O que é Design Gráfico?
Última atualização: 06/12/2024
Design Gráfico é a área responsável por criar soluções visuais que transmitem informações e mensagens, considerando elementos como: cores, formas, tipografia e imagens. Seus princípios permitem a formulação de identidades gráficas para campanhas publicitárias, embalagens, materiais editoriais e mídias digitais.
O campo tem o objetivo de comunicar ideias e informações de maneira convincente, utilizando elementos visuais alinhados à identidade de marcas e projetos editoriais. Ele combina aspectos artísticos e técnicos, considerados para a criação de logotipos, manuais de marca, layouts para sites e aplicativos, e peças publicitárias para mídias digitais.
Os profissionais da área podem diagramar revistas, livros e materiais corporativos, atuando para que os elementos visuais reforcem a mensagem e promovam uma experiência positiva ao usuário.
As cores, formas e tipografias propostas pelo designer influenciam o comportamento do consumidor, fortalece marcas e melhora a compreensão de mensagens. Quando bem executado, a prática gera um impacto emocional e promove engajamento, consolidando-se como uma ferramenta para o sucesso em diversos setores.
Como é o curso de Design Gráfico?
A faculdade de Design Gráfico tem o objetivo de formar designers capazes de desenvolver projetos visuais que integrem estética e funcionalidade, considerando o impacto social, cultural e econômico de suas criações. Durante a formação, os alunos analisam tópicos de história e teoria do design, técnicas de ilustração, tipografia, fotografia, animação e desenvolvimento de identidades visuais.
Oferecido em nível de bacharelado, e com uma carga horária mínima de 2.400 horas, o curso tem duração média de quatro anos, período em que os alunos desenvolvem lições teóricas e práticas. Além disso, percorrem um estágio curricular supervisionado, fortalecendo a interface entre os estudos e a prática profissional.
O curso também aborda o uso do design para plataformas digitais, incluindo UX/UI, criação de websites e aplicativos, além de produção gráfica para mídias impressas e digitais. Dessa forma, os alunos qualificam-se para gerir projetos de marketing, compreendendo como administrar o ciclo de vida de um produto ou serviço de design, desde a concepção até a entrega.
Ao final do percurso, o estudante desenvolve um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consolida suas habilidades em um projeto autoral.
Quais são as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Design Gráfico do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de Rio Verde - UNIRV | 4 | Rio Verde-GO |
Centro Universitário Braz Cubas | 4 | Mogi das Cruzes-SP | EaD |
Faculdade Senac Goiás - SENAC Goiás | 4 | Goiânia-GO |
Universidade Estadual de Londrina - UEL | 4 | Londrina-PR |
Universidade Tiradentes - UNIT | 4 | Aracaju-SE |
Centro Universitário Curitiba | 4 | Curitiba-PR |
Centro Universitário do Distrito Federal - UDF | 4 | Brasília-DF |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE | 4 | Presidente Prudente-SP |
Centro Universitário UniRuy - UNIRUY | 4 | Salvador-BA |
Universidade Federal de Goiás - UFG | 4 | Goiânia-GO |
Que tal estudar Design Gráfico? Confira bolsas de estudo para o curso de Design Gráfico em instituições parceiras da Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Qual a grade curricular de Design Gráfico?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Design Gráfico em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Computação Gráfica Aplicada ao Design Gráfico I
-
Computação Gráfica Aplicada ao Design Gráfico II
-
Computação Gráfica Aplicada ao Design Gráfico III
O que se aprende na faculdade de Design Gráfico?
O curso de Design Gráfico é estruturado em três eixos de aprendizado definidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais. A abordagem considera conteúdos básicos, específicos e teórico-práticos, incluindo desde fundamentos históricos e artísticos até práticas tecnológicas e de mercado.
A formação é introduzida pelo eixo de conteúdos básicos, fase em que estudante aprende sobre a história e as teorias do design, inserindo o campo em seus contextos sociológicos, antropológicos e artísticos. O núcleo de ensino também aborda métodos e técnicas de projetos, meios de representação e comunicação, e estudos das relações entre usuário, objeto e meio ambiente.
Em seguida, os participantes avançam para o eixo de conteúdos específicos, que aprofunda o conhecimento técnico e criativo, com disciplinas voltadas à produção gráfica, comunicação visual, design de interfaces, animação, design de moda e interiores. Nesse período, os alunos desenvolvem habilidades práticas em softwares de edição, como Adobe Photoshop, Illustrator, After Effects e ferramentas de modelagem 3D. Também são introduzidos à produção de conteúdos digitais, como UX/UI design, criação de websites e aplicativos.
Por fim, no eixo teórico-prático, a teoria ganha vida. Nele, os estudantes participam de projetos que simulam demandas reais do mercado, desde a concepção até a execução, e têm a oportunidade de trabalhar em laboratórios especializados.
Toda a formação é estruturada em módulos que permitem uma progressão lógica do aprendizado, partindo desde os fundamentos do design, como desenho técnico, história da arte e introdução à comunicação visual, até o desenvolvimento de branding, design editorial, embalagens e animações digitais.
A formação proposta habilita o designer gráfico a atuar em centros de publicidade, criação de marcas, produção editorial, mídias digitais e design de interfaces, considerando o impacto social, econômico e cultural de suas criações.
Embora a grade curricular varie de acordo com a instituição de ensino, o programa pode abordar as seguintes temáticas:
História e Teorias do Design;
Métodos e Técnicas de Projetos;
Meios de representação, comunicação e informação;
Relações usuário/objeto/meio ambiente;
Produção e Mercado.
Produções artísticas;
Produção industrial;
Comunicação Visual;
Interface;
Modas e vestuários;
Interiores e paisagismos;
Design e outras produções artísticas.
Se você deseja descobrir se o curso de Design Gráfico é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual é o preço da faculdade de Design Gráfico?
No Brasil, o preço da faculdade de Design Gráfico fica em torno de R$ 573,00. As mensalidades variam de acordo com a modalidade e instituição de ensino, com opções à distância e presenciais.
Encontre bolsas de estudo com descontos de até 80% para a faculdade de Design Gráfico.
Procure o curso de Design Gráfico ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Design Gráfico
O que faz o profissional de Design Gráfico?
O designer gráfico concebe e desenvolve obras de arte e projetos de design. Ele realiza pesquisas, elabora propostas e divulga suas obras, produtos e serviços. Além disso, monta e ilustra peças de comunicação visual para propagandas, comunicados, fachadas e outros tipos de expressões visuais.
Normalmente, ele trabalha com equipes multiprofissionais, compostas por jornalistas, engenheiros, programadores, publicitários, profissionais de Marketing, entre outros.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um designer gráfico.
Onde o Designer Gráfico pode trabalhar?
O designer gráfico encontra oportunidades em setores que demandam criatividade, conhecimento técnico e habilidades em comunicação visual. Isso inclui segmentos de publicidade e marketing, onde trabalham em agências de publicidade, empresas de marketing digital e departamentos internos de marketing, criando materiais como campanhas publicitárias, logotipos, identidade visual e conteúdos para redes sociais.
Também podem atuar no setor editorial, em editoras, jornais e revistas, sendo responsáveis pela diagramação de livros, revistas e jornais, além da criação de capas atrativas e projetos gráficos que facilitam a leitura.
Também há vagas em empresas de tecnologia, startups e agências digitais. Nesses ambientes, o designer gráfico desenvolve interfaces de websites e aplicativos, criando experiências visuais funcionais e atrativas (UX/UI design).
Quanto ganha um profissional de Design Gráfico?
O salário médio de um Designer Gráfico no Brasil é de R$ 2.606,38 . Os estados onde a profissão de Designer Gráfico têm os melhores salários são .
Como ingressar na profissão de Design Gráfico?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Design Gráfico?
Para atuar na área de Design Gráfico, é recomendado concluir um curso superior em Design Gráfico, oferecido como bacharelado, com duração média de quatro anos. O uso de softwares de edição e criação, como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign, e outros específicos para animação e modelagem 3D, também é valorizada, assim como a capacidade de resolver problemas visuais e habilidade para trabalhar em equipe.
Um portfólio que reúna os trabalhos de um profissional é outra exigência dos empregadores, que buscam formas de atestar as habilidades e experiências do profissional.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Design Gráfico?
As principais características do profissional de Design Gráfico, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Design Gráfico
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Design Gráfico foram: