logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Profissional em letras: tudo sobre a profissão

Aquele que possui amplo conhecimento sobre a Língua Portuguesa, idiomas estrangeiros e das respectivas literaturas. O profissional poderá habilitar-se em diversas áreas: traduções, estudos literários, ou se especializar em idiomas modernos ou clássicos.
profissional em letras

Sobre a profissão

O profissional de Letras possui um campo amplo de atuação, mas deverá optar por um curso de bacharelado ou licenciatura para trilhar o caminho profissional de sua preferência durante a formação acadêmica. Podemos listar a tradução de textos e imagens de qualquer natureza, de um idioma para outro, como uma habilidade passível ao profissional de Letras (bacharelado). Além disso, o profissional poderá dar aulas de língua portuguesa/línguas estrangeiras e das respectivas literaturas. Em adição, o graduado em Letras (licenciatura) terá possibilidade de atribuição de aulas no ensino fundamental, médio ou superior.

De acordo com a página do curso, o profissional de Letras está apto ao trabalho em eventos, congressos e seminários, de atividades empresariais variadas e da administração pública. Além disso, este profissional poderá desempenhar funções em universidades, fundações, produtoras e outras instituições, de caráter público ou privado. Tradutor, intérprete e audiodescritor são algumas das possibilidades de trabalho de um profissional em Letras. 

Se você quer se especializar nesta área e fazer sua faculdade com bolsa de estudos em Letras, não deixe de conferir as oportunidades no site da Quero Bolsa.

O profissional de Letras poderá atuar em escolas de idiomas, escolas de ensino fundamental e médio, cursos preparatórios para concursos e vestibular, universidades, editoras, agências de publicidade, emissoras de TV e rádio e departamento de comunicação em empresas privadas.

Por que ser um Profissional em letras?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional em letras

    Como se tornar um Profissional em letras?

    A faculdade de Letras possui duração média de quatro anos (oito semestres) e estágio obrigatório ao corpo discente. O estudo sobre temas gramaticais e literários, fonética, sintaxe e/ou produção textual podem perpassar o período de formação acadêmica do graduando em Letras.

    Comunicação e Expressão, Didática e Gestão Pedagógica são aulas e conteúdos que podem acompanhar a formação acadêmica do estudante. No site da Quero Bolsa, você encontra todas as disciplinas na grade curricular de Letras

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Letras?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.