logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Embaixador: tudo sobre a profissão

O representante máximo de um país no exterior. Profissional deve carregar grande bagagem diplomática; cargo é indicado pelo presidente da República
embaixador

Sobre a profissão

O embaixador é um funcionário diplomático do grau mais elevado, que representa diplomaticamente um país junto a outro Estado ou órgão internacional. O embaixador é responsável por chefiar a missão diplomática de seu país de origem e detém plenos poderes para representar a sua nação, contando com privilégios e imunidades internacionais previstos na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Também é função do embaixador informar o governo de seu país sobre os acontecimentos na nação estrangeira e promover relações amistosas e diplomáticas, a fim de melhorar os vínculos econômicos, culturais e científicos entre os dois Estados.

A tarefa principal de um embaixador é melhorar as relações entre os países envolvidos em termos políticos, econômicos, sociais e culturais. Por isso, é preciso que ele tenha bastante conhecimento diplomático para desempenhar seu trabalho. Sua remuneração costuma ser alta e variar segundo o custo de vida do país em que foi designado. Além disso, conta com benefícios como auxílio-moradia e auxílio-mudança.

O embaixador geralmente atua no exterior, em países que possuem relações diplomáticas com seu país. Ele trabalha em órgãos governamentais denominados embaixadas. É possível que um embaixador represente seu país frente a mais de uma nação, residindo em uma delas, ou então atue em seu próprio país, representando-o frente a instituições internacionais.

Por que ser um Embaixador?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Embaixador

    Como se tornar um Embaixador?

    Por ser um profissional que exerce as relações diplomáticas entre países, é comum que o embaixador seja um diplomata de carreira, apesar de não ser um requisito. O embaixador é indicado pelo presidente da República, pois ele possui um cargo com função política e deve ser de confiança para sua nação. Assim, qualquer cidadão pode ser indicado para ser embaixador.

    Contudo, para que o embaixador seja eficaz em sua missão, deve ter conhecimentos em políticas internacionais, ser diplomático e conhecer muito bem a língua, cultura e política do país onde atuará. Pode fazer diferença para um embaixador um curso superior como o de Relações Internacionais.

    Se você gostaria de se profissionalizar como Embaixador e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Relações Internacionais, por exemplo, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.