Envie mensagem ou ligue
Informações

História

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado e Licenciatura
Área de conhecimento*
Ciências humanas
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Mínimo 400 horas
*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de História

O curso de História forma profissionais capazes de dominar as linhas gerais do processo histórico por meio do estudo do passado humano. As análises históricas levam em consideração os aspectos de economia, dominação e poder, conflitos sociais, crenças religiosas, relações familiares, manifestações culturais e do cotidiano da sociedade.

Ao final do curso, o aluno se qualifica a investigar e interpretar criticamente os acontecimentos históricos, baseado na pesquisa, seleção, classificação e relação de dados levantados em documentos, bibliotecas, arquivos ou estudos arqueológicos.

Para isso, o estudante aprende a analisar diversos tipos de documentos históricos e a compreender as ações humanas ao longo do tempo a partir da interpretação destes materiais.

No mercado de trabalho, o profissional de História atua nos diferentes campos da produção e difusão do conhecimento histórico. Além de professor e pesquisador, pode produzir políticas públicas, organizar arquivos, trabalhar em museus ou em atividades de preservação cultural e patrimonial, escrever para jornais e revistas especializados.

O bacharel costuma atuar em ONGs, empresas de turismo, órgãos públicos de cidades históricas e como autônomo. O licenciado trabalha como professor dos ensinos fundamental e médio em escolas particulares e públicas.

Estudante de História sentado na mesa
Procure o curso de História ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
  1. Encontre seu curso abaixo
  2. Garanta a sua vaga
  3. Economize até se formar
Mensalidades a partir de R$ 93,00 entre as 1.015 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Cidade, endereço ou CEP
Digite as faculdades

O que faz o Historiador?

O historiador pesquisa sobre relações humanas e sociais nas áreas das Ciências Sociais e Humanas. Realiza procedimentos para coleta, tratamento, análise de dados e informações e dissemina resultados de pesquisa.

Além disso, o profissional de História planeja e coordena atividades de pesquisa e pode dar aulas.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa

Nota de corte para História

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de História foram:

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Menor nota de corte

459

Famam

Maior nota de corte

689

Pucsp

Menor nota de corte

457

Estácio Ribeirão Pre

Maior nota de corte

706

Pucsp

Menor nota de corte

561

Uespi

Maior nota de corte

799

Ufpa

Está com dúvidas sobre História?

Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas

Como é o curso de História?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de História tem seus conteúdos básicos e complementares organizados em três eixos: Conteúdos Históricos ou Historiográficos, Conteúdos Especializados e Conteúdos Complementares.

Os conteúdos históricos/historiográficos compreendem práticas de pesquisa e aprendizagem sob diferentes metodologias e concepções, definindo e problematizando os grandes recortes do espaço-tempo.

Os conteúdos especializados permitem maior verticalidade na abordagem dos temas, de acordo com as especificidades de cada instituição de ensino. As instituições devem assegurar que o aluno realize atividades acadêmicas optativas de outras áreas do conhecimento.

Já os conteúdos complementares fornecem instrumentação mínima para as diferentes atuações do historiador, como atividades pedagógicas, estágio e disciplinas como fundamentos de arquivologia, museologia e gerenciamento de patrimônio histórico.

Para a modalidade de licenciatura há, ainda, os conteúdos definidos para a educação básica e as didáticas próprias de cada um deles.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de História considerando as seguintes disciplinas:

  • Teoria e Metodologia da História;

  • História Antiga;

  • História Medieval;

  • História Moderna;

  • História Contemporânea;

  • História do Brasil;

  • História da América;

  • História da África;

  • História e cultura afro-brasileira e indígena;

  • Ensino de História.

Qual a grade curricular de História?

Para conhecer as matérias do seu curso de História, basta acessar abaixo:

Grade Curricular de História

Faça carreira em História

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de História atua em uma grande gama de atividades econômicas, como em serviços sociais e de saúde, administração pública, atividades recreativas, esportivas e culturais, pesquisa e desenvolvimento, e no ensino.

O historiador costuma trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não-governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística.

Atua como assalariado registrado, estatutário e também como autônomo, prestando serviços. Desenvolve suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.


Quanto ganha um Historiador

O salário médio de um Historiador no Brasil é de R$ 2.674,36. Os estados onde a profissão de Historiador têm os melhores salários são Minas Gerais, Sergipe e Mato Grosso.

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Historiador.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para o exercício dessas ocupações, o profissional de História deve ter formação completa em curso superior reconhecido pelo MEC, além de mestrado ou cursos de especialização nas áreas de atuação.

É comum o ingresso e a progressão na carreira de historiador por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que o titular das ocupações deva ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.


Quais são as principais competências pessoais do História?

As principais características do profissional de História, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Criatividade;

  • Capacidade de reflexão;

  • Capacidade de análise crítica;

  • Alteridade;

  • Sensibilidade social;

  • Trabalhar em equipe;

  • Expressão escrita;

  • Expressão oral;

  • Promover interdisciplinaridade.