logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Fotógrafo: tudo sobre a profissão

O responsável por registrar momentos, pessoas e produtos. Áreas de eventos e publicidade oferecem maiores possibilidades de emprego; salários variam conforme área de atuação
fotógrafo

Sobre a profissão

O fotógrafo é o profissional que tira e elabora fotografias, sejam elas estáticas ou dinâmicas, podendo ser especializado em diversos segmentos.

Esse profissional pode trabalhar com fotos de pessoas e eventos, como casamentos, formaturas e festas, de publicidade para campanhas de Marketing ou de Moda, de acontecimentos e fatos históricos, fotografias artísticas, entre outras categorias.

Atualmente, o fotógrafo lida com ferramentas digitais, mas, apesar da evolução das tecnologias, a fotografia analógica ainda é utilizada por muitos fotógrafos, especialmente por questão de estilo, hobby e gosto artístico.

O dia a dia de trabalho de um fotógrafo costuma ser bastante dinâmico, sem muito espaço para rotina. Muitos profissionais prestam serviços para diferente empresas e pessoas. O salário varia conforme alguns fatores, como área de atuação e número de horas trabalhadas.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

O fotógrafo geralmente trabalha como autônomo, cobrindo e registrando eventos ou em estúdio próprio, mas também pode trabalhar em grandes estúdios de fotografia.

Na área da Moda e da Publicidade, o fotógrafo trabalha em agências de modelo ou em grandes empresas de Marketing e Comunicação, em conjunto com outros profissionais.

Em editoras e veículos de imprensa, o fotógrafo exerce o fotojornalismo, registrando acontecimentos e fatos históricos para jornais, revistas e portais de notícias.

Além do fotojornalismo, da fotografia publicitária e da fotografia de moda, o fotógrafo pode se especializar, também, em outras áreas, de acordo com os tipos e formatos de fotografia, como: fotografia de filmes, fotografia de natureza, fotografia esportiva, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica, retrato.

Por que ser um Fotógrafo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Fotógrafo

    Como se tornar um Fotógrafo?

    Para se tornar um fotógrafo, não é necessário diploma em curso superior, mas é preciso ter conhecimentos técnicos, criatividade e experiência. A função pode ser, inclusive, uma especialização de outras profissões, como jornalistas e publicitários.

    Para aprender a manusear os equipamentos e desenvolver as habilidades necessárias, o aspirante a fotógrafo pode se matricular em cursos livres de fotografia. E mesmo o profissional experiente deve se manter atualizado sobre novas técnicas e métodos, tecnologias e equipamentos.

    A experiência e criatividade são requisitos para um bom fotógrafo. Para desenvolvê-las, contudo, é necessário a experimentação.

    Apesar de não ser necessária formação superior, se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Fotografia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.