O estilista é o profissional que desenvolve novos estilos e cria tendências. Apesar de geralmente estar relacionado com o segmento da moda, esse profissional pode atuar em outros campos, como no design, confecção de móveis, literatura e outros.
A criatividade é a principal ferramenta do estilista, que utiliza de toda a sua experiência, bagagem cultural e capacidade de observação para desenvolver peças inovadoras que despertem a atenção do público, tornando-as tendências de mercado.
No mundo da moda, o estilista cria coleções de roupa e acessórios. Ele exerce forte influência no modo como as pessoas se vestem e, por isso, além da criatividade, o estilista precisa ter uma visão global de mundo. Conhecimentos em sociologia, cultura, modelagem e desenho são importantes para um estilista de sucesso.
A rotina de trabalho de um estilista envolve o desenho de peças, a elaboração de coleções e o planejamento de desfiles. Além disso, esse profissional precisa estar antenado nas tendências da moda, ser criativo e ter uma boa visão de negócios.
O estilista pode atuar nos segmentos de moda, design de produto, design editorial, literatura e outros, sendo o da moda a área mais comum para esse profissional.
Na moda, o estilista pode trabalhar por conta própria ou em grandes empresas. Ele pode atuar em indústrias têxtil, confecções, produtoras cinematográficas, companhias teatrais, alfaiatarias e até revistas especializadas em moda. Além disso, pode estar envolvido em grandes desfiles, eventos ou exercer a função de personal stylist, aconselhando pessoas sobre vestuário e/ou produzindo roupas personalizadas.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para exercer a função de estilista, não é obrigatório diploma de curso superior, mas cursar uma graduação ou curso profissionalizante faz toda a diferença, tanto para o currículo quanto para o aprimoramento técnico e teórico do profissional.
O aspirante a estilista pode cursar a faculdade de Moda, Design de Moda, Artes e se especializar em Estilismo. Além disso, há outros tipos de cursos que agregam conhecimentos ao profissional, como o curso livre de corte e costura ou o de desenho e ilustração.
Se você gostaria de se profissionalizar como estilista e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Moda, veja as ofertas de cursos disponíveis no Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.