O publicitário trabalha fortalecendo a imagem de marcas e empresas, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos e serviços vendidos, além de comunicar ideias e projetos ao público.
Ele trabalha com tudo que envolve a imagem da marca e da empresa diante do público, desenvolvendo plano de comunicação que define todo o comportamento da empresa em relação à sua divulgação, desde o logotipo até propagandas veiculadas na mídia.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Publicidade e Propaganda
Um publicitário é um profissional que atua na área de comunicação e marketing, com o objetivo de criar estratégias e campanhas publicitárias que promovam marcas, produtos ou serviços. Para isso, ele utiliza diversas técnicas e ferramentas, como pesquisa de mercado, análise de público-alvo, criação de conceitos criativos, desenvolvimento de peças publicitárias, gerenciamento de mídias sociais, entre outras.
O trabalho de um publicitário começa com a compreensão do mercado em que a empresa ou marca atua e a identificação do público-alvo que se deseja atingir. A partir daí, são criados conceitos criativos e estratégias de comunicação que possam impactar e engajar esse público de forma efetiva.
Para isso, o publicitário pode trabalhar em equipe com outros profissionais, como redatores, designers, fotógrafos e produtores de vídeo, para desenvolver peças publicitárias, como anúncios em revistas, jornais, outdoors, peças publicitárias para televisão ou internet, entre outras.
Além disso, o publicitário também pode atuar no gerenciamento de mídias sociais, produzindo conteúdo e interagindo com o público da empresa ou marca em questão, com o objetivo de promover o engajamento e fidelização dos clientes.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O publicitário pode trabalhar em agências de publicidade e marketing, ou em departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas. Também encontra trabalho em institutos de pesquisa e como professor em universidades.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um publicitário.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Não há exigência legal de curso para se tornar publicitário, mas a formação universitária em Publicidade e Propaganda (ou cursos relacionados) pode ser muito útil para entrar no mercado e conseguir diferenciar-se. Buscar estágios para começar a trabalhar é uma boa forma de inserção, além de montar um portfólio com campanhas para conseguir mostrar um pouco do seu trabalho para potenciais contratantes.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Publicidade e Propaganda, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.