Informações

Jornalista

O jornalista tem papel importante para a manutenção da democracia, pois divulga informações de interesse público

O que faz um jornalista

O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas.

Há muitas funções que um jornalista pode exercer. Uma delas é a de repórter, que irá pesquisar, coletar dados, escrever e relatar informações, além de conduzir entrevistas. Já o editor é responsável por gerenciar o conteúdo que será publicado e o trabalho dos repórteres, além de revisar as matérias. Há também o diagramador, pauteiro, redator, chefe de reportagem, colunista, fotojornalista, apresentador (locutor ou âncora). Outra função que o jornalista pode exercer é o de assessor de imprensa.

Devido a suas funções de checagem e apresentação de fatos e informações de interesse público à sociedade, o jornalista adquire papel importante para a manutenção da democracia.

Como se tornar um jornalista

Há uma constante discussão no Brasil sobre a obrigatoriedade ou não do diploma em curso superior de Jornalismo. Atualmente, um jornalista não precisa ter diploma, mas é recomendado ter concluído a graduação para exercer sua profissão com conhecimento técnico e teórico adquirido no curso. Além disso, o jornalista deve ter compromisso ético e buscar sempre a verdade nas informações. Para ser um bom jornalista, o profissional deve ter facilidade com comunicação oral e escrita, gostar de trabalhar com o público, dominar a Língua Portuguesa, conhecer bem História e Geopolítica e se interessar por assuntos diversos.

Áreas de atuação

Um jornalista pode trabalhar nos mais diferentes tipos de mídia e veículos de imprensa, como televisão, rádio, internet, jornal impresso, revista. Com a evolução da tecnologia, a atuação do jornalista tem se modificado. Muitos passaram a atuar em blogs e começaram também a produzir podcasts, por exemplo. Além disso, o jornalista pode trabalhar em empresas dos mais diversos segmentos, como assessor de imprensa e com comunicação corporativa. Muitos jornalistas também têm atuado de forma autônoma.

É comum que o jornalista se especialize em áreas específicas, como meio ambiente, política, ciência e tecnologia, esporte, economia etc.