Escritor
Entre as principais carreiras envoltas no ambiente redacional, o escritor destaca-se justamente por ser referência na redação textual. É ele que formula textos ficcionais ou não ficcionais, seja para informar, divertir ou entreter o leitor.
As possibilidades de produção textual para um escritor são infindáveis. O profissional pode redigir sobre temas específicos que englobam desde política até manuais de autoajuda. Por esse motivo, a linguagem adotada e gênero variam significativamente de redator para redator.
Embora a carreira de escritor esteja diretamente ligada à produção textual, o profissional deve possuir conhecimentos complementares, afinal, ele redige sobre algo que é de sua especialidade.
Letrólogo
Sim, você não leu errado. Embora a nomenclatura incomum, o letrólogo não é nada mais que o profissional graduado em Letras. A língua portuguesa é o forte desse especialista, o que contribui para a sua inserção em segmentos redacionais.
Por ter um aguçado conhecimento linguístico, é comum que o profissional atue como revisor de textos, prestando consultoria para autores e escritores. Ainda assim, o profissional também pode optar por redigir textos autorais, tendo em vista finalidades variadas.
Roteirista
Certamente, você já assistiu um filme, série, documentário e produções relacionadas. Em tais obras, existe uma sequência de acontecimentos que surpreendem ou divertem o espectador. Os acontecimentos não são ocasionais, existe um profissional responsável, justamente, por conduzir a história e garantir o apelo ao público.
As responsabilidades destacadas são relacionadas ao roteirista. É ele que redige, previamente, os acontecimentos e enfoques de diferentes produções visuais e audiovisuais. Para isso, o profissional adota um estilo redacional diferenciado, desenvolvendo as histórias e os diálogos dos personagens.