O operador de telemarketing é o profissional responsável por realizar chamadas telefônicas para entrar em contato com clientes ou potenciais clientes em nome de uma empresa. Seu objetivo é promover produtos, serviços ou realizar vendas diretas através do telefone. Eles seguem roteiros pré-definidos para apresentar ofertas, responder a perguntas dos clientes e superar objeções.
Suas funções podem variar conforme o tipo de telemarketing:
Além disso, o operador deve ter boa comunicação, paciência e habilidades para lidar com diferentes perfis de clientes. O trabalho pode envolver o uso de scripts, sistemas de CRM e metas de desempenho.
O profissional de telemarketing deve dispor de uma excelente comunicação verbal, capaz de transmitir informações de forma clara e persuasiva, além de escutar atentamente os clientes para entender suas necessidades e responder adequadamente. A paciência e a empatia também são fundamentais, já que o contato com clientes insatisfeitos ou frustrados pode ser frequente.
Além disso, o profissional de telemarketing deve ter habilidades de negociação e persuasão para alcançar metas de vendas ou solucionar problemas dos clientes de maneira eficiente.
Em sua rotina, o operador de telemarketing atende ou realiza chamadas telefônicas, com o objetivo de oferecer suporte, informações, ou vendas de produtos e serviços. Ele segue um roteiro previamente definido pela empresa, garantindo que todas as etapas do atendimento ou venda sejam cumpridas. Também lida com dúvidas, reclamações ou solicitações de clientes, fornecendo orientações e solucionando problemas.
Entre suas atividades comuns estão a consulta a bancos de dados, cumprimento de metas diárias de chamadas, resolução de questões relacionadas a faturamento, suporte técnico básico e a oferta de produtos adicionais durante as ligações.
Além disso, ele registra informações dos clientes, como nome, informações de contato, detalhes da conversa e qualquer compromisso agendado. Isso ajuda a manter um registro claro das interações e a garantir que as informações sejam compartilhadas adequadamente com os departamentos relevantes.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o operador de telemarketing possui a responsabilidade de:
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O operador de telemarketing pode trabalhar em empresas de diferentes setores que utilizam o atendimento telefônico como parte de suas operações. Ele é comumente empregado em call centers, bancos, seguradoras, operadoras de cartão de crédito, provedores de internet e TV a cabo, e e-commerces. Além disso, também pode atuar em áreas de cobrança, suporte técnico, serviços de atendimento ao cliente (SAC), e vendas.
Outros setores que empregam operadores de telemarketing incluem organizações de serviços públicos, como concessionárias de energia e água, além de instituições de saúde, oferecendo suporte para marcação de consultas e exames.
Suas atividades podem ser desenvolvidas em em escritórios e centrais de atendimento, ou de forma remota, no modelo home office, especialmente em empresas que adotam essa modalidade para a função de atendimento ao cliente.
No telemarketing ativo, o operador realiza o contato com clientes para vender um produto ou serviço ou estabelecer um contato de relacionamento com a pessoa. Por outro lado, o telemarketing receptivo é responsável por receber as ligações dos clientes ou potenciais clientes.
Há possibilidade do operador de telemarketing atuar exclusivamente em uma das ênfases ou com as duas propostas (ativo e receptivo) em seu cotidiano profissional. Em geral, o operador de telemarketing que atua nas duas áreas possui um salário médio superior.
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Para se tornar um operador de telemarketing, você geralmente não precisa de uma formação específica, mas algumas habilidades e atitudes podem ajudar a se destacar na profissão. Aqui estão os passos principais:
Ser formado ou não... eis a questão?
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