Sobre o curso de Design Gráfico
O curso de Design Gráfico forma profissionais capazes de criar projetos e sistemas de comunicação visual. O estudante é preparado para contribuir na relação entre o ser humano e a informação. Revistas, jornais, websites, panfletos, outdoors e capas de livros são alguns dos campos de trabalho.
Ao final do curso, esse será um profissional preocupado com a forma, as características funcionais, a estrutura e a estética de um produto. Para realizar seu trabalho de forma eficiente, ele deve aprender, na graduação, elementos de psicologia, marketing, estética, economia e cultura.
A graduação em Design Gráfico pode ser de nível bacharelado ou tecnológico. O bacharelado é mais completo na questão conceitual e metodológica, enquanto o tecnológico é voltado para o mercado de trabalho e pode ter variações de currículo em diferentes regiões.
No mercado de trabalho, o designer gráfico pode atuar em agências de publicidade, editoras, empresas de comunicação, escritórios e estúdios de design, emissoras de TV, gráficas, produtoras e empresas cinematográficas. Também pode exercer sua profissão como autônomo ou, ainda, na carreira acadêmica.
Como é a faculdade de Design Gráfico?
O bacharelado em Design Gráfico traz disciplinas com foco em comunicação visual e artes. Há aulas mais teóricas, como história da arte e do design e fundamentos da linguagem visual, e outras mais práticas como as de embalagem, marca e softwares de editoração.
A duração média da graduação em Design Gráfico é de quatro anos. Já os cursos tecnológicos duram em média dois anos e focam em disciplinas práticas. A exigência de estágio e trabalho de conclusão de curso depende de cada instituição.
Qual a grade curricular de Design Gráfico?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Design Gráfico em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Design Gráfico?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o bacharelado em Design Gráfico segue as normas vigentes para o curso de Design, abordando conteúdos gerais da área e específicos para a habilitação em Design Gráfico, de acordo com a grade curricular elaborada por cada instituição de ensino.
O conteúdo geral da área de Design deve contemplar os seguintes eixos de formação: Eixo de Conteúdos Básicos, Eixo de Conteúdos Específicos e Eixo de Conteúdos Teórico-Práticos.
O Eixo de Conteúdos Básicos consiste nas seguintes matérias:
História e Teorias do Design;
Métodos e Técnicas de Projetos;
Meios de representação, comunicação e informação;
Relações usuário/objeto/meio ambiente;
Produção e Mercado.
O Eixo de Conteúdos Específicos pode conter esses tópicos:
Produções artísticas;
Produção industrial;
Comunicação Visual;
Interface;
Modas e vestuários;
Interiores e paisagismos;
Design e outras produções artísticas.
Já o Eixo de Conteúdos Teórico-Práticos contempla a abordagem teórica e a prática profissional, estágio curricular supervisionado e atividades complementares específicas e compatíveis com o perfil desejado do formando.
Para os conteúdos específicos de Design Gráfico, tanto no curso tecnológico quanto no bacharelado, encontram-se as seguintes disciplinas, de acordo com avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):
História e Teorias do Design;
Estudo das relações entre design, sociedade e cultura;
Estudos da percepção, da estética, da comunicação e da semiótica;
Linguagem e representação visual;
Metodologia de projeto;
Estudos em ergonomia aplicada ao design gráfico;
Materiais e processos gráficos;
Tipografia;
Ética e Legislação;
Fundamentos da Computação Gráfica;
Design editorial;
Desenvolvimento de interfaces em mídias digitais;
Sistema de identidade visual.
Quanto custa uma faculdade de Design Gráfico?
O valor da mensalidade do curso de Design Gráfico pode variar bastante dependendo da instituição de ensino. Mas, para quem procura por valores mais baixos, existe a chance de conseguir uma bolsa de estudos.
A Quero Bolsa, site que oferece descontos nas mensalidades de cursos de todo o Brasil, possibilita essa oportunidade. Na plataforma digital, há cursos de Design Gráfico em diversas instituições com mensalidades a partir de R$ 105,00.
Procure o curso de Design Gráfico ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Design Gráfico
O que faz o profissional de Design Gráfico?
O designer gráfico concebe e desenvolve obras de arte e projetos de design. Realiza pesquisas, elabora propostas e divulga suas obras, produtos e serviços.
Ele também monta e ilustra peças de comunicação visual para propagandas, comunicados, fachadas e outros tipos de expressões visuais.
Normalmente, trabalha com equipes multiprofissionais. Dependendo da área, o designer poderá trabalhar com jornalistas, engenheiros, programadores, publicitários, profissionais de Marketing, entre outros.
Onde o profissional de Design Gráfico pode trabalhar?
O profissional de Design Gráfico cria e utiliza conjuntos de técnicas específicas à respectiva área de atuação. Responde sempre a uma encomenda e está voltado para a concepção de peças que serão reproduzidas em série.
O designer gráfico trabalha, geralmente, de forma individual e com supervisão ocasional. Pode atuar com carteira assinada, em editoras e agências de comunicação ou publicidade, ou como autônomo e freelancer.
Quanto ganha um profissional de Design Gráfico?
O salário médio de um Designer Gráfico no Brasil é de R$ 2.606,38 . Os estados onde a profissão de Designer Gráfico têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Design Gráfico
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Design Gráfico?
A formação requerida para o designer gráfico é o curso superior de Tecnologia ou Bacharelado em Design Gráfico.
Existe uma tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades ocorre com cinco anos de experiência profissional.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Design Gráfico?
As principais características do profissional de Design Gráfico, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Design Gráfico
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Design Gráfico foram: