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Publicidade e Propaganda

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado e Tecnólogo

Área de conhecimento*
Ciências humanas

Duração
até 10 semestres

Estágio obrigatório?
Não

Mensalidades
a partir de R$ 188,00Ir para oferta

Bolsas de estudo
até 75% de descontoIr para oferta

*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais especializados em campanhas e peças publicitárias. Durante as aulas, o estudante aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, além de ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos e patrocínio e atividades de marketing e assessoria.

Ao final do curso, o aluno é capaz de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda e garantir sua boa imagem no mercado.

O profissional de Publicidade e Propaganda também faz a arte de embalagens, cria logomarcas, define os meios de comunicação mais adequados à campanha e ao público-alvo, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção.

No mercado de trabalho, o publicitário atua em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa. Apesar das agências de publicidade serem o principal espaço de trabalho em diversas funções profissionais, a crescente importâncias das novas tecnologias e linguagens abre novas frentes de atuação no mercado.

Pessoa na mesa

Quer saber tudo sobre Publicidade e Propaganda? Aqui no Quero Bolsa, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta.E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% de desconto.

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O que faz o Publicitário?

O publicitário desenvolve propagandas e promoções, elaborando projetos, planejamento estratégico e venda de serviços publicitários.

Nota de corte para Publicidade e Propaganda

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Publicidade e Propaganda foram:

Menor nota de corte

450

Iest

Maior nota de corte

697

Ucs

Menor nota de corte

523

Centro Universitário Facvest

Maior nota de corte

705

Faculdade Anhanguera De Jacareí

Menor nota de corte

645

If Sul De Minas

Maior nota de corte

803

Ufpa

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Publicidade e Propaganda é considerado uma habilitação de Comunicação Social e, por isso, segue suas diretrizes. Entretanto, como vem ocorrendo com as outras habilitações de Comunicação Social, como Jornalismo, o MEC poderá desenvolver uma diretriz específica para o curso de Publicidade e Propaganda.

De acordo com as diretrizes de Comunicação Social, os conteúdos curriculares são diferenciados em Conteúdos Básicos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à habilitação, e Conteúdos Específicos, que são definidos livremente pelas Instituições de Ensino de acordo com o objetivo e o perfil traçados aos egressos.

O núcleo de Conteúdos Básicos envolve tanto conhecimentos teóricos como práticos, reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos teórico-conceituais;

  • Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;

  • Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,

  • Conteúdos ético-políticos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda considerando as seguintes disciplinas:

  • Teorias e história da Comunicação;

  • Metodologia e Pesquisa em Comunicação;

  • Políticas de comunicação;

  • Linguagens e tecnologias da Comunicação;

  • Estética da Comunicação;

  • Sociologia da Comunicação;

  • Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor;

  • Marketing e Gestão de Marcas;

  • Planejamento de Marketing e de Comunicação;

  • Planejamento de mídia;

  • Ferramentas da comunicação;

  • Redação Publicitária;

  • Direção de Arte;

  • Fotografia publicitária;

  • Produção Gráfica;

  • Produção Sonora e Audiovisual;

  • Produção Digital;

  • Comunicação Política;

  • Administração em Publicidade e Propaganda;

  • Legislação e Ética profissional.

Faça carreira em Publicidade e Propaganda

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Publicidade e Propaganda exerce suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso do agenciador de propaganda.

O publicitário trabalha principalmente com carteira assinada ou associado a agências de publicidade. Costuma atuar em período diurno, sem supervisão.


Quanto ganha um Publicitário?

O salário médio de um Publicitário no Brasil é de R$ 2.999,27. Os estados onde a profissão de Publicitário têm os melhores salários são São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

As especialidades com os melhores salários são:

Diretor de contas (publicidade)

Salário médio: R$ 3.614,38

Diretor de arte (publicidade)

Salário médio: R$ 3.517,51

Diretor de mídia (publicidade)

Salário médio: R$ 3.272,42


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para o exercício da profissão de publicitário, é necessário diploma no curso superior de Publicidade e Propaganda reconhecido pelo MEC.

O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Quais são as principais competências pessoais do Publicitário?

As principais características do profissional de Publicidade e Propaganda, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Trabalhar em equipe;

  • Dinamismo;

  • Pró-atividade;

  • Criatividade;

  • Habilidade de comunicação;

  • Habilidade de comunicação verbal;

  • Ponderar opiniões divergentes;

  • Senso crítico;

  • Adaptar-se a situações adversas;

  • Administrar conflitos;

  • Antever cenários futuros;

  • Capacidade de trabalho interdisciplinar;

  • Capacidade de negociação;

  • Flexibilidade;

  • Poder de síntese;

  • Senso de oportunidade;

  • Liderança;

  • Senso estético;

  • Adaptar linguagem ao público;

  • Capacidade de escuta atenta (saber ouvir);

  • Assumir riscos;

  • Manter relacionamento com o cliente;

  • Manter relacionamento com veículos de comunicação.

Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o curso de Publicidade e Propaganda