Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Maestro: tudo sobre a profissão

Conduzir de forma harmônica uma orquestra ou coro é o principal desafio deste músico

Dominar o conhecimento musical em vários de seus aspectos e ter uma apurada percepção sonora são requisitos importantes para se destacar na carreira

maestro

Sobre a profissão

Um regente, ou maestro, é o profissional responsável por dirigir um coro ou orquestra musical. O termo também é utilizado para qualificar um grande compositor. Por meio de expressões gestuais, o maestro conduz o grupo de músicos em suas atividades durante um concerto, bem como o ritmo da melodia e tom das notas musicais, para que exista sintonia durante a execução da música. O maestro é o responsável por garantir a harmonia da apresentação e por promover a unidade da expressão artístico-musical do grupo, com todos os seus instrumentos e vozes.

Boa parte da rotina de trabalho do maestro é baseada em ensaios com o grupo de músicos da orquestra ou coro. Durante essa preparação, o profissional tenta extrair o melhor som possível de seus músicos, além de transmitir o ritmo, o andamento e a expressividade de uma obra musical, sempre utilizando gestos. Nos concertos, sua responsabilidade é não deixar que a dinâmica musical se perca, quando realizada em conjunto.

Um maestro exerce suas funções em bandas, orquestras e coros musicais, mas também pode trabalhar em teatros, casas de show, institutos artístico-culturais e escolas de música. Sua atuação pode ser desde em bandas locais, coros de igrejas e pequenos teatros e casas de show até em grandes espetáculos, concertos e teatros, fixos ou itinerantes. O maestro também pode ser contratado para dirigir a execução da trilha sonora de obras cinematográficas.

Maestro

Como se tornar um Maestro?

Para exercer a função de maestro, o profissional precisa dominar o conhecimento musical em vários de seus aspectos, como o bom domínio da partitura, compreensão de gêneros e estilos musicais, ter boa análise musical, entendimento de harmonia, contraponto etc. Além disso, o maestro deve ter uma apurada percepção sonora, para distinguir aquilo que está conduzindo e se preparar em todos os aspectos citados acima.

Apesar de não ser obrigatória a graduação em Música para exercer a profissão, o curso superior e especializações são essenciais para que um músico consiga se desenvolver, sobretudo teoricamente, para se tornar um maestro.

É possível também estudar Música com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Ao garantir a bolsa, o estudante economiza bastante dinheiro e ainda consegue uma formação capaz de proporcionar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Mais profissões da área de Artes e Design

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.