Envie mensagem ou ligue
Informações

Repórter

O repórter é o jornalista responsável por produzir reportagens, apurando fatos, checando informações e realizando entrevistas

O que faz um repórter

O jornalista que exerce a função de apuração e desenvolvimento de uma notícia ou reportagem, por meio de pesquisas, entrevistas e investigação é o repórter. Esse profissional é responsável por buscar conteúdos de interesse público, coletar materiais, checar informações, investigar, analisar profundamente os fatos, entrevistar fontes e transformar todo o conteúdo em notícia para informar o cidadão de forma clara, objetiva e verdadeira. Muitas vezes, o repórter irá escrever ou gravar a matéria, além de registrar as entrevistas em áudio ou vídeo e os acontecimentos com fotos.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 4649,50
estado com maior salário - Distrito Federal
2892
contratações no último ano (2018)
3478
demissões no último ano
-586
saldo de vagas criadas

Como se tornar um repórter

Para que o repórter tenha um bom desempenho profissional, é necessário que possua algumas habilidades, como boa comunicação, facilidade para lidar com o público, boa escrita, criatividade, curiosidade, ética, persuasão, objetividade, precisão, conhecimentos gerais amplos, gosto pela leitura e estar sempre atualizado. A exigência do diploma em curso superior de Jornalismo para a atuação de profissionais como o repórter é um assunto que sempre está em discussão. Contudo, a maioria das empresas e veículos de comunicação exige a graduação em Jornalismo para contratação.

Áreas de atuação

Um repórter costuma atuar em veículos de comunicação, seja no meio impresso (jornais e revistas), no rádio, na televisão e na internet (portais de notícias e blogs). É cada vez mais comum a atuação do repórter em empresas, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor, para a produção de conteúdos. Por ser um profissional responsável pela construção das reportagens, o repórter tem contato com todas as editorias do veículo, envolvendo-se em todos os temas e pautas. Ele também pode se especializar em determinadas áreas e cobrir os temas específicos de sua especialização.