logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Conheça 4 profissões para quem gosta de escrever

por Leonardo Messias em 11/04/23 330 visualizações

A escrita se manifesta de diferentes maneiras no dia a dia da população. Desde a redação de mensagens, textos, livros e jornais, até propagandas, o processo de produção textual é fator determinante para a disseminação de mensagens objetivas. Esse, afinal, é o intuito dos diferentes gêneros textuais.

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Se você tem apreço pela área da escrita, saiba que existem profissões envolvidas diretamente no processo de produção e circulação das informações textuais Confira, a seguir, algumas das principais alternativas.


Leia mais:
Conheça as 50 melhores faculdades de Jornalismo, segundo o MEC
Teste Vocacional para Letras: descubra se tem perfil para o curso

Jornalista

A carreira no Jornalismo é plural. O profissional da área pode trabalhar em uma variedade de setores comunicacionais, como em emissoras de rádio e televisão, por exemplo. Nesse escopo, as redações também estão presentes.

O jornalista que atua em uma redação é responsável, assim como o nome sugere, por propagar informações textuais, seja para revistas, jornais ou sites. Nessa rotina, o profissional está diretamente envolvido com o processo de escrita, apurando, elaborando e redigindo matérias.

Vale ressaltar que o estilo adotado para a formulação de textos jornalísticos é distinto em relação aos demais gêneros textuais, afinal, o profissional tem a missão de informar o leitor sobre fatos relevantes em uma linguagem simples e objetiva.

Escritor

Entre as principais carreiras envoltas no ambiente redacional, o escritor destaca-se justamente por ser referência na redação textual. É ele que formula textos ficcionais ou não ficcionais, seja para informar, divertir ou entreter o leitor.

As possibilidades de produção textual para um escritor são infindáveis. O profissional pode redigir sobre temas específicos que englobam desde política até manuais de autoajuda. Por esse motivo, a linguagem adotada e gênero variam significativamente de redator para redator.

Embora a carreira de escritor esteja diretamente ligada à produção textual, o profissional deve possuir conhecimentos complementares, afinal, ele redige sobre algo que é de sua especialidade.

Letrólogo

Sim, você não leu errado. Embora a nomenclatura incomum, o letrólogo não é nada mais que o profissional graduado em Letras. A língua portuguesa é o forte desse especialista, o que contribui para a sua inserção em segmentos redacionais.

Por ter um aguçado conhecimento linguístico, é comum que o profissional atue como revisor de textos, prestando consultoria para autores e escritores. Ainda assim, o profissional também pode optar por redigir textos autorais, tendo em vista finalidades variadas.

Roteirista

Certamente, você já assistiu um filme, série, documentário e produções relacionadas. Em tais obras, existe uma sequência de acontecimentos que surpreendem ou divertem o espectador. Os acontecimentos não são ocasionais, existe um profissional responsável, justamente, por conduzir a história e garantir o apelo ao público.

As responsabilidades destacadas são relacionadas ao roteirista. É ele que redige, previamente, os acontecimentos e enfoques de diferentes produções visuais e audiovisuais. Para isso, o profissional adota um estilo redacional diferenciado, desenvolvendo as histórias e os diálogos dos personagens.

Quero trabalhar com a escrita, o que faço?

Agora que você conheceu diferentes carreiras ligadas à escrita, é a sua chance de ingressar na área dos seus sonhos, e a Quero Bolsa pode te ajudar.

Acesse o site e encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto para os cursos mencionados. 

Bolsas de estudo de até 80%

Veja algumas das principais instituições de ensino superior pelas quais você pode estudar.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54