Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Perguntas e Respostas - Relações Públicas

Faça sua pergunta ou responda dúvidas sobre o curso de Relações Públicas.

Nossa comunidade esta pronta pra te responder! Faça sua pergunta e concorra a um Galaxy TAB S6 LITE.

Veja bolsas de Relações Públicas que o Quero Bolsa oferece em faculdades próximas a você.

Banner Comunidade Quero
Foto do estudante LIVIA MONTEIRO DA SILVA
LIVIA MONTEIRO DA SILVA
Enviada em 03/02/2025
Responder

Oi, Livia! Grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro costumam ter mais oportunidades em Relações Públicas, por concentrarem empresas, agências e eventos. Mas outras capitais também têm demanda, especialmente em setores como comunicação corporativa, marketing e assessoria de imprensa. Tudo depende do nicho que você deseja seguir! 😉

Foto do estudante Pedro Henrique
Pedro Henrique
Enviada em 07/02/2025

Oii, Livia! Tudo bem? Espero que sim... A gestão da reputação e a construção de autoridade digital são essenciais para a percepção pública de uma marca ou figura pública, especialmente em um cenário de alta volatilidade midiática. Elas garantem confiança, controle da narrativa, resiliência contra crises, fortalecimento do relacionamento com o público e diferenciação no mercado. Para isso, é fundamental investir em produção de conteúdo estratégico, monitoramento de mídia, gerenciamento de crises, parcerias e um bom atendimento ao público. Uma presença digital forte e autêntica minimiza impactos negativos e fortalece a credibilidade a longo prazo. Espero ter te ajudado!

Foto do estudante Bianca Negreiros Sanches
Bianca Negreiros Sanches
Enviada em 07/02/2025
Foto do estudante Clara Tesser Pereira
Clara Tesser Pereira
Enviada em 02/03/2024
Responder

Boa tarde! Um profissional de Relações Públicas (RP) pode atuar em diversas áreas, como: Agências de comunicação Empresas de organização de eventos ONGs Bancos Complexos empresariais Comércios Instituições governamentais O RP é responsável por criar, manter e divulgar uma boa imagem pública de seus clientes, seja de uma organização, instituição, órgão governamental ou pessoa.

Foto do estudante Maria Eduarda Dias de Oliveira
Maria Eduarda Dias de Oliveira
Aluno Quero
Aluno Quero
Nutrição
São José dos Campos
Campus Bilac
Enviada em 07/10/2024
Foto do estudante Clara Tesser Pereira
Clara Tesser Pereira
Enviada em 02/03/2024
Responder

Olá Clara. Na era da comunicação, o profissional de Relações Públicas é peça-chave para qualquer negócio. Responsável por tudo o que está relacionado à comunicação institucional, o RP reúne uma série de funções e habilidades que o permitem zelar pela reputação das empresas. Entre as funções desse profissional, estão: criar canais seguros e eficientes de diálogo com clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Também deve planejar estratégias de aproximação com o público interno e externo. Quem se forma em Relações Públicas pode trabalhar em diferentes setores e áreas de atuação. O profissional de Relações Públicas é quem cuida da imagem das empresas, inclusive nos momentos de crise. Através de ações estratégicas de comunicação, é a pessoa responsável por garantir a boa reputação das corporações. Age para aproximar os indivíduos, estabelecer novos laços e criar relações inteligentes, saudáveis e cada vez mais sólidas. Listei aqui pra você 8 áreas de atuação do profissional de relações públicas. 1. Relacionamento com o cliente: lidando com os feedbacks Essa é uma área que se dedica à comunicação direta com os clientes. Através de atendimentos, reclamações, feedbacks e necessidades apresentadas pelo público, os profissionais atuam na promoção de melhorias na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 2. Comunicação institucional: política interna, objetivos e valores Setor responsável pela divulgação e produção de conteúdos relacionados à política, valores, objetivos e informes internos de empresas e organizações. Tanto para o público externo quanto para o público interno. O profissional dessa área também atua no desenvolvimento de canais e estratégias de comunicação institucional. 3. Eventos: logística, produção e execução Essa área é destinada a profissionais que curtem fazer o planejamento, logística, produção e execução de eventos institucionais. O RP trabalha na organização de palestras, exposições, coquetéis, recepções e outras solenidades para promoção da empresa. 4. Pesquisa de opinião: comunicação estratégica Setor responsável pelo desenvolvimento e aplicação de pesquisas de opinião para o público interno e externo das empresas. O objetivo é levantar informações diversas que possam contribuir na criação de planos inteligentes de comunicação. 5. Projetos institucionais: parcerias, projetos e ações sociais É a área responsável pela gestão de projetos e parcerias institucionais, na maioria das vezes de cunho social. O profissional de Relações Públicas atua na análise das propostas de parceria, garantindo que estejam alinhadas à filosofia e aos objetivos da empresa. 6. Redes sociais: planejamento e produção de conteúdo nas plataformas digitais Os profissionais que se dedicam às redes sociais são responsáveis pelo planejamento e produção de conteúdo nas plataformas digitais. Eles também realizam o monitoramento de comentários e demais formas de comunicação e interação virtual com os internautas. 7. Relações governamentais Esse é o setor que cuida do relacionamento das organizações ou empresas com o governo. O profissional da área atua na elaboração e planejamento de ações estratégicas de relacionamento com a instituição governamental e suas autoridades. 8. Assessoria de imprensa: mídia e opinião pública O RP que atua na assessoria de imprensa trabalha na comunicação da empresa com a mídia e outros formadores de opinião. Também faz a divulgação de conteúdos e serviços. O objetivo é garantir uma imagem positiva perante o público, além de evitar ou responder a possíveis crises de imagem e reputação.

Foto do estudante Julio Cesar Alves de Melo
Julio Cesar Alves de Melo
Enviada em 22/02/2024
Responder

Oi, Julio Cesar. Publicidade e Propaganda envolvem a criação e disseminação de mensagens persuasivas pagas para promover produtos, serviços ou ideias, enquanto Relações Públicas se concentram na construção de relacionamentos positivos entre uma organização e seus públicos, através de comunicação estratégica!

Página 1 de 6
...