O profissional de Relações Públicas, também conhecido como RP, é responsável por promover a boa imagem de uma empresa ou instituição perante seu público e clientes.
Como é o responsável pela maneira como a empresa se apresenta e se comunica mediante seus públicos, o profissional de Relações Públicas traça estratégias e planos de ação, de modo a transmitir os valores, a missão e os objetivos da organização para a qual trabalha.
O trabalho do RP pode ser tanto para comunicação interna (quadro de colaboradores da empresa) quanto para comunicação externa (clientes e fornecedores, por exemplo).
O profissional de Relações Públicas atua na criação de meios de comunicação entre funcionários, clientes e fornecedores de uma organização e trabalha com a imagem da empresa diante desses públicos. Atualmente, o mercado de trabalho possui muitas oportunidades para esse profissional em empresas privadas que acompanham a necessidade de manter uma boa comunicação interna.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O profissional de Relações Públicas tem à sua disposição uma gama de possibilidades de áreas de atuação, como agências de comunicação, empresas de organização de eventos, ONGs, bancos, complexos empresariais, comércios e instituições governamentais.
Dentre as opções, o profissional de Relações Públicas pode trabalhar com atendimento ao cliente, pesquisas de opinião, planejamento estratégico, comunicação institucional e até mesmo com cerimonial e protocolo, orientando personalidades e políticos sobre etiqueta e comportamento.
Ao RP, também cabem outras alternativas dentro da área de Administração, como gestão de comunicação interna de uma empresa (criação de canais), ou planejamento e abastecimento das redes sociais da empresa ou do cliente. O especialista também pode trabalhar com organização de eventos, área bastante recorrente.
A área de Relações Públicas possui conselhos profissionais de classe: O CONFERP (Conselho Federal de Relações Públicas) e os CONRERPs (Conselho Regional de Relações Públicas). O CONFERP possui a responsabilidade de coordenar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão de Relações Públicas. Por outro lado, os CONRERPs executam as ações de fiscalização nos estados de atuação e registram os profissionais.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A legislação ainda não é totalmente regulamentada, mas o diploma é certamente um requisito fundamental na carreira. Para tanto, é recomendável obter o título de bacharel em Relações Públicas, curso da área de Comunicação Social. Alguns outros profissionais de áreas semelhantes, dentro do campo da Comunicação, acabam algumas vezes exercendo atividades do profissional de Relações Públicas, como jornalistas e publicitários, mas isso não é regra. No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Relações Públicas.
É possível ingressar na carreira como tecnólogo, mas a principal forma de se tornar um profissional de Relações Públicas é concluir a graduação em Relações Públicas. Existem algumas áreas de especialização correlacionadas em cursos como Administração, Marketing e Jornalismo. Em sua rotina de trabalho, é comum que ele lide com profissionais dessas áreas.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Relações Públicas, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.