Envie mensagem ou ligue
Informações

Estilista

A criatividade para inovar e criar tendências é a principal característica de quem deseja ser estilista

O que faz um estilista

O estilista é o profissional que desenvolve novos estilos e cria tendências. Apesar de geralmente estar relacionado com o segmento da moda, esse profissional pode atuar em outros campos, como no design, confecção de móveis, literatura e outros.

A criatividade é a principal ferramenta do estilista, que utiliza de toda a sua experiência, bagagem cultural e capacidade de observação para desenvolver peças inovadoras que despertem a atenção do público, tornando-as tendências de mercado.

No mundo da moda, o estilista cria coleções de roupa e acessórios. Ele exerce forte influência no modo como as pessoas se vestem e, por isso, além da criatividade, o estilista precisa ter uma visão global de mundo. Conhecimentos em sociologia, cultura, modelagem e desenho são importantes para um estilista de sucesso.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 3660,19
estado com maior salário - São Paulo
1679
contratações no último ano (2018)
1780
demissões no último ano
-101
saldo de vagas criadas

Como se tornar um estilista

Para exercer a função de estilista, não é obrigatório diploma de curso superior, mas cursar uma graduação ou curso profissionalizante faz toda a diferença, tanto para o currículo quanto para o aprimoramento técnico e teórico do profissional.

O aspirante a estilista pode cursar a faculdade de Moda, Design, Artes e se especializar em Estilismo. Além disso, há outros tipos de cursos que agregam conhecimentos ao profissional, como o curso livre de corte e costura ou o de desenho e ilustração.

Áreas de atuação

O estilista pode atuar nos segmentos de moda, design de produto, design editorial, literatura e outros, sendo o da moda a área mais comum para esse profissional.

Na moda, o estilista pode trabalhar por conta própria ou em grandes empresas. Ele pode atuar em indústrias têxtil, confecções, produtoras cinematográficas, companhias teatrais, alfaiatarias e até revistas especializadas em moda. Além disso, pode estar envolvido em grandes desfiles, eventos ou exercer a função de personal stylist, aconselhando pessoas sobre vestuário e/ou produzindo roupas personalizadas.