Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Arquiteto: tudo sobre a profissão

Quem planeja espaços para pessoas viverem, trabalharem ou se divertirem

Profissão está sujeita a altos e baixos da economia; atualização é fundamental em relação a técnicas e materiais

arquiteto

Sobre a profissão

O arquiteto é o profissional responsável por planejar e acompanhar a execução da edificação de seus projetos para espaços de lazer, moradia, transporte, trabalho e demais finalidades que damos aos espaços de convivência humana.

Utilizando soluções criativas, estéticas, históricas, culturais, funcionais e com impactos urbanos e ambientais conscientes, o arquiteto projeta uma construção ou reforma verificando as condições do local, limites financeiros e espaciais para adequação do espaço para sua finalidade desejada.

O principal desafio do arquiteto é tornar os projeto funcionais, pensando no conforto e na estética sem prejudicar o meio ambiente. É ele quem pensa na harmonia entre a iluminação, ventilação e móveis de um ambiente. No Brasil, o mercado de trabalho para esse profissional vem se recuperando, já que foi atingido pela grande crise econômica que abalou o país. A atualização, seguindo as tendências de materiais e técnicas, também é muito importante para um arquiteto.

O arquiteto pode estar inserido em uma empresa de construção civil ou órgão público, ou pode ter seu próprio escritório, atendendo demandas variadas e especializadas. O profissional pode assumir desde uma reforma de um cômodo até grandes construções.

Uma das áreas de atuação desse profissional é a arquitetura de interiores, que tem como foco projetar tudo o que estará em um ambiente e se preocupar com sua harmonia, ventilação, facilidade de circulação e segurança.

O arquiteto que deseja atuar com paisagismo precisará de habilidade para projetar espaços abertos, em contato com a natureza e com a cidade, como jardins, praças e parques. Outra área importante em que ele pode trabalhar é a de restauração de prédios antigos e fachadas.

O planejamento urbano também conta com a participação de arquitetos para a elaboração do Plano Diretor, obras de mobilidade, resoluções de problemas resultantes da expansão populacional, com o planejamento de novos bairros e reforma dos antigos.

Por que ser um Arquiteto?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Arquiteto

    Como se tornar um Arquiteto?

    Para exercer a profissão de arquiteto é necessário realizar um curso superior na faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que tem duração média de cinco anos no Brasil. Nessa graduação, o estudante precisará realizar um estágio supervisionado em sua área de atuação e terá a oportunidade de se aproximar do cotidiano profissional da Arquitetura.

    Após a formatura e com o título de bacharel na mão, será necessário realizar o registro no Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para poder exercer a profissão e emitir um Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) legalizado dos projetos a serem executados.

    Para o arquiteto que deseja atuar no setor público, é necessário ser aprovado em concurso público na área de Arquitetura, nos órgãos de urbanização e obras das prefeituras, governos estaduais ou federal. Alguns exames pedem experiência prévia na área e contam com provas práticas e de títulos, pontuando candidatos com pós-graduação, mestrado e doutorado.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.