Envie mensagem ou ligue
Informações

Professor

Um dos profissionais mais importantes do mundo é o professor, pois todas as outras profissões dependem dele

O que faz um professor

O professor exerce diversas funções no processo educativo. Ele realiza diferentes tipos de atividades que buscam educar e ensinar uma pessoa ou grupo em Ciências, Artes, teorias e/ou técnicas específicas e outros tipos de conhecimentos. Trata-se de uma das profissões mais importantes da sociedade, uma vez que a maioria das demais profissões dependem do professor para formar pessoas e profissionais capacitados.

Na atualidade, contudo, ser professor não se limita apenas a transmitir conhecimento sobre determinado assunto. O papel do professor envolve uma responsabilidade bem mais complexa, que consiste em formar o aluno em uma perspectiva integral que engloba os aspectos social, afetivo e psicológico. Para isso, é preciso ter experiência, cultura e conhecimento plural, a fim de tornar o aluno capaz de responder, de forma crítica e autônoma, aos desafios de uma sociedade em transformação constante, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Entre suas atividades pedagógicas, o professor pode aplicar provas e trabalhos com o objetivo de avaliar o ensino-aprendizagem, elaborar conteúdos e métodos que facilitem o aprendizado, aplicar atividades em grupo que estimulem o trabalho em equipe, o respeito e a convivência com as diferenças pessoais.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2201,21
estado com maior salário - São Paulo
44403
contratações no último ano (2018)
43254
demissões no último ano
1149
saldo de vagas criadas

Como se tornar um professor

As exigências para se tornar um professor dependem da atuação do profissional. Para ser professor de alguns cursos livres e profissionalizantes, por exemplo, não é exigido curso superior, mas é essencial o conhecimento sobre o assunto e, também, experiência com técnicas de ensino. Para o Ensino Básico, é necessário diploma em curso superior da área de atuação, seja das Ciências Sociais ou Naturais, com habilitação em Licenciatura. Para ser professor do Ensino Superior, é necessário que o profissional continue sua formação acadêmica com o Mestrado e Doutorado. Para o professor que deseja atuar com o gerenciamento do ensino e com desenvolvimento de novas técnicas de ensino-aprendizagem, é possível cursar a faculdade de Pedagogia.

Áreas de atuação

Um professor geralmente atua em instituições de ensino, sejam elas do setor público ou privado. Ele pode trabalhar em escolas de Ensino Infantil, Ensino Básico - Fundamental ou Médio, universidades e centros universitários, cursinhos preparatórios para o vestibular, escolas técnicas, escolas de cursos livres ou profissionalizantes, escolas de idiomas, de música, de artes, de informática e de qualquer área do conhecimento. Atualmente, há um crescimento no número de contratações de professores por empresas que investem na profissionalização de seus funcionários e por ONGs e empresas do terceiro setor. Outra oportunidade de atuação que também tem crescido para o professor é no ambiente EaD (ensino a distância).