Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Publicitário: tudo sobre a profissão

Aquele que fortalece a imagem e as vendas de marcas

Profissional é responsável por criar e implementar planos de comunicação que definem o tom e o comportamento da empresa diante de seu público

publicitário

Sobre a profissão

O publicitário trabalha fortalecendo a imagem de marcas e empresas, criando campanhas e peças publicitárias que promovam produtos e serviços vendidos, além de comunicar ideias e projetos ao público.

Ele trabalha com tudo que envolve a imagem da marca e da empresa diante do público, desenvolvendo plano de comunicação que define todo o comportamento da empresa em relação à sua divulgação, desde o logotipo até propagandas veiculadas na mídia.

O publicitário pode trabalhar em diversas áreas relacionadas à comunicação entre empresas e público. Entre elas, estão: área de criação, responsável por produzir as campanhas; gerência de produto, que administra e planeja ações relacionadas ao produto; marketing, que cria estratégias de venda e analisa o mercado com base em estatísticas; mídia, que escolhe os meios de comunicação mais adequados para difundir as campanhas; atendimento, que atua diretamente com os clientes.

A atuação do publicitário ocorre com produtos e serviços físicos e/ou virtuais, com campanhas que podem ser veiculadas em outdoors, na televisão, no cinema, nas redes sociais, entre outros.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do publicitário no Brasil é de R$ 3.356,67.

O publicitário pode trabalhar em agências de publicidade e marketing, ou em departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas. Também encontra trabalho em institutos de pesquisa e como professor em universidades.

Por que ser um Publicitário?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Publicitário

    Como se tornar um Publicitário?

    Não há exigência legal de curso para se tornar publicitário, mas a formação universitária em Publicidade e Propaganda (ou cursos relacionados) pode ser muito útil para entrar no mercado e conseguir diferenciar-se. Buscar estágios para começar a trabalhar é uma boa forma de inserção, além de montar um portfólio com campanhas para conseguir mostrar um pouco do seu trabalho para potenciais contratantes.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Comunicação e Informação

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.