O escritor é o profissional responsável por redigir textos de diferentes gêneros e formatos, como livros, roteiros, crônicas, artigos e conteúdos técnicos. Seu objetivo é informar, entreter ou transmitir conhecimento ao público.
A carreira é dinâmica e cada profissional pode adotar diferentes formas de escrita, especializando-se em nichos específicos, como romances, contos, poesias, roteiros de cinema e televisão, obras acadêmicas, textos jornalísticos, materiais didáticos e conteúdos publicitários. Em todos os segmentos, o escritor assume a função de transformar ideias, histórias ou informações em linguagem escrita, estruturando narrativas ou argumentos com clareza e coesão.
Além da diversidade de gêneros, as temáticas são variadas. Desde textos relacionados à economia, até assuntos mais usuais, como um livro de autoajuda, os escritores possuem liberdade criativa para definir o que será redigido.
A obra composta pelo escritor pode abranger aspectos reais ou ficcionais. Ao adotar um estilo de não-ficção, o profissional redige sobre acontecimentos ou assuntos que refletem a realidade, como textos jornalísticos e obras que abordam temas da economia, sociedade, política e educação.
Já a escrita ficcional é formulada por meio de histórias concebidas pelo redator, seja uma obra de romance, aventura, suspense ou terror. As narrativas apresentam uma trama que envolve personagens, ambientes e enredos que despertem a emoção e o interesse do leitor.
+ Veja bolsas de estudos para o curso de Letras