logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Jornalista: tudo sobre a profissão

Aquele que apura e relata histórias. Discussão sobre obrigatoriedade do diploma ainda persiste sobre a profissão; áreas envolvendo blogs, podcasts, dados e conteúdo estão em alta no mercado
jornalista

Sobre a profissão

O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas.


Há muitas funções que um jornalista pode exercer. Uma delas é a de repórter, que irá pesquisar, coletar dados, escrever e relatar informações, além de conduzir entrevistas. Já o editor é responsável por gerenciar o conteúdo que será publicado e o trabalho dos repórteres, além de revisar as matérias.

Há também o diagramador, pauteiro, redator, chefe de reportagem, colunista, fotojornalista, apresentador (locutor ou âncora). Outra função que o jornalista pode exercer é o de assessor de imprensa.

Devido a suas funções de checagem e apresentação de fatos e informações de interesse público à sociedade, o jornalista adquire papel importante para a manutenção da democracia.

Para iniciar sua trajetória no Jornalismo, você poderá optar por oportunidades de formação em cursos de bacharelado ou pós-graduação. Comunicação, Sociedade e Cultura, Fotojornalismo, Teoria da Comunicação e Técnicas de Reportagens são algumas das disciplinas que podem acompanhar a formação acadêmica do estudante. Através de seu site, a Quero Bolsa disponibiliza grades curriculares com possíveis disciplinas que integram o curso de sua escolha. Se você optar por Jornalismo, veja aqui a grade curricular do curso.


Além disso, você poderá conferir algumas possibilidades de carreira profissional, após a formação acadêmica,  no Guia de Profissões:  Editor de texto, Fotógrafo, Jornalista, Produtor de vídeo, Profissional de relações públicas, Repórter e Social media são exemplos de áreas de atuação para o bacharel em Jornalismo.


O dia a dia de trabalho do jornalista costuma não contar com a rotina. Ele pode estar em diferentes lugares em busca de uma história para contar, entrevistando pessoas e escrevendo matérias para TV, rádio, veículos impressos e internet. Nos últimos anos, áreas como blogs, podcasts, dados e conteúdo estão em ascensão no mercado de trabalho.

Um jornalista pode trabalhar nos mais diferentes tipos de mídia e veículos de imprensa, como

  • televisão,
  • rádio,
  • internet,
  • jornal impresso,
  • revista.

Com a evolução da tecnologia, a atuação do jornalista tem se modificado. Muitos passaram a atuar em blogs e começaram também a produzir podcasts, por exemplo.

Além disso, o jornalista pode trabalhar em empresas dos mais diversos segmentos, como assessor de imprensa e com comunicação corporativa. Muitos jornalistas também têm atuado de forma autônoma.

É comum que o jornalista se especialize em áreas específicas, como meio ambiente, política, ciência e tecnologia, esporte, economia etc.

Por que ser um Jornalista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Jornalista

    Como se tornar um Jornalista?

    Há uma constante discussão no Brasil sobre a obrigatoriedade ou não do diploma em curso superior de Jornalismo. Atualmente, um jornalista não precisa ter diploma, mas é recomendado ter concluído a graduação para exercer sua profissão com conhecimento técnico e teórico adquirido no curso. Além disso, o jornalista deve ter compromisso ético e buscar sempre a verdade nas informações. Para ser um bom jornalista, o profissional deve ter facilidade com comunicação oral e escrita, gostar de trabalhar com o público, dominar a Língua Portuguesa, conhecer bem História e Geopolítica e se interessar por assuntos diversos.

    Se você gostaria de se profissionalizar como Jornalista e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Jornalismo, veja as ofertas disponíveis no Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?