O operador de telemarketing atende o cliente de uma empresa com o objetivo de vender produtos, prestar assistência ao cliente, realizar cobranças de contas em aberto, realizar pesquisas de satisfação, cancelar ou alterar planos, promover acordos e prestar informações sobre serviços.
Sua atuação pode ser no formato de atendimento ativo (realizando ligações) ou receptivo (recebendo ligações). A função de operador de telemarketing no atual cenário do mercado de trabalho evoluiu em conjunto com a tecnologia, que conta o desenvolvimento de robôs e inteligência artificial para atendimento, em alguns casos fazendo com que o contato humano não seja mais tão necessário.
As atividades de um operador de telemarketing se baseiam em realizar e receber ligações para vender produtos e serviços, fazer cobranças ou esclarecer de dúvidas dos clientes. Atualmente, o mercado tem apresentado sinais de esgotamento com redução nos postos de trabalho e ainda pode sofrer diversas mudanças, com o avanço da tecnologia, a migração de atendimento para redes sociais e as restrições de ligações para números cadastrados.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O serviço de telemarketing é terceirizado pela maioria dos bancos, empresas de telefonia, internet, TV paga, vendas de produtos variados e demais prestadores de serviço. O local em que o operador de telemarketing trabalha é chamado call center.
O operador de telemarketing ativo é o que realiza ligações para os clientes, normalmente fazendo cobranças ou tentando vender serviços, produtos e planos para uma lista de contatos previamente selecionada. O operador de telemarketing receptivo também pode desempenhar as mesmas funções, entretanto, ele recebe as ligações dos clientes que entraram em contato voluntariamente com o call center.
A carreira oferece oportunidades de progressão interna, podendo o operador de telemarketing, conforme seu desempenho, tornar-se gerente de operações ou outras funções superiores.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A maioria das empresas de telemarketing pede que os candidatos tenham o ensino médio completo e boa capacidade de comunicação. A experiência no setor não costuma ser necessária para as vagas mais comuns de operador de telemarketing. Apesar de não ser obrigatório, seria interessante que o profissional da área tivesse um curso superior. Se você gostaria de se profissionalizar como operador de marketing e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Gestão Comercial, por exemplo, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.
É comum que no início do período de contratação seja oferecido um treinamento para desenvolver as técnicas de atendimento, conhecimento sobre o produto oferecido, tratamento ao cliente e persuasão. O operador de telemarketing pode ser submetido a metas de vendas, de satisfação ou de efetividade de seu serviço.
As vagas para operador de telemarketing são geralmente oferecidas em cidades maiores e costumam apresentar grande rotatividade. É um setor que está sempre com vagas em aberto e que contrata funcionários de todas as faixas etárias, apesar de existir uma predominância de jovens em busca de uma primeira oportunidade.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.