Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Embaixador: tudo sobre a profissão

O representante máximo de um país no exterior

Profissional deve carregar grande bagagem diplomática; cargo é indicado pelo presidente da República

embaixador

Sobre a profissão

O embaixador é um funcionário diplomático do grau mais elevado, que representa diplomaticamente um país junto a outro Estado ou órgão internacional. O embaixador é responsável por chefiar a missão diplomática de seu país de origem e detém plenos poderes para representar a sua nação, contando com privilégios e imunidades internacionais previstos na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Também é função do embaixador informar o governo de seu país sobre os acontecimentos na nação estrangeira e promover relações amistosas e diplomáticas, a fim de melhorar os vínculos econômicos, culturais e científicos entre os dois Estados.

A tarefa principal de um embaixador é melhorar as relações entre os países envolvidos em termos políticos, econômicos, sociais e culturais. Por isso, é preciso que ele tenha bastante conhecimento diplomático para desempenhar seu trabalho. Sua remuneração costuma ser alta e variar segundo o custo de vida do país em que foi designado. Além disso, conta com benefícios como auxílio-moradia e auxílio-mudança.

O embaixador geralmente atua no exterior, em países que possuem relações diplomáticas com seu país. Ele trabalha em órgãos governamentais denominados embaixadas. É possível que um embaixador represente seu país frente a mais de uma nação, residindo em uma delas, ou então atue em seu próprio país, representando-o frente a instituições internacionais.

Embaixador

Como se tornar um Embaixador?

Por ser um profissional que exerce as relações diplomáticas entre países, é comum que o embaixador seja um diplomata de carreira, apesar de não ser um requisito. O embaixador é indicado pelo presidente da República, pois ele possui um cargo com função política e deve ser de confiança para sua nação. Assim, qualquer cidadão pode ser indicado para ser embaixador.

Contudo, para que o embaixador seja eficaz em sua missão, deve ter conhecimentos em políticas internacionais, ser diplomático e conhecer muito bem a língua, cultura e política do país onde atuará. Pode fazer diferença para um embaixador um curso superior como o de Relações Internacionais.

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.