logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Professor: tudo sobre a profissão

Aquele que transmite conhecimento e aprendizado. Profissional é um dos mais importantes na formação de uma pessoa; no Brasil, salários costumam ser baixos e pouco atrativos
professor

Sobre a profissão

O professor exerce diversas funções no processo educativo. Ele realiza diferentes tipos de atividades que buscam educar e ensinar uma pessoa ou grupo em Ciências, Artes, teorias e/ou técnicas específicas e outros tipos de conhecimentos. Trata-se de uma das profissões mais importantes da sociedade, uma vez que a maioria das demais profissões dependem do professor para formar pessoas e profissionais capacitados.

Na atualidade, contudo, ser professor não se limita apenas a transmitir conhecimento sobre determinado assunto. O papel do professor envolve uma responsabilidade bem mais complexa, que consiste em formar o aluno em uma perspectiva integral que engloba os aspectos social, afetivo e psicológico. Para isso, é preciso ter experiência, cultura e conhecimento plural, a fim de tornar o aluno capaz de responder, de forma crítica e autônoma, aos desafios de uma sociedade em transformação constante, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Entre suas atividades pedagógicas, o professor pode aplicar provas e trabalhos com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem, elaborar conteúdos e métodos que facilitem o aprendizado, aplicar atividades em grupo que estimulem o trabalho em equipe, o respeito e a convivência com as diferenças pessoais.

O trabalho de um professor ultrapassa as fronteiras da sala de aula com o ensino propriamente dito, aplicação de provas e desenvolvimentos de atividades. Além de tudo isso, ele prepara as aulas, muitas vezes em casa, e corrige provas e trabalhos. O profissional enfrenta vários desafios em sua atuação, nos dias atuais, entre eles a adaptação aos recursos tecnológicos como ferramenta que auxilia no processo de aprendizagem. No Brasil, o cenário enfrentado por ele é de uma grande oferta de empregos, porém com uma remuneração não muito justa com a importância de seu trabalho. Em geral, as instituições particulares costumam apresentar melhores salários que as públicas.

Um professor geralmente atua em instituições de ensino, sejam elas do setor público ou privado. Ele pode trabalhar em escolas de Ensino Infantil, Ensino Básico - Fundamental ou Médio, universidades e centros universitários, cursinhos preparatórios para o vestibular, escolas técnicas, escolas de cursos livres ou profissionalizantes, escolas de idiomas, de música, de artes, de informática e de qualquer área do conhecimento. Atualmente, há um crescimento no número de contratações de professores por empresas que investem na profissionalização de seus funcionários e por ONGs e empresas do terceiro setor. Outra oportunidade de atuação que também tem crescido para o professor é no ambiente EaD (ensino a distância).

Por que ser um Professor?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Professor

    Como se tornar um Professor?

    As exigências para se tornar um professor dependem da atuação do profissional. Para ser professor de alguns cursos livres e profissionalizantes, por exemplo, não é exigido curso superior, mas é essencial o conhecimento sobre o assunto e, também, experiência com técnicas de ensino. Para o Ensino Básico, é necessário diploma em curso superior da área de atuação, seja das Ciências Sociais ou Naturais, com habilitação em Licenciatura. Para ser professor do Ensino Superior, é necessário que o profissional continue sua formação acadêmica com o Mestrado e Doutorado. Para o professor que deseja atuar com o gerenciamento do ensino e com desenvolvimento de novas técnicas de ensino-aprendizagem, é possível cursar a faculdade de Pedagogia.

    Se você gostaria de se profissionalizar como professor e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Pedagogia, veja as vagas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.