Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

História

Sobre o curso de História

O curso de História forma profissionais capazes de dominar as linhas gerais do processo histórico por meio do estudo do passado humano. As análises históricas levam em consideração os aspectos de economia, dominação e poder, conflitos sociais, crenças religiosas, relações familiares, manifestações culturais e do cotidiano da sociedade.

Ao final do curso, o aluno se qualifica a investigar e interpretar criticamente os acontecimentos históricos, baseado na pesquisa, seleção, classificação e relação de dados levantados em documentos, bibliotecas, arquivos ou estudos arqueológicos.

Para isso, o estudante aprende a analisar diversos tipos de documentos históricos e a compreender as ações humanas ao longo do tempo a partir da interpretação destes materiais.

No mercado de trabalho, o profissional de História atua nos diferentes campos da produção e difusão do conhecimento histórico. Além de professor e pesquisador, pode produzir políticas públicas, organizar arquivos, trabalhar em museus ou em atividades de preservação cultural e patrimonial, escrever para jornais e revistas especializados.

O bacharel costuma atuar em ONGs, empresas de turismo, órgãos públicos de cidades históricas e como autônomo. O licenciado trabalha como professor dos ensinos fundamental e médio em escolas particulares e públicas.

O que faz o historiador?

O historiador pesquisa sobre relações humanas e sociais nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. Realiza procedimentos para coleta, tratamento, análise de dados e informações e dissemina resultados de pesquisa.

Além disso, o profissional de História planeja e coordena atividades de pesquisa e pode dar aulas.

Como é o curso de História

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de História tem seus conteúdos básicos e complementares organizados em três eixos: Conteúdos Históricos ou Historiográficos, Conteúdos Especializados e Conteúdos Complementares.

Os conteúdos históricos/historiográficos compreendem práticas de pesquisa e aprendizagem sob diferentes metodologias e concepções, definindo e problematizando os grandes recortes do espaço-tempo.

Os conteúdos especializados permitem maior verticalidade na abordagem dos temas, de acordo com as especificidades de cada instituição de ensino. As instituições devem assegurar que o aluno realize atividades acadêmicas optativas de outras áreas do conhecimento.

Já os conteúdos complementares fornecem instrumentação mínima para as diferentes atuações do historiador, como atividades pedagógicas, estágio e disciplinas como fundamentos de arquivologia, museologia e gerenciamento de patrimônio histórico.

Para a modalidade de licenciatura há, ainda, os conteúdos definidos para a educação básica e as didáticas próprias de cada um deles.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de História considerando as seguintes disciplinas:

• Teoria e Metodologia da História;

• História Antiga;

• História Medieval;

• História Moderna;

• História Contemporânea;

• História do Brasil;

• História da América;

• História da África;

• História e cultura afro-brasileira e indígena;

• Ensino de História.

Opções de Carreira

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de História atua em uma grande gama de atividades econômicas, como em serviços sociais e de saúde, administração pública, atividades recreativas, esportivas e culturais, pesquisa e desenvolvimento, e no ensino.

O historiador costuma trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não-governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística.

Atua como assalariado registrado, estatutário e também como autônomo, prestando serviços. Desenvolve suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para o exercício dessas ocupações, o profissional de História deve ter formação completa em curso superior reconhecido pelo MEC, além de mestrado ou cursos de especialização nas áreas de atuação.

É comum o ingresso e a progressão na carreira de historiador por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que o titular das ocupações deva ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close