Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Relações Públicas

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado e Tecnólogo
Área de conhecimento
Ciências sociais aplicadas
Duração
até 10 semestres
Estágio obrigatório?
Mínimo 200 horas

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Relações Públicas

O curso de Relações Públicas forma profissionais que constroem, promovem e preservam a imagem e reputação de empresas, marcas e instituições, por meio de projetos de comunicação.

Suas estratégias criativas afetam diretamente a dinâmica das organizações, ao colaborar com a criação da identidade e da imagem corporativa.

Ao final do curso, o aluno adquire visão estratégica, com foco nos negócios e na responsabilidade social, e é capaz de elaborar políticas de relacionamento entre as organizações e o público.

No mercado de trabalho, o profissional de Relações Públicas atua elaborando estratégias de comunicação em grandes empresas, organizações públicas, terceiro setor e agências de comunicação, além de assessorar personalidades públicas, como os políticos.

Considerando que a sobrevivência das organizações depende, cada vez mais, da imagem obtida junto aos seus diferentes públicos, e a importância que as mídias sociais vem ganhando na construção da imagem corporativa, a atuação do relações públicas tem se tornado cada vez mais necessária e seu campo de atuação mais abrangente, inclusive na internet.

Os tipos de formação para o curso de Relações Públicas são: bacharelado e tecnólogo .

Como é a faculdade de Relações Públicas?

O curso de Relações Públicas é oferecido como bacharelado e apresenta uma grade curricular com muitas disciplinas da área da comunicação, com destaque para Comunicação Organizacional, Assessoria de Imprensa e Comunicação Pública. É comum também que a qualificação explore temas da Administração, da Economia e do Marketing.

A formação, na maior parte das vezes, é uma habilitação do curso de Comunicação Social e tem uma duração média de quatro anos. O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios.

Qual a grade curricular de Relações Públicas?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Relações Públicas em uma de nossas faculdades parceiras:

Antropologia e Cultura Brasileira
Arte, Cultura e Estética
Atividades Complementares

Ver mais sobre a grade curricular de Relações Públicas

O que se aprende na faculdade de Relações Públicas?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Relações Públicas, apesar de ser da área da Comunicação, tem suas funções e características específicas e deve seguir regulamento próprio.

De acordo com as diretrizes, a grade curricular deve estar organizada em quatro eixos, complementares entre si: Formação Geral, Comunicação, Formação Suplementar e Relações Públicas.

Para as atividades didáticas, deve ser considerado o mínimo de 1.400 horas divididas entre os três primeiros eixos e 1.400 horas para o eixo específico de Relações Públicas, além de 200 horas de Atividades Complementares e 200 horas para o estágio supervisionado.

A Formação Geral contempla conteúdos de cultura geral e de formação ética e humanística, baseados nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, com foco na ética e em questões como direitos humanos, educação ambiental e sustentabilidade. Poderão ser agregados conteúdos de diversas áreas, conforme projeto de formação definido pela instituição de ensino, além dos seguintes campos:

  • Filosofia;

  • Sociologia;

  • Economia;

  • Direito;

  • Antropologia;

  • Psicologia;

  • Estética e Artes;

  • Ciência Política;

  • Administração.

O eixo de Comunicação consiste em conteúdos teóricos e aplicados das Ciências da Comunicação, com foco nos processos e práticas de relações públicas, como:

  • Fundamentos teóricos da comunicação;

  • Linguagens, mídias e tecnologias.

O eixo de Relações Públicas possui conteúdos teóricos aplicados a práticas laboratoriais, que são específicos para a compreensão das Relações Públicas. As matérias básicas desse núcleo são:

  • Pesquisas de opinião e de imagem;

  • Diagnóstico, planejamento e gestão estratégica da comunicação;

  • Planejamento e organização de eventos;

  • Gerenciamento de crises;

  • Redação institucional, produção de mídias impressas, audiovisuais e digitais;

  • Comunicação em rede;

  • Portais corporativos, governamentais e comunitários;

  • Projetos sociais e culturais.

Já a Formação Suplementar, é composta de acordo com o projeto de formação definido pela instituição de ensino. Ela inclui:

  • Empreendedorismo e Gestão de Negócios;

  • Comunicação nos processos de governança corporativa;

  • Psicologia Social;

  • Estatística;

  • Relações Governamentais;

  • Cerimonial e Protocolo;

  • Ouvidoria.

Quanto custa uma faculdade de Relações Públicas?

O valor do curso de Relações Públicas pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$24,00 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.

Encontre a faculdade ideal para você aqui.

Procure o curso de Relações Públicas ideal para você!

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar
Mensalidades a partir de R$ 24,00 entre as 1.089 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Tipo de modalidade

Qual a sua localização?

Prefere alguma faculdade?


Sobre a carreira de Relações Públicas

O que faz o profissional de Relações Públicas?

O relações públicas elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral. Também implementa e coordena atividades e assessora a diretoria e setores da empresa.

Em sua área de atuação, o profissional de Relações Públicas gerencia recursos humanos, administra recursos materiais e financeiros e promove condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.

Ele atua no processo de decisão política, participa da formulação de políticas públicas, elabora e estabelece estratégias de relações governamentais, analisa os riscos regulatórios ou normativos e defende os interesses dos representados.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil
Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade
É só preencher seus dados

Nota de corte para Relações Públicas

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Relações Públicas foram:

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Maior nota de corte

656

Unifiam-Faam

Menor nota de corte

626

Puc – Campinas

Maior nota de corte

626

Puc – Campinas

Menor nota de corte

615

Ufal

Maior nota de corte

777

Usp

Está com dúvidas sobre Relações Públicas?

Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas