Envie mensagem ou ligue
Informações

Alfaiate

A confecção de roupas masculinas é a principal função do alfaiate

O que faz um alfaiate

O alfaiate trabalha na criação de roupas sob medida para o gênero masculino, como ternos, coletes, calças, blazers, entre outras vestimentas. O profissional coleta as medidas de seu cliente, oferece as opções de tecido e realiza o meticuloso trabalho de corte e costura das peças.

Encontrar um alfaiate era algo bem mais comum antigamente. Mas, com a popularização das lojas de confecções, o trabalho de produzir uma roupa exclusiva se tornou um serviço menos acessível financeiramente, devido a todo o trabalho demandado.

O alfaiate é um profissional atento ao que está na moda e ao clássico e pode produzir peças com design exclusivo, sem esquecer que um bom caimento no corpo é essencial para proporcionar conforto e elegância.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2865,20
estado com maior salário - Santa Catarina
18
contratações no último ano (2018)
15
demissões no último ano
3
saldo de vagas criadas

Como se tornar um alfaiate

Para se tornar um alfaiate, não é necessário realizar algum curso específico. Entretanto, estudar e praticar as funções do ofício é essencial para exercer um bom trabalho. 

Para quem deseja começar na área, o primeiro contato, normalmente, é como aprendiz de um alfaiate mais experiente. O convívio diário com os tecidos ao lado de um profissional auxilia no aprendizado construtivo e é uma oportunidade de observação, começando pelo serviço mais simples até chegar ao mais complexo.

A realização de um curso na área de corte e costura ou moda também é muito importante para captar novos conhecimentos. A certificação ajuda na hora de encontrar um emprego, pois demonstra interesse e qualificação.

O alfaiate precisa dominar as ferramentas que utiliza. É preciso saber como é o funcionamento das máquinas de costura, objetos de corte indicados e o que é necessário para cada técnica que será utilizada na confecção das roupas.

Áreas de atuação

O ambiente mais comum para a atuação do alfaiate é como empreendedor em um ateliê próprio. O profissional recebe o cliente em um ambiente comercial ou então faz uma visita ao interessado, recolhendo seus pedidos e medidas e realizando as provas de roupas necessárias.

Há espaço para o alfaiate no setor industrial da confecção ou em empresas que necessitem de um profissional responsável pelos figurinos, como nos bastidores de uma emissora de televisão e em uma produtora de filmes ou peças teatrais.