Envie mensagem ou ligue
Informações

Maestro

O maestro é o músico responsável por conduzir uma orquestra ou coro, garantindo a harmonia e a união de todas as vozes e instrumentos musicais

O que faz um maestro

Um regente, ou maestro, é o profissional responsável por dirigir um coro ou orquestra musical. O termo também é utilizado para qualificar um grande compositor. Por meio de expressões gestuais, o maestro conduz o grupo de músicos em suas atividades durante um concerto, bem como o ritmo da melodia e tom das notas musicais, para que exista sintonia durante a execução da música. O maestro é o responsável por garantir a harmonia da apresentação e por promover a unidade da expressão artístico-musical do grupo, com todos os seus instrumentos e vozes.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 5183,00
estado com maior salário - Rio Grande do Sul
102
contratações no último ano (2018)
102
demissões no último ano
0
saldo de vagas criadas

Como se tornar um maestro

Para exercer a função de maestro, o profissional precisa dominar o conhecimento musical em vários de seus aspectos, como o bom domínio da partitura, compreensão de gêneros e estilos musicais, ter boa análise musical, entendimento de harmonia, contraponto etc. Além disso, o maestro deve ter uma apurada percepção sonora, para distinguir aquilo que está conduzindo e se preparar em todos os aspectos citados acima.

Apesar de não ser obrigatória a graduação para exercer a profissão, o curso superior e especializações são essenciais para que um músico consiga se desenvolver, sobretudo teoricamente, para se tornar um maestro.

Áreas de atuação

Um maestro exerce suas funções em bandas, orquestras e coros musicais, mas também pode trabalhar em teatros, casas de show, institutos artístico-culturais e escolas de música. Sua atuação pode ser desde em bandas locais, coros de igrejas e pequenos teatros e casas de show até em grandes espetáculos, concertos e teatros, fixos ou itinerantes. O maestro também pode ser contratado para dirigir a execução da trilha sonora de obras cinematográficas.