5 profissões para quem é criativo
No Dia da Criatividade, a Revista Quero seleciona profissões na área do Design, Artes e Gstronomia para quem tem criatividade na veia. Clique e confira!
A palavra criativo possui a seguinte definição, de acordo com o Dicionário Michaelis:
1. Em que há criatividade; fértil, imaginativo, inventivo.2. Que possui grande capacidade de criar (diz-se de pessoa); criador, fecundo, inovador: É um dos profissionais mais criativos de sua área. 3. Que se caracteriza pelo ineditismo ou pela originalidade:
Inclusive, a criatividade possui uma data comemorativa: o dia 17 de novembro, data que a publicação a seguir será veiculada na Revista Quero. Para homenagear a data, levantamos cinco profissões para quem é criativo em três áreas de conhecimentos: Design, Artes e Gastronomia.
Antes do texto de hoje, convido você a acompanhar o texto da semana passada sobre 5 profissões na Copa do Mundo para trabalhar além do campo de futebol. A Copa chegou e o #QueroHexa também.
Com o recado dado, vamos ao texto desta semana. Boa leitura!
Designer gráfico
De acordo com a página de profissão na QB, o designer gráfico é responsável por criar a parte visual de materiais como sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, campanhas e logotipos.
O dia a dia de trabalho de um designer gráfico é tomado pela produção de peças de comunicação visual e pela formulação de layouts. Atualmente, o mercado de trabalho tem se mostrado bastante aquecido para esse tipo de profissional, principalmente no meio digital com o comércio eletrônico e a interface com o usuário.
Veja também: Mais informações sobre o curso superior de Design.
Chefe de cozinha
O chefe de cozinha é o profissional responsável por planejar e administrar o funcionamento de uma cozinha, com a elaboração dos cardápios e supervisão dos trabalhos de cozinheiros e ajudantes. O profissional poderá trabalhar individualmente, mas a profissão é comumente associada com outros profissionais de Gastronomia, por exemplo, o sous chef e o cumim.
O constante estudo e a busca por atualizações na área são ações recomendadas ao profissional. O propósito é estar antenado sobre novas tendências e obter conhecimento em línguas estrangeiras.
Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões
Artista plástico
O artista plástico é o profissional que detém conhecimento de técnicas e materiais que são utilizados na criação de obras artísticas. O profissional poderá se especializar na utilização de determinados materiais, por exemplo, tinta, argila e gesso, para a sua produção. O desenvolvimento artístico deste profissional pode ter finalidade de mercado ou para o viés educacional.
Além da produção de obras, o profissional de Artes Plásticas pode atuar em galerias de arte, monitoria de museus, organizar eventos culturais ou trabalhar com ilustrações. Há possibilidade de trabalhos em instituições de ensino especializadas na educação artística.
Cineasta
O profissional desta área tem ciência de aspectos artísticos e técnicos da cinematografia. Desta forma, ele pode atuar na produção de vídeos institucionais ou vídeos com a proposta artística, animações, vídeos com a temática jornalística, documentários, vídeos publicitários, etc.
Além disso, o processo de produção de filmes e vídeos envolve várias etapas. Por exemplo, a realização do roteiro, da cenografia, sonorização e entre outros degraus na produção da obra. O profissional formado em Cinema possui capacidade para encabeçar – com a possibilidade de criar, coordenar, supervisionar e avaliar – decisões de acordo com a execução das etapas do processo.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Cenógrafo
De acordo com a página da profissão, o cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo.
Entre suas funções, o profissional está apto a idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção. O cenógrafo trabalha diretamente com o diretor e o produtor do projeto, entendendo as necessidades e minúcias apontadas pelo roteiro.
Não há formação específica requerida para um cenógrafo, mas os profissionais tendem a formar-se em cursos, como Comunicação Social, Audiovisual, Artes Cênicas ou Arquitetura, especializando-se na área de cenografia.
Veja também: 10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça