Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Designer de interiores: tudo sobre a profissão

O profissional que planeja, organiza e decora ambientes internos

Carreira exige alinhamento e atenção com novas tendências; mercado acompanha os indicadores da construção civil

designer de interiores

Sobre a profissão

O designer de interiores é o profissional com técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos, sejam eles em casas, escritórios, lojas, empresas, espaços públicos, museus e outros lugares. Para isso, o designer de interiores estabelece relações estéticas e funcionais entre todos os móveis e objetos do ambiente e o próprio espaço. Ele harmoniza as cores das paredes com as de objetos como quadros, cortinas e tapetes, organiza a distribuição dos móveis pelo espaço, planeja a iluminação, sempre pensando na sensação que o espaço transmite às pessoas e concilia o gosto do cliente com conforto, praticidade, funcionalidade e beleza.

A função do designer de interiores se baseia em planejar espaços internos, utilizando materiais, peças e iluminação que esteja de acordo com estética, praticidade, conforto e, é claro, orçamento disponível. É ele o responsável por listar as necessidades do cliente e pesquisar como transformar o ambiente levando em consideração como ele será usado e a estrutura do edifício. Atualmente, dois aspectos bastante em alta nessa área estão relacionados à sustentabilidade e acessibilidade.

O designer de interiores costuma atuar como um profissional autônomo, atendendo empresas, pessoas físicas, institutos de arte, prefeituras e outros clientes. Contudo, o designer de interiores também pode trabalhar em empresas especializadas em decoração e design ou como consultor em lojas de móveis e de decoração.

Por que ser um Designer de interiores?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Designer de interiores

    Como se tornar um Designer de interiores?

    Para se tornar designer de interiores, é necessário ter profundo conhecimento em arte, decoração, psicologia das cores e funcionalidade dos espaços. Para isso, o profissional pode se formar em curso técnico e/ou superior de Design de Interiores. Para se especializar ainda mais, atualizar-se e conseguir destaque no mercado de trabalho, o designer de interiores pode cursar também pós-graduação na área e cursos livres.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.