logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Artista plástico: tudo sobre a profissão

Profissional que projeta, desenvolve e reconhece técnicas ou materiais para elaboração de obras de arte.

O artista plástico pode desempenhar funções no mercado artístico, na indústria cultural e no setor educacional.

artista plástico

Sobre a profissão

O artista plástico é o profissional que detém conhecimento de técnicas e materiais responsáveis pela criação de obras artísticas. Com o referido conhecimento, o artista plástico pode ser um utilizar materiais, como por exemplo, tinta, argila e gesso, em sua produção. O desenvolvimento artístico pode ter propósito de mercado ou educacional.


O profissional de Artes Plásticas possui conhecimento para realizar pesquisas em seu campo de atuação, aconselhar, criticar e propor novas possibilidades artísticas, além de divulgar suas obras de arte, produtos e prestação de serviços. Por fim, o curso de Artes Plásticas, também chamado em algumas faculdades de Artes Visuais, promove a formação de profissionais com habilidades de produção, análise, desenvolvimento e crítica artística.

Com a formação em Bacharelado, o artista plástico pode trabalhar no mercado artístico e em diversas funções da indústria cultural. De acordo com a página de Artes Plásticas no Quero Bolsa, o artista plástico está habilitado ao desempenho de funções como ilustrador ou desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte, cenógrafo e museólogo. 


Por outro lado, o profissional formado em Licenciatura em Artes Plásticas pode trabalhar como professor na educação infantil ou no ensino médio, assim como educador em instituições culturais.  As duas opções, Bacharelado ou Licenciatura, possibilitam a formação de artista plástico. Entretanto, a Licenciatura tem sua trajetória voltada para a educação.

O profissional de Artes Plásticas pode atuar em galerias de arte, monitoria de museus, organizar eventos culturais ou trabalhar com ilustrações. Além disso, há possibilidade de trabalhos em escolas e instituições de ensino especializadas em manifestações artísticas.

Por que ser um Artista plástico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Artista plástico

    Como se tornar um Artista plástico?

    O Quero Bolsa disponibiliza opções de cursos de graduação em Bacharelado ou Licenciatura em Artes Plásticas. Se você gostaria de se profissionalizar como Artista Plástico e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.


    De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), os cursos de Artes Visuais devem conter disciplinas que contemplem e integrem três níveis: básico, de desenvolvimento e de aprofundamento. Além disso, vale mencionar a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e do estágio.


    • Os estudos de fundamentação teórico-práticos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno visual são vistos no nível básico. 


    • O nível de desenvolvimento abrange os estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, tais como filosofia, estética, sociologia, comunicação e teorias do conhecimento. O objetivo é emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando através da elaboração e execução de seus projetos. 


    • O terceiro nível, de aprofundamento, trata do desenvolvimento do trabalho do formando sob orientação de um professor, buscando a qualificação técnica e conceitual.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Artes e Design

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.