logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Ilustrador: tudo sobre a profissão

Aquele que produz ilustrações e elementos gráficos para clientes. Esse profissional é essencial na criação de identidades visuais de marcas e empresas
ilustrador

Sobre a profissão

O ilustrador é o profissional que cria desenhos, animações, elementos gráficos, montagens, entre outras criações imagéticas, para empresas e clientes em geral. Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da identidade visual de produtos e marcas, como logomarcas.

Para desempenhar suas funções, o ilustrador deve ter conhecimentos amplos em design e em criação de ilustrações e animações com apoio de ferramentas digitais. Ele também deve ter um repertório constantemente atualizado de referências, para garantir criações sempre inovadoras.

O ilustrador trabalha em conjunto com as áreas de criação e design, criando as peças visuais que comporão a estratégia de comunicação e marketing da empresa, indústria ou organização. Ele faz reuniões com lideranças e demais integrantes da equipe para planejar e criar a concepção visual do produto ou da empresa, aplicando técnicas de ilustração e design que mais combinem com a proposta.

O ilustrador também pode trabalhar em editoras de livros ou de revistas, como as de quadrinhos, criando ilustrações que comporão o conteúdo principal do produto.

O salário médio de um ilustrador no país é de R$ 3.390,34, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O ilustrador pode trabalhar em empresas, dentro das áreas de criação e marketing, ou em agências especializadas da área. Ele também pode trabalhar em editoras de livros e revistas. Outra possibilidade é a atuação como autônomo, prestando serviços sob demanda a clientes, como empresas e pessoas físicas.

Por que ser um Ilustrador?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Ilustrador

    Como se tornar um Ilustrador?

    Embora não haja pré-requisitos legais para se tornar um ilustrador, os profissionais da área devem ter um portfólio consolidado de trabalhos feitos para mostrar aos contratantes. Para conquistar essa experiência, um caminho possível é realizar uma graduação em áreas relacionadas, como Design, Artes Visuais, Artes Plásticas, cursos da área de Comunicação, entre outros.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.