Confira: 5 profissões para combater a crise climática
+ 6 profissões para quem quer trabalhar com Moda
Engenheiro de som
O engenheiro de som é responsável por cuidar da qualidade do som que é transmitido para o público durante o festival. Eles ajustam a acústica do local e garantem que a qualidade sonora seja perfeita para que o público tenha uma experiência única.
Para se tornar um engenheiro de som, é necessário obter um diploma de graduação em Engenharia Acústica ou uma área relacionada, como engenharia elétrica, engenharia de áudio ou produção musical. O curso dura cerca de cinco anos e, após a formação, é importante continuar aprendendo e aprimorando as habilidades, especialmente em relação às tecnologias e equipamentos. Isso pode ser feito por meio de cursos e conferências, por exemplo.
Saiba mais: 7 profissões que podem acabar pelo Chat GPT
+ 5 profissões que usam matemática no dia a dia
+ 10 profissões que não podem ser MEI
Chef de cozinha
O chef de cozinha é responsável por gerenciar as operações de alimentação do festival, selecionando fornecedores de alimentos, criando cardápios, gerenciando a equipe de cozinha e garantindo que a comida seja de qualidade.
Para ser Chef de Cozinha, um dos cursos mais indicados é Gastronomia. Normalmente o curso possui a duração de dois anos. Ao cursar Gastronomia, o profissional amplia seu repertório de receitas, conhece os mais diferentes utensílios que podem ser utilizados em seu trabalho e, principalmente, aprende diversas técnicas do trabalho diário na cozinha.
Veja: Tecnologia: 4 profissões para você iniciar em 2023
+ Profissões para quem tem 60 anos ou mais; veja qual curso fazer
Designer gráfico
O designer gráfico é responsável por gerar a identidade visual do festival, criando o logo, a sinalização, os cartazes e toda a comunicação visual do evento. Geralmente, o seu trabalho é realizado antes mesmo de ocorrer o evento, para que tudo já esteja pronto para o público na data marcada.
Para se tornar um designer gráfico, não é necessário ter uma formação em um curso superior específico. Porém, o diploma em Design Gráfico pode significar um diferencial e abrir mais portas no mercado de trabalho, principalmente em festivais, que normalmente só contratam profissionais formados ou agências de design que, por sua vez, também contratam apenas profissionais com diploma.