Envie mensagem ou ligue
Informações

Fotógrafo

Registrar momentos, fatos e pessoas é função do fotógrafo, que deve usar sua criatividade e técnica para elaborar a melhor foto

O que faz um fotógrafo

O fotógrafo é o profissional que tira e elabora fotografias, sejam elas estáticas ou dinâmicas, podendo ser especializado em diversos segmentos.

Esse profissional pode trabalhar com fotos de pessoas e eventos, como casamentos, formaturas e festas, de publicidade para campanhas de Marketing ou de Moda, de acontecimentos e fatos históricos, fotografias artísticas, entre outras categorias.

Atualmente, o fotógrafo lida com ferramentas digitais, mas, apesar da evolução das tecnologias, a fotografia analógica ainda é utilizada por muitos fotógrafos, especialmente por questão de estilo, hobby e gosto artístico.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 6339,13
estado com maior salário - Rio de Janeiro
227
contratações no último ano (2018)
261
demissões no último ano
-34
saldo de vagas criadas

Como se tornar um fotógrafo

Para se tornar um fotógrafo, não é necessário diploma em curso superior, mas é preciso ter conhecimentos técnicos, criatividade e experiência. A função pode ser, inclusive, uma especialização de outras profissões, como jornalistas e publicitários.

Para aprender a manusear os equipamentos e desenvolver as habilidades necessárias, o aspirante a fotógrafo pode se matricular em cursos livres de fotografia. E mesmo o profissional experiente deve se manter atualizado sobre novas técnicas e métodos, tecnologias e equipamentos.

A experiência e criatividade são requisitos para um bom fotógrafo. Para desenvolvê-las, contudo, é necessário a experimentação.

Áreas de atuação

O fotógrafo geralmente trabalha como autônomo, cobrindo e registrando eventos ou em estúdio próprio, mas também pode trabalhar em grandes estúdios de fotografia.

Na área da Moda e da Publicidade, o fotógrafo trabalha em agências de modelo ou em grandes empresas de Marketing e Comunicação, em conjunto com outros profissionais.

Em editoras e veículos de imprensa, o fotógrafo exerce o fotojornalismo, registrando acontecimentos e fatos históricos para jornais, revistas e portais de notícias.

Além do fotojornalismo, da fotografia publicitária e da fotografia de moda, o fotógrafo pode se especializar, também, em outras áreas, de acordo com os tipos e formatos de fotografia, como: fotografia de filmes, fotografia de natureza, fotografia esportiva, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica, retrato.