
Confira 5 cursos para quem quer trabalhar com café
Juliana Gottardi | 28/03/25Da origem até a comercialização do grão, existem muitas possibilidades para trabalhar com café
Com a retomada dos eventos presenciais após a pandemia, a indústria de festivais de música começa a aquecer novamente. Com isso, surge uma grande oportunidade de trabalho para profissionais de diversas áreas, que podem atuar nos bastidores dos festivais para garantir o sucesso do evento.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Por movimentar uma grande quantidade de pessoas e demandar muita estrutura, os festivais oferecem oportunidades de trabalho para diversas profissões e áreas, indo desde a assessoria do evento até a gastronomia, segurança, limpeza, iluminação, som, dentre outras.
Se você tem vontade de trabalhar em um festival de música como Rock in Rio, Lollapalooza e até mesmo The Town, conheça a seguir as profissões e cursos mais indicados para conseguir uma vaga de emprego nessa área!
Veja mais: 5 profissões para quem não sabe o que quer
+ Barbie: veja as profissões mais diferentes que a boneca já teve
Para o sucesso de eventos musicais como The Town ou Rock in Rio, é necessário a atuação de muitos profissionais de diferentes áreas trabalhando em conjunto. Se você já pensou em trabalhar nestes festivais, veja a seguir uma lista de profissões que são essenciais e não podem faltar em eventos como esses:
Leia também: Conheça 4 profissões para quem gosta de escrever
+ Profissões com os maiores e menores salários em 2023
O produtor de eventos é aquele profissional responsável por planejar, organizar e coordenar todas as etapas do festival, desde a contratação de artistas até a logística do evento. São eles que garantem que todas as etapas do evento sejam executadas dentro do prazo e do orçamento.
O curso mais indicado para se tornar um produtor é o de Eventos, oferecido no formato de tecnólogo, com duração média de dois anos. O curso prepara os profissionais para atuarem em todas as etapas de planejamento e organização de eventos culturais, corporativos, artísticos, esportivos, gastronômicos, turísticos e muitos outros.
O publicitário é o responsável por desenvolver a estratégia de marketing do festival, criando campanhas publicitárias, gerenciando as redes sociais, fazendo parcerias com marcas e patrocinadores e criando ações de engajamento com o público.
Para se tornar um publicitário é preciso fazer o curso de Publicidade e Propaganda, que tem uma duração de quatro anos, em média. Durante a formação, o estudante aprenderá a planejar, criar e gerenciar a comunicação publicitária, além de lidar com ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos, patrocínio e atividades de marketing.
Confira: 5 profissões para combater a crise climática
+ 6 profissões para quem quer trabalhar com Moda
O engenheiro de som é responsável por cuidar da qualidade do som que é transmitido para o público durante o festival. Eles ajustam a acústica do local e garantem que a qualidade sonora seja perfeita para que o público tenha uma experiência única.
Para se tornar um engenheiro de som, é necessário obter um diploma de graduação em Engenharia Acústica ou uma área relacionada, como engenharia elétrica, engenharia de áudio ou produção musical. O curso dura cerca de cinco anos e, após a formação, é importante continuar aprendendo e aprimorando as habilidades, especialmente em relação às tecnologias e equipamentos. Isso pode ser feito por meio de cursos e conferências, por exemplo.
Saiba mais: 7 profissões que podem acabar pelo Chat GPT
+ 5 profissões que usam matemática no dia a dia
+ 10 profissões que não podem ser MEI
O chef de cozinha é responsável por gerenciar as operações de alimentação do festival, selecionando fornecedores de alimentos, criando cardápios, gerenciando a equipe de cozinha e garantindo que a comida seja de qualidade.
Para ser Chef de Cozinha, um dos cursos mais indicados é Gastronomia. Normalmente o curso possui a duração de dois anos. Ao cursar Gastronomia, o profissional amplia seu repertório de receitas, conhece os mais diferentes utensílios que podem ser utilizados em seu trabalho e, principalmente, aprende diversas técnicas do trabalho diário na cozinha.
Veja: Tecnologia: 4 profissões para você iniciar em 2023
+ Profissões para quem tem 60 anos ou mais; veja qual curso fazer
O designer gráfico é responsável por gerar a identidade visual do festival, criando o logo, a sinalização, os cartazes e toda a comunicação visual do evento. Geralmente, o seu trabalho é realizado antes mesmo de ocorrer o evento, para que tudo já esteja pronto para o público na data marcada.
Para se tornar um designer gráfico, não é necessário ter uma formação em um curso superior específico. Porém, o diploma em Design Gráfico pode significar um diferencial e abrir mais portas no mercado de trabalho, principalmente em festivais, que normalmente só contratam profissionais formados ou agências de design que, por sua vez, também contratam apenas profissionais com diploma.
O assessor de imprensa é responsável por gerenciar a comunicação do festival com a imprensa, coordenando entrevistas com os artistas e divulgando informações relevantes para o público antes e durante o evento.
A formação mais comum para se tornar assessor de imprensa é Jornalismo, mas também há aqueles que escolhem cursar Relações Públicas, ambos com quatro anos de duração em média. Na formação, os estudantes irão aprender sobre comunicação empresarial, produção e gestão de conteúdo, organização de entrevistas, gerenciamento de crise e muitos outras práticas da profissão essenciais para trabalhar em festivais.
Leia também: Profissões do Futuro: conheça as carreiras mais promissoras
+ Quer ser rico? Veja as profissões mais bem pagas
+ Profissões mais bem pagas em áreas médicas
O profissional de segurança é responsável por garantir a segurança do público durante todo o festival, monitorando a multidão, controlando o acesso às áreas restritas, gerenciando a equipe de segurança e coordenando a evacuação em caso de emergência.
Para trabalhar na área de segurança, o mais indicado é fazer um curso de Segurança, Gestão de Segurança Privada ou, ainda, Segurança Pública. Os cursos são oferecidos como tecnólogos, possuem dois anos em média e formam profissionais capazes de gerenciar atividades de preservação e organização da segurança em ambientes privados e públicos.
Confira: 5 profissões para quem gosta de liberdade
+ 5 profissões para quem é criativo
Curtiu alguma dessas profissões e quer fazer faculdade? Pela Quero Bolsa é possível entrar no curso superior e na faculdade que você deseja com bolsa de estudos durante todo o curso!
São mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o Brasil, oferecendo cursos em todas as áreas com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo:
Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.