Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Repórter: tudo sobre a profissão

Apurar fatos e fazer reportagens são atribuições de um repórter

Oportunidades de trabalho costumam ser restritas em veículos grandes; combate às fake news passou a ser um grande desafio na era digital

repórter

Sobre a profissão

O jornalista que exerce a função de apuração e desenvolvimento de uma notícia ou reportagem, por meio de pesquisas, entrevistas e investigação é o repórter. Esse profissional é responsável por buscar conteúdos de interesse público, coletar materiais, checar informações, investigar, analisar profundamente os fatos, entrevistar fontes e transformar todo o conteúdo em notícia para informar o cidadão de forma clara, objetiva e verdadeira. Muitas vezes, o repórter irá escrever ou gravar a matéria, além de registrar as entrevistas em áudio ou vídeo e os acontecimentos com fotos.

A rotina de trabalho do repórter pode ser bastante variada já que ele trabalha entrevistando diferentes pessoas em diversos lugares. Os acontecimentos também podem ser repentinos e demandar muitas mudanças em suas atividades de apuração e redação. Atualmente, o mercado continua sendo restrito na grande imprensa tornando as oportunidades mais escassas. Com a chegada da era digital, a circulação de notícias falsas dificulta muito seu trabalho.

Um repórter costuma atuar em veículos de comunicação, seja no meio impresso (jornais e revistas), no rádio, na televisão e na internet (portais de notícias e blogs). É cada vez mais comum a atuação do repórter em empresas, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor, para a produção de conteúdos. Por ser um profissional responsável pela construção das reportagens, o repórter tem contato com todas as editorias do veículo, envolvendo-se em todos os temas e pautas. Ele também pode se especializar em determinadas áreas e cobrir os temas específicos de sua especialização.

Por que ser um Repórter?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Repórter

    Como se tornar um Repórter?

    Para que o repórter tenha um bom desempenho profissional, é necessário que possua algumas habilidades, como boa comunicação, facilidade para lidar com o público, boa escrita, criatividade, curiosidade, ética, persuasão, objetividade, precisão, conhecimentos gerais amplos, gosto pela leitura e estar sempre atualizado. A exigência do diploma em curso superior de Jornalismo para a atuação de profissionais como o repórter é um assunto que sempre está em discussão. Contudo, a maioria das empresas e veículos de comunicação exige a graduação em Jornalismo para contratação.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Comunicação e Informação

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.