O escritor é o profissional responsável por redigir textos e obras literárias. Sua carreira envolve a elaboração de livros, artigos, críticas, resenhas, crônicas, entre diversos outros gêneros textuais que podem ser definidos pelo escritor.
Bem como a diversidade de gêneros, o estilo adotado pelo profissional também pode variar. É comum que diferentes escritores possuam técnicas específicas para a elaboração de seu texto, como o uso frequente de determinado termo, a utilização de arranjos específicos, uso da linguagem coloquial, ou formal, além de aspectos estruturação.
Em relação ao tema abordado, as possibilidades são infindáveis. Desde temáticas relacionadas à economia, até assuntos mais usuais, como um livro de autoajuda, os escritores possuem uma ampla liberdade criativa para definirem o que será redigido.
A obra composta pelo escritor pode abranger aspectos reais ou ficcionais. Ao adotar um estilo de não-ficção, o profissional redige sobre acontecimentos ou assuntos que refletem a realidade. Como exemplo, é possível citar os textos jornalísticos, que se debruçam sobre assuntos de relevância social, ou, então, obras que abordam temas da economia, sociedade, política, educação, entre outras possibilidades.
Já a escrita ficcional é formulada por meio de histórias concebidas pelo redator, seja uma obra de romance, aventura, suspense ou terror. Em suma, tais narrativas apresentam uma trama que envolve personagens, ambientes e enredos que despertem a emoção e o interesse do leitor. É comum que a literatura ficcional seja adaptada para obras cinematográficas.
Assim como exposto, a tarefa do escritor é envolta de uma série de variáveis que impactam o seu texto. Por se tratar de uma profissão tão abrangente, o resultado do empreendimento redacional dos profissionais são as inúmeras obras, livros, artigos e textos, em geral, de diferentes estilos, que preenchem as prateleiras das bibliotecas e o banco de dados dos sites e plataformas digitais.
O escritor atua de diversas formas, dependendo do estilo e da abordagem escolhida, mas, de maneira geral, a sua atividade envolve o processo de criar, estruturar e revisar conteúdos escritos, que podem abranger desde romances e poesias até textos acadêmicos e artigos. Aqui estão algumas das principais formas de atuação de um escritor:
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Tudo sobre o curso de Letras-Inglês no site da Quero Bolsa.
Um escritor pode atuar em diversas áreas, dependendo de seus interesses, habilidades e do tipo de conteúdo que deseja criar. Aqui estão algumas das principais áreas de atuação de um escritor:
Literatura (Ficção):
Jornalismo e Reportagem:
Roteirista:
Publicidade e Propaganda:
Escrita Técnica:
Escrita Acadêmica:
Blogs e Conteúdo Digital:
Ghostwriting (Escrita Fantasma):
Escrita de Discursos:
Tradução Literária ou Técnica:
Cada área de atuação exige habilidades específicas, como conhecimento profundo de determinados temas, habilidades criativas ou técnicas, e, frequentemente, uma boa capacidade de pesquisa. O escritor pode atuar em uma ou várias dessas áreas ao longo de sua carreira.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do escritor é de, em média, R$ 6.382,02. Saiba, porém, que o valor apresentado pode variar de acordo com a área de atuação do profissional, bem como a produção do especialista.
Veja também: Tudo sobre a profissão de Revisor de Texto no site da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para atuar como escritor, o profissional deve contar com conhecimentos específicos que variam de acordo com a sua área redacional. De modo geral, é necessário que o especialista domine as regras gramaticais e o uso correto da língua portuguesa, redigindo segunda as normas vigentes.
Em uma escrita não-ficcional, além de contar com o conhecimento linguístico, o profissional deve compreender aquilo que escreve, dominando a temática exposta em seu texto. Se o escritor redige sobre política, por exemplo, é indispensável que ele compreenda o sistema político, estando apto para abordar o assunto.
Tais conhecimentos podem ser adquiridos por meio de uma formação de nível superior. Entre os cursos que abordam as temáticas da área, é válido ressaltar a graduação em Letras, faculdade que apresenta os conceitos da literatura e da língua portuguesa.
Se você deseja ingressar no curso de Letras, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você encontra descontos de até 80% para a formação. Acesse e confira as melhores ofertas em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.