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Operador de telemarketing: tudo sobre a profissão

Aquele que, via telefone, vende produtos e serviços, faz cobranças e esclarece dúvidas

Profissão indica sinais de esgotamento e ainda pode passar por transformações nos próximos anos

operador de telemarketing

Sobre a profissão

O operador de telemarketing atende o cliente de uma empresa com o objetivo de vender produtos, prestar assistência ao cliente, realizar cobranças de contas em aberto, realizar pesquisas de satisfação, cancelar ou alterar planos, promover acordos e prestar informações sobre serviços.

Sua atuação pode ser no formato de atendimento ativo (realizando ligações) ou receptivo (recebendo ligações). A função de operador de telemarketing no atual cenário do mercado de trabalho evoluiu em conjunto com a tecnologia, que conta o desenvolvimento de robôs e inteligência artificial para atendimento, em alguns casos fazendo com que o contato humano não seja mais tão necessário.

As atividades de um operador de telemarketing se baseiam em realizar e receber ligações  para vender produtos e serviços, fazer cobranças ou esclarecer de dúvidas dos clientes.  Atualmente, o mercado tem apresentado sinais de esgotamento com redução nos postos de trabalho e ainda pode sofrer diversas mudanças, com o avanço da tecnologia, a migração de atendimento para redes sociais e as restrições de ligações para números cadastrados.

O serviço de telemarketing é terceirizado pela maioria dos bancos, empresas de telefonia, internet, TV paga, vendas de produtos variados e demais prestadores de serviço. O local em que o operador de telemarketing trabalha é chamado call center.

O operador de telemarketing ativo é o que realiza ligações para os clientes, normalmente fazendo cobranças ou tentando vender serviços, produtos e planos para uma lista de contatos previamente selecionada. O operador de telemarketing receptivo também pode desempenhar as mesmas funções, entretanto, ele recebe as ligações dos clientes que entraram em contato voluntariamente com o call center.

A carreira oferece oportunidades de progressão interna, podendo o operador de telemarketing, conforme seu desempenho, tornar-se gerente de operações ou outras funções superiores.

Por que ser um Operador de telemarketing?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

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    Operador de telemarketing

    Como se tornar um Operador de telemarketing?

    A maioria das empresas de telemarketing pede que os candidatos tenham o ensino médio completo e boa capacidade de comunicação. A experiência no setor não costuma ser necessária para as vagas mais comuns de operador de telemarketing.

    É comum que no início do período de contratação seja oferecido um treinamento para desenvolver as técnicas de atendimento, conhecimento sobre o produto oferecido, tratamento ao cliente e persuasão. O operador de telemarketing pode ser submetido a metas de vendas, de satisfação ou de efetividade de seu serviço.

    As vagas para operador de telemarketing são geralmente oferecidas em cidades maiores e costumam apresentar grande rotatividade. É um setor que está sempre com vagas em aberto e que contrata funcionários de todas as faixas etárias, apesar de existir uma predominância de jovens em busca de uma primeira oportunidade.

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