O designer de interiores é o profissional com técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos, sejam eles em casas, escritórios, lojas, empresas, espaços públicos, museus e outros lugares. Para isso, o designer de interiores estabelece relações estéticas e funcionais entre todos os móveis e objetos do ambiente e o próprio espaço. Ele harmoniza as cores das paredes com as de objetos como quadros, cortinas e tapetes, organiza a distribuição dos móveis pelo espaço, planeja a iluminação, sempre pensando na sensação que o espaço transmite às pessoas e concilia o gosto do cliente com conforto, praticidade, funcionalidade e beleza.
A função do designer de interiores se baseia em planejar espaços internos, utilizando materiais, peças e iluminação que esteja de acordo com estética, praticidade, conforto e, é claro, orçamento disponível. É ele o responsável por listar as necessidades do cliente e pesquisar como transformar o ambiente levando em consideração como ele será usado e a estrutura do edifício. Atualmente, dois aspectos bastante em alta nessa área estão relacionados à sustentabilidade e acessibilidade.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O designer de interiores costuma atuar como um profissional autônomo, atendendo empresas, pessoas físicas, institutos de arte, prefeituras e outros clientes. Contudo, o designer de interiores também pode trabalhar em empresas especializadas em decoração e design ou como consultor em lojas de móveis e de decoração.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar designer de interiores, é necessário ter profundo conhecimento em arte, decoração, psicologia das cores e funcionalidade dos espaços. Para isso, o profissional pode se formar em curso técnico e/ou superior de Design de Interiores. Para se especializar ainda mais, atualizar-se e conseguir destaque no mercado de trabalho, o designer de interiores pode cursar também pós-graduação na área e cursos livres.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Design de Interiores, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.