O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas.
Seu trabalho consiste em difundir notícias, atualizando o público sobre tópicos de seu interesse, como economia, esportes, política, cultura e outras editorias. Além de levar a informação ao público, o profissional respalda a sua produção, entrevistando personagens, coletando dados para embasar declarações, editando conteúdos e revisando o material final.
As atividades podem ser adaptadas para diferentes mídias e meios de veiculação, incluindo jornais impressos, revistas, televisão, rádio e veículos digitais, como sites de notícias e redes sociais, alcançando o público adepto de cada canal.
Para garantir o fluxo de produção, cada jornalista assume cargos complementares, como repórter, redator, editor, produtor de conteúdo, assessor de imprensa ou correspondente internacional. Além das posições tradicionais, o jornalista também pode lidar com o desenvolvimento de estratégias de comunicação, produção de conteúdo para marketing digital.
O jornalista atua para difundir notícias e informações para o público por meio de diferentes meios de comunicação. Sua rotina de trabalho não é regrada. Ele pode se locomover diariamente para diferentes lugares em busca de uma história para contar, entrevistando pessoas e escrevendo matérias para TV, rádio, veículos impressos e internet.
As atividades estratégicas, porém, são centralizadas na sede do jornal, onde editores e repórteres discutem os assuntos importantes do dia, determinando o que será coberto e como será abordado. Nessas reuniões, o jornalista sugere pautas, recebe orientações e planeja as ações necessárias para desenvolver a notícia ou reportagem.
Após a definição das pautas, o jornalista começa a fase de apuração, etapa em que ele consulta fontes confiáveis e entrevista especialistas, autoridades ou testemunhas dos acontecimentos. Com a coleta de informações concluída, o jornalista segue para a etapa de produção do material, em que realiza a redação do texto, gravação de vídeos, áudios ou programas ao vivo.
Por fim, o jornalista acompanha a publicação, verificando o conteúdo após edição, sugerindo alterações quando necessário e garantindo que as informações estejam corretas e atualizadas até o momento da veiculação.
Sua função é fundamental para a sociedade, pois tem como papel levar a informação aos cidadãos. A importância se dá, principalmente, pelo papel que a mídia tem na formação da opinião pública. As informações veiculadas pelos profissionais podem influenciar a forma como as pessoas percebem os acontecimentos e os temas em discussão na sociedade.
Além disso, o jornalista assume um papel de destaque na defesa da democracia e da liberdade de expressão, já que, por meio de seu trabalho, são denunciadas irregularidades e abusos.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O jornalista pode atuar em empresas de comunicação tradicionais, como jornais impressos, revistas, emissoras de televisão e rádio, assumindo as funções de repórter, editor, redator, produtor ou âncora. Além disso, há oportunidades em veículos digitais, como portais de notícias, blogs, podcasts e redes sociais.
O profissional também é demandado por empresas de todos os segmentos para exercer a comunicação corporativa, prestando assessoria de imprensa e coordenando projetos em departamentos de comunicação.
Há ainda oportunidades em órgãos governamentais, agências de publicidade, produtoras de conteúdo audiovisual, editoras de livros, revistas especializadas, e na academia, como pesquisador ou professor universitário nas áreas de Comunicação e Jornalismo.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um jornalista.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Há uma constante discussão no Brasil sobre a obrigatoriedade ou não do diploma em curso superior de Jornalismo. Atualmente, um jornalista não precisa ter diploma, mas é recomendado ter concluído a graduação para exercer sua profissão com conhecimento técnico e teórico adquirido no curso. Além disso, o profissional deve ter compromisso ético e buscar sempre a verdade nas informações.
Para ser um bom jornalista, o profissional deve ter facilidade com comunicação oral e escrita, gostar de trabalhar com o público, dominar a Língua Portuguesa, conhecer bem História e Geopolítica e se interessar por assuntos diversos.
Se você gostaria de se profissionalizar como Jornalista e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Jornalismo, veja as ofertas disponíveis no Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.