Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Horário especial de carnaval
Segunda e terça das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Profissional de Relações Públicas

O bacharel em Relações Públicas pode exercer diversas atividades dentro da área de Comunicação Social

O que faz um profissional de relações públicas

O profissional de Relações Públicas, também conhecido como RP, é responsável por promover a boa imagem de uma empresa ou instituição perante seu público e clientes. 

Como é o responsável pela maneira como a empresa se apresenta e se comunica mediante seus públicos, o profissional de Relações Públicas traça estratégias e planos de ação, de modo a transmitir os valores, a missão e os objetivos da organização para a qual trabalha.

O trabalho do RP pode ser tanto para comunicação interna (quadro de colaboradores da empresa) quanto para comunicação externa (clientes e fornecedores, por exemplo).

Como se tornar um profissional de relações públicas

A legislação ainda não é totalmente regulamentada, mas o diploma é certamente um requisito fundamental na carreira. Para tanto, é recomendável obter o título de bacharel em Relações Públicas, curso da área de Comunicação Social.

Alguns outros profissionais de áreas semelhantes, dentro do campo da Comunicação, acabam algumas vezes exercendo atividades do profissional de Relações Públicas, como jornalistas e publicitários, mas isso não é regra.

É possível ingressar na carreira como tecnólogo, mas a principal forma de se tornar um profissional de Relações Públicas é concluir a graduação em Relações Públicas. Existem algumas áreas de especialização correlacionadas em cursos como Administração, Marketing e Jornalismo. Em sua rotina de trabalho, é comum que ele lide com profissionais dessas áreas. 

Áreas de atuação

O profissional de Relações Públicas tem à sua disposição uma gama de possibilidades de áreas de atuação, como agências de comunicação, empresas de organização de eventos, ONGs, bancos, complexos empresariais, comércios e instituições governamentais.

Dentre as opções, o profissional de Relações Públicas pode trabalhar com atendimento ao cliente, pesquisas de opinião, planejamento estratégico, comunicação institucional e até mesmo com cerimonial e protocolo, orientando personalidades e políticos sobre etiqueta e comportamento.

Ao RP, também cabem outras alternativas dentro da área de Administração, como gestão de comunicação interna de uma empresa (criação de canais), ou planejamento e abastecimento das redes sociais da empresa ou do cliente. O especialista também pode trabalhar com organização de eventos, área bastante recorrente.