Carnaval na boa é com bolsa! Garanta a sua antes que as ofertas acabem
Promoção termina em
23
dias
03
horas
00
min
00
Ver ofertas
Informações
Whatsapp
Envie para 0800 123 2222
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Horário especial de carnaval
Segunda e terça das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Operador de telemarketing

Vendas, cobrança e atendimento ao consumidor são as três áreas de destaque da função de um operador de telemarketing

O que faz um operador de telemarketing

O operador de telemarketing atende o cliente de uma empresa com o objetivo de vender produtos, prestar assistência ao cliente, realizar cobranças de contas em aberto, realizar pesquisas de satisfação, cancelar ou alterar planos, promover acordos e prestar informações sobre serviços.

Sua atuação pode ser no formato de atendimento ativo (realizando ligações) ou receptivo (recebendo ligações). A função de operador de telemarketing no atual cenário do mercado de trabalho evoluiu em conjunto com a tecnologia, que conta o desenvolvimento de robôs e inteligência artificial para atendimento, em alguns casos fazendo com que o contato humano não seja mais tão necessário.

Como se tornar um operador de telemarketing

A maioria das empresas de telemarketing pede que os candidatos tenham o ensino médio completo e boa capacidade de comunicação. A experiência no setor não costuma ser necessária para as vagas mais comuns de operador de telemarketing.

É comum que no início do período de contratação seja oferecido um treinamento para desenvolver as técnicas de atendimento, conhecimento sobre o produto oferecido, tratamento ao cliente e persuasão. O operador de telemarketing pode ser submetido a metas de vendas, de satisfação ou de efetividade de seu serviço.

As vagas para operador de telemarketing são geralmente oferecidas em cidades maiores e costumam apresentar grande rotatividade. É um setor que está sempre com vagas em aberto e que contrata funcionários de todas as faixas etárias, apesar de existir uma predominância de jovens em busca de uma primeira oportunidade.

Áreas de atuação

O serviço de telemarketing é terceirizado pela maioria dos bancos, empresas de telefonia, internet, TV paga, vendas de produtos variados e demais prestadores de serviço. O local em que o operador de telemarketing trabalha é chamado call center.

O operador de telemarketing ativo é o que realiza ligações para os clientes, normalmente fazendo cobranças ou tentando vender serviços, produtos e planos para uma lista de contatos previamente selecionada. O operador de telemarketing receptivo também pode desempenhar as mesmas funções, entretanto, ele recebe as ligações dos clientes que entraram em contato voluntariamente com o call center.

A carreira oferece oportunidades de progressão interna, podendo o operador de telemarketing, conforme seu desempenho, tornar-se gerente de operações ou outras funções superiores.