Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Fotógrafo: tudo sobre a profissão

O responsável por registrar momentos, pessoas e produtos

Áreas de eventos e publicidade oferecem maiores possibilidades de emprego; salários variam conforme área de atuação

fotógrafo

Sobre a profissão

O fotógrafo é o profissional que tira e elabora fotografias, sejam elas estáticas ou dinâmicas, podendo ser especializado em diversos segmentos.

Esse profissional pode trabalhar com fotos de pessoas e eventos, como casamentos, formaturas e festas, de publicidade para campanhas de Marketing ou de Moda, de acontecimentos e fatos históricos, fotografias artísticas, entre outras categorias.

Atualmente, o fotógrafo lida com ferramentas digitais, mas, apesar da evolução das tecnologias, a fotografia analógica ainda é utilizada por muitos fotógrafos, especialmente por questão de estilo, hobby e gosto artístico.

O dia a dia de trabalho de um fotógrafo costuma ser bastante dinâmico, sem muito espaço para rotina. Muitos profissionais prestam serviços para diferente empresas e pessoas. O salário varia conforme alguns fatores, como área de atuação e número de horas trabalhadas.

O fotógrafo geralmente trabalha como autônomo, cobrindo e registrando eventos ou em estúdio próprio, mas também pode trabalhar em grandes estúdios de fotografia.

Na área da Moda e da Publicidade, o fotógrafo trabalha em agências de modelo ou em grandes empresas de Marketing e Comunicação, em conjunto com outros profissionais.

Em editoras e veículos de imprensa, o fotógrafo exerce o fotojornalismo, registrando acontecimentos e fatos históricos para jornais, revistas e portais de notícias.

Além do fotojornalismo, da fotografia publicitária e da fotografia de moda, o fotógrafo pode se especializar, também, em outras áreas, de acordo com os tipos e formatos de fotografia, como: fotografia de filmes, fotografia de natureza, fotografia esportiva, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica, retrato.

Por que ser um Fotógrafo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Fotógrafo

    Como se tornar um Fotógrafo?

    Para se tornar um fotógrafo, não é necessário diploma em curso superior, mas é preciso ter conhecimentos técnicos, criatividade e experiência. A função pode ser, inclusive, uma especialização de outras profissões, como jornalistas e publicitários.

    Para aprender a manusear os equipamentos e desenvolver as habilidades necessárias, o aspirante a fotógrafo pode se matricular em cursos livres de fotografia. E mesmo o profissional experiente deve se manter atualizado sobre novas técnicas e métodos, tecnologias e equipamentos.

    A experiência e criatividade são requisitos para um bom fotógrafo. Para desenvolvê-las, contudo, é necessário a experimentação.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.