Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Social Media: tudo sobre a profissão

O profissional que trabalha com gestão de conteúdo nas redes sociais

Na era digital, cargo tem sido cada vez mais requisitado nas empresas; atualização constante é essencial

social media

Sobre a profissão

O social media é o profissional responsável pela gestão, atualização e geração de conteúdo e tráfego para as redes sociais de empresas, marcas ou personalidades em seus perfis online. 

Em um mundo cada vez mais conectado e em que a interatividade está ao alcance de um clique, as empresas têm cada vaz mais concentrado o foco de suas atividades em redes sociais, tais como Facebook, Instagram e Twitter.

De olho no crescimento dessa possibilidade, a área para o profissional de social media tem crescido. A cada dia são descobertas novas informações estratégicas que permitem que esse especialista ajude no crescimento da empresa e no engajamento da marca.

O social media planeja o tipo de conteúdo a ser veiculado, tais como posts, gifs, sorteios, interações, imagens, anúncios e vídeos, escolhendo qual a melhor forma de alcançar o maior número possível de interessados pela marca.  

Cabe a esse profissional também interagir com possíveis clientes ou quaisquer usuários que venham a interagir com a marca ou a empresa, bem como zelar pela sua imagem positiva. Solucionar crises relacionadas à imagem e responder críticas e questionamentos também são algumas das atribuições do social media.

As atividades de um social media englobam divulgar produtos, serviços e novidades no perfil de uma empresa nas redes sociais, buscar interação com os usuários e manter um bom relacionamento com esse público. Geralmente, esse profissional é responsável também por fazer fotos e vídeos da empresa em que trabalha, postar nas redes sociais e monitorar os comentários que surgem com as postagens. Atualmente, tem sido bastante procurado no mercado de trabalho. Por se tratar de uma área que apresenta sempre muitas novidades, exige constante atualização de quem atua nela.

A atuação do social media é bastante recorrente em empresas da área de comunicação, como agências de publicidade, assessorias, emissoras de rádio e TV e empresas de organização de eventos. No entanto, atualmente, é quase impossível empresas de todos os segmentos sobreviverem sem o trabalho de uma boa equipe de gestores de redes sociais.

Instituições públicas, governos e casas legislativas, complexos industriais, grandes escritórios, bem como lojas, escolas, serviços de streaming, supermercados, restaurantes, casas noturnas, academias e diversos outros espaços profissionais podem contratar o trabalho de um social media.

Todavia, devido à dificuldade de entendimento sobre o que é ou não necessário para o pleno exercício de uma boa gestão de mídias sociais, muitas empresas fora do segmento de comunicação optam por contratar o trabalho de agências de publicidade para desempenhar esse papel. Isso faz com que essas sejam ainda as principais fontes empregadoras dos profissionais conhecidos como social media.

Social Media

Como se tornar um Social Media?

A profissão de social media não é regulamentada por lei, sendo um pouco vaga a questão de sua profissionalização. Existem muitos profissionais graduados em diversas áreas, sobretudo em Comunicação Social, que acabam iniciando carreira em gestão de mídias sociais. 

O diploma é, certamente, muito valorizado, mas os diversos cursos de graduação da área de Comunicação ainda estão em um processo de aprimorar seus núcleos de estudo sobre o mercado digital e sobre o marketing digital. 

Os interessados em trabalhar como social media devem se preparar para trabalhar com jornalistas, relações-públicas, designers, publicitários e até profissionais do Marketing e da Administração.

Mais profissões da área de Comunicação e Informação

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.