico;
Adaptar-se a situações adversas;
Administrar conflitos;
Antever cenários futuros;
Capacidade de trabalho interdisciplinar;
Capacidade de negociação;
Flexibilidade;
Poder de síntese;
Senso de oportunidade;
Liderança;
Senso estético;
Adaptar linguagem ao público;
Capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
Assumir riscos;
Manter relacionamento com o cliente;
Manter relacionamento com veículos de comunicação.

Nota de corte para Publicidade e Propaganda

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Publicidade e Propaganda foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Publicidade e Propaganda
Está com dúvidas sobre Publicidade e Propaganda? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Publicidade e Propaganda

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