Envie mensagem ou ligue
Informações

Web designer

Ao criar um site, o web designer se preocupa tanto com o projeto gráfico quanto com a sua funcionalidade

O que faz um web designer

Uma página da internet - ou website - é desenvolvida pelo web designer. Esse profissional é responsável tanto pelo projeto estético de um site quanto por seu projeto funcional. Ou seja, o web designer se preocupa com a aparência e com a funcionalidade de um website, pensando na navegabilidade e na interação que os usuários terão com a página da internet criada. Por isso, o web designer se preocupa com a facilidade de uso do site e com as sensações que o design poderá despertar no público que o usará. O web designer projeta sites, blogs, sistemas, aplicativos para web e peças digitais como banners e artes para redes sociais. Seu trabalho, muitas vezes, é confundido com a de um desenvolvedor web ou programador, que estão mais focados na programação de códigos de um site.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2452,35
salário médio de um web designer
R$ 2983,68
estado com maior salário - São Paulo
9322
contratações no último ano (2018)
8465
demissões no último ano
857
saldo de vagas criadas

Como se tornar um web designer

Para a construção de websites, um web designer deve compreender e saber aplicar alguns conceitos teóricos de disciplinas como teoria das cores, tipografia, semiótica, arquitetura de informação e usabilidade, além de ter conhecimentos em linguagens de estruturação e formatação, como XHTML e CSS. Além disso, saber utilizar softwares de edição de imagens, formatação de texto e codificadores - como Photoshop, Fireworks, Illustrator, Corel Draw e outros - é importante para que o web designer possa desenvolver o seu trabalho. 

Para adquirir todos esses conhecimentos, é necessário que o web designer conclua um curso na área, que pode ser livre, técnico ou superior. O nível de sua especialização e a capacidade de desenvolvimento de projetos dependem do tipo de formação adquirida. O web designer pode, ainda, formar-se em um curso superior e complementar seus estudos com cursos livres de softwares específicos, por exemplo, ou então se desenvolver também como programador ou desenvolvedor web, tornando-se um webmaster capacitado nessas funções.

O profissional dessa área deve gostar de artes e de tecnologia, ser criativo, ter empatia e gostar de resolver problemas.

Áreas de atuação

As áreas de atuação de um web designer são bem variadas, e ele pode trabalhar como profissional contratado em uma empresa, como autônomo ou freelancer. O web designer poderá trabalhar em qualquer empresa que possua um website, onde ele ficará responsável por atualizá-lo, criar novas peças digitais e prestar assistência técnica. Esse profissional poderá atuar também em empresas específicas de criação e desenvolvimento de sites, como as agências de comunicação e marketing. Como profissional autônomo ou freelancer, o web designer trabalha em projetos específicos solicitados pelo cliente.