logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Web designer: tudo sobre a profissão

Aquele que cria e desenvolve interfaces em sites e plataformas digitais. Era digital impulsiona carreira, amplia oportunidades e torna a profissão bastante promissora 
web designer

Sobre a profissão

Uma página da internet - ou website - é desenvolvida pelo web designer. Esse profissional é responsável tanto pelo projeto estético de um site quanto por seu projeto funcional. Ou seja, o web designer se preocupa com a aparência e com a funcionalidade de um website, pensando na navegabilidade e na interação que os usuários terão com a página da internet criada.


Por isso, o web designer se preocupa com a facilidade de uso do site e com as sensações que o design poderá despertar no público que o usará. O web designer projeta sites, blogs, sistemas, aplicativos para web e peças digitais como banners e artes para redes sociais.


Seu trabalho, muitas vezes, é confundido com a de um desenvolvedor web ou programador, que estão mais focados na programação de códigos de um site.

O mercado de trabalho para os web designers tem se mostrado bastante promissor com o crescimento da internet e os avanços da tecnologia. Basicamente, esses profissionais têm suas atividades voltadas para a criação de sites e o desenvolvimento de peças digitais. Com o aquecimento do mercado, os web designers também apresentam alta empregabilidade.


O web designer deve se atualizar constantemente para buscar melhorias e progressos em seus trabalhos. O profissional deverá pensar em, por exemplo, páginas com carregamento inteligente, design responsivo, design minimalista e modos claro e escuro em suas atuações. O profissional deve tornar as páginas mais atrativas, responder às demandas do cliente e atrelar com novas possibilidades para exploração dos internautas. 


O web designer é uma das diversas possibilidades de profissões na área do Design. O Guia de Profissões da Quero Bolsa possui mais de 250 páginas em seu conjunto de conteúdos. Dentre elas, as páginas de Designer de games, Designer de moda, Designer de produtos, Designer gráfico, UX designer e UI designer. 


Outra possibilidade para conhecer mais sobre a área de atuação em Design é conferir a matéria sobre 10 profissões na área de Design que talvez você não conheça, veiculada na Revista Quero.

As áreas de atuação de um web designer são bem variadas, e ele pode trabalhar como profissional contratado em uma empresa, como autônomo ou freelancer. O web designer poderá trabalhar em qualquer empresa que possua um website, onde ele ficará responsável por atualizá-lo, criar novas peças digitais e prestar assistência técnica.

Esse profissional poderá atuar também em empresas específicas de criação e desenvolvimento de sites, como as agências de comunicação e marketing.

Como profissional autônomo ou freelancer, o web designer trabalha em projetos específicos solicitados pelo cliente.

Por que ser um Web designer?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Web designer

    Como se tornar um Web designer?

    Para a construção de websites, um web designer deve compreender e saber aplicar alguns conceitos teóricos de disciplinas como teoria das cores, tipografia, semiótica, arquitetura de informação e usabilidade, além de ter conhecimentos em linguagens de estruturação e formatação, como XHTML e CSS.

    Além disso, saber utilizar softwares de edição de imagens, formatação de texto e codificadores - como:

    • Photoshop
    • Fireworks
    • Illustrator
    • Corel Draw.

    Para adquirir todos esses conhecimentos, é necessário que o web designer conclua um curso na área, que pode ser livre, técnico ou superior. O nível de sua especialização e a capacidade de desenvolvimento de projetos dependem do tipo de formação adquirida.

    O web designer pode, ainda, formar-se em um curso superior e complementar seus estudos com cursos livres de softwares específicos, por exemplo, ou então se desenvolver também como programador ou desenvolvedor web, tornando-se um webmaster capacitado nessas funções.

    O profissional dessa área deve gostar de artes e de tecnologia, ser criativo, ter empatia e gostar de resolver problemas.

    Se você gostaria de se profissionalizar como web designer e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Desenvolvimento Web, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.